Connect with us

ESTADO

Agevisa orienta municípios a cobrarem dados sobre prevenção à Covid-19 em abrigos de idosos

A Diretoria Técnica de Estabelecimentos e Práticas de Saúde e de Saúde do Trabalhador da Agevisa/PB enviou comunicação às Vigilâncias Sanitárias Municipais para que incentivem e orientem as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) em atividade na Paraíba a prestarem informações destinadas a ajudar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na priorização de ações para a prevenção e controle da pandemia relacionada à Covid-19 nos referidos órgãos,  conforme orientação da diretora-geral Jória Viana Guerreiro.

As informações, conforme o diretor-técnico de Saúde da Agevisa, Geraldo Moreira de Menezes, devem ser fornecidas por meio do formulário FormSUS elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O documento, que deve ser preenchido pelos responsáveis técnicos das ILPIs, está disponível no endereço http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=57944.

Os dados solicitados incluem nome, endereço e natureza das instituições (se filantrópicas, públicas ou privadas), capacidade de acolhimento, número de leitos ocupados, tipos de alojamentos disponíveis (se individuais, coletivos ou individuais e coletivos), formação do responsável técnico (se profissional de saúde ou não), presença ou não de idosos com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19, ocorrência ou não de óbito ou de internação de idosos em UPAs ou hospitais em face da Covid-19, formação profissional dos cuidadores, assim como todas as informações relacionadas aos protocolos preventivos e de controle da pandemia implementados em cada ILPI.

No Ofício nº 59/2020/DTEPSST, assinado pelo diretor-técnico Geraldo Moreira e pela gerente-técnica de Inspeção e Controle de Riscos em Serviços de Saúde, Eleyde Borba de Azevedo Lacerda, a Agevisa lembra que o prazo para preenchimento do FormSUS expira em 30 de agosto de 2020 e solicita a lista nominal das Instituições de Longa Permanência para Idosos existentes nos municípios, assim como informações referentes às inspeções já realizadas no atual exercício de 2020 e também sobre a atual situação das ILPIs.

Além de estimular o preenchimento do FormSUS, a intenção da Agevisa/PB, de acordo com a gerente-técnica Eleyde Borba, é viabilizar o regular monitoramento dos serviços para o cumprimento da RDC nº 283/2005, da Anvisa (que dispõe sobre o Regulamento Técnico que define normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos), de forma a garantir a devida qualidade da assistência, a prevenção e a redução dos riscos à saúde dos idosos residentes em ILPIs em todo o território paraibano.

Apoio e divulgação – Segundo informou a diretora-geral da Agevisa/PB, Jória Guerreiro, em reunião remota com dirigentes dos órgãos de Vigilância Sanitária estaduais, a Anvisa solicitou o empenho de todos no sentido de reforçar a divulgação junto às ILPIs da importância do preenchimento do Formulário de Monitoramento das ILPIs (FormSUS).

“A Anvisa mostrou a situação do preenchimento por Estado e constatamos que apenas três ILPIs na Paraíba haviam preenchido o formulário. Diante disso, orientamos a Assessoria de Imprensa a reforçar a divulgação e passamos a realizar um trabalho junto às Visas Municipais, às Gerências Regionais da Agevisa e às próprias ILPIs para solicitar o preenchimento do FormSUS, considerando que a população residente nas Instituições de Longa Permanência para Idosos é, em geral, mais vulnerável, com níveis variáveis de dependência e com necessidades complexas que demandam cuidados especiais, especialmente em épocas de maior gravidade como esta que vive hoje a humanidade em razão da pandemia ocasionada pelo coronavírus”, ressaltou a diretora.

Nota Técnica – Na reunião com as Visas estaduais, a Anvisa também pediu que fosse ampliada a divulgação das orientações constantes da Nota Técnica nº 05/2020, disponível no endereço portal.anvisa.gov.br, sobre os procedimentos necessários para a prevenção e controle de infecções pelo novo coronavírus em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Destinada a auxiliar os órgãos de Vigilância Sanitária no planejamento e realização de fiscalização nas ILPIs, a Nota Técnica nº 05/2020 foi destaque na edição de 02 de julho do informativo Momento Agevisa (disponível em https://agevisa.pb.gov.br/servicos/audios/191-edicao-de-02-de-julho-de-2020-prevencao-e-controle-da-covid-19-nas-instituicoes-de-longa-permanencia-para-idosos.mp3) e em matéria jornalística disponibilizada em https://agevisa.pb.gov.br/noticias/agevisa-destaca-orientacoes-para-prevencao-a-covid-19-nas-instituicoes-de-longa-permanencia-de-idosos.

Fiscalizações – Em documento endereçado aos entes estaduais e municipais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa ressaltou que não pretende interferir na tomada de decisão dos gestores de Estados e municípios quanto à intensificação das fiscalizações nas ILPIs, pois entende que a determinação da periodicidade e abrangência de fiscalização de serviços deve respeitar o princípio da descentralização político-administrativa, as especificidades de cada órgão de Vigilância Sanitária estadual, municipal ou distrital e a realidade local.

A agência observou, entretanto, que a prevenção cotidiana, assim como a assistência, a promoção e a proteção da saúde dos idosos institucionalizados são tarefas complexas que extrapolam a competência de apenas uma instituição, como a Vigilância Sanitária. “Assim, há a necessidade de articulação em rede de diversos órgãos e instituições envolvidas na prevenção, assistência e promoção da saúde da pessoa idosa”, enfatizou. E acrescentou:

“Para a prevenção e o enfrentamento das consequências causadas pela pandemia do novo coronavírus, torna-se imprescindível a manutenção e fortalecimento dessa rede. O planejamento e a tomada de decisão sobre ações como monitoramento, fiscalização e acompanhamento da situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos durante o período da pandemia exigem atuação conjunta com a Vigilância Epidemiológica e articulação entre o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, representantes do Ministério Público, Secretaria Municipal de Assistência Social, Vigilância Sanitária, além de outros órgãos que possam ser considerados relevantes nesse momento”.

ILPIs em atividade na Paraíba – Conforme levantamento disponibilizado pela gerente-técnica Eleyde Borba, da Agevisa/PB, existem atualmente na Paraíba 51 Instituições de Longa Permanência para Idosos distribuídas em 28 municípios. Confira a relação:

Alagoa Grande (01), Bayeux (04), Belém (01), Cabedelo (03), Cajazeiras (03), Campina Grande (05), Coremas (01), Cuité (02), Guarabira (01), Itabaiana (01), João Pessoa (07), Lagoa Seca (01), Mari (01), Monteiro (01), Patos (02), Picuí (01), Pombal (01), Remígio (02), Santa Luzia (01), Santa Rita (03), São João do Rio do Peixe (01), São José de Piranhas (01), São Mamede (01), Serra Branca (01), Solânea (01), Sousa (02), Sumé (01) e Uiraúna (01).

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura17 minutos ago

Quem foi o primeiro brasileiro a participar de um conclave

Internacional21 minutos ago

Morte de jovem negro pela polícia revolta Alemanha

Internacional24 minutos ago

Liberais do premiê Mark Carney vencem eleição no Canadá

Internacional26 minutos ago

Espanha e Portugal investigam o que causou apagão

Internacional32 minutos ago

alerta para violações de direitos humanos na Guiné-Bissau

Internacional33 minutos ago

Guterres pede resgate da solução de dois Estados no conflito israelo-palestino

Internacional36 minutos ago

Conselho de Segurança deve conter crise de deslocados, diz alto comissário

Educação & Cultura44 minutos ago

Autores de HQs biográficos participando ‘Abril para Leitura’, em Sousa

Politíca58 minutos ago

Com voto favorável de Efraim, União Brasil aprova federação com Progressistas

Judiciário15 horas ago

Crimes Digitais: O que são, quais as leis aplicáveis e como agir se você for vítima ou acusado

Judiciário15 horas ago

BPC/LOAS: Como conseguir o Benefício Assistencial mesmo sem contribuir para o INSS

Judiciário15 horas ago

Descubra as Doenças que Garantem Aposentadoria por Invalidez em 2025!

Judiciário15 horas ago

Por maioria, STF valida decisão de Moraes e mantém Collor preso

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

WhatsApp Web enfim pode ganhar chamadas de áudio e vídeo, revela site

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

Android 16 vem aí? Google marca evento especial sobre o sistema em maio

Educação & Cultura15 horas ago

Inteligência Artificial e inclusão: como usar a tecnologia para tornar as aulas mais acessíveis

Educação & Cultura15 horas ago

Adolescência: quais alertas a minissérie traz para pais e escolas?

Educação & Cultura15 horas ago

Prefeitura de João Pessoa oferece curso gratuito de operadora de caixa em parceria com o Senac

Segurança Pública15 horas ago

Projeto cria lista para proibir criminosos de embarcar em voos

Educação & Cultura15 horas ago

Uso de recursos parados da Educação volta ao Plenário nesta terça-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Uso de Inteligência Artificial em máquinas agrícolas ainda possui desafios para superar, mas caminha para ser a próxima revolução digital das lavouras

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Lagartas estão ficando resistentes em milho e algodão

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Boi gordo em estabilidade, a R$ 326,00

AGRICULTURA & PECUÁRIA16 horas ago

Artigo – ILPF: a revolução verde que une lavoura, pecuária e floresta

ECONOMIA16 horas ago

Comprar imóvel com Selic a 14,25%: Consórcio ou financiamento?

ECONOMIA16 horas ago

Déficit do Brasil em conta corrente soma US$ 2,24 bi em março, abaixo do esperado

ECONOMIA16 horas ago

Confiança do comércio recua 8,2% em um ano, aponta CNC

ECONOMIA16 horas ago

Boletim Focus: Projeções para a inflação em 2025 seguem em desaceleração

Esporte16 horas ago

Pela segunda vez, final única da Copa Libertadores será em Lima

Esporte17 horas ago

Carlos Prates, Poatan… Nenhum brasileiro venceu uma luta principal do UFC em 2025

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde5 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO18 horas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional18 horas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde18 horas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA18 horas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional5 dias ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO5 dias ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde5 dias ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde5 dias ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura6 dias ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA6 dias ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde6 dias ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional1 semana ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde2 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde2 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde2 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL COMBUSTÍVEL USA O ROBÔ?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A GESTÃO ENERGÉTICA MELHORA?

Internacional2 semanas ago

HÁ QUANTO TEMPO PUTIN ESTÁ NO PODER?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE É NATIVA A PLANTA TAPETE-DE-RAINHA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE CARACTERIZA O FENÔMENO LA NIÑA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br