CIDADE
Municípios da região Patos começam a receber oxímetros doados por Fundação
Por isso a necessidade de uma tomada pública para que essas lacunas venham a ser preenchidas e as demandas pactuadas, que estão com serviços defasados há muito tempo
A Sexta Gerência Regional de Saúde já começou a distribuição de oxímetros à Atenção Básica dos municípios da região, uma doação da Fundação Itaú. O aparelho, que mede o nível de oxigênio no sangue, tem ajudado na luta contra a Covid-19.
Municípios com população acima de 100 mil habitantes, a exemplo de Patos, receberam diretamente da Fundação os aparelhos. Alguns já foram à Sexta Gerência fazer a retirada de seu oxímetro, a exemplo de Emas, Salgadinho, Cacimbas, Teixeira e Desterro.
Reunião com secretário de Patos
A Sexta Gerência cumpriu nesta quinta-feira 06 a pauta que havia sido agendada semana passada com o secretário de saúde Patos, José Francisco de Sousa (Zeca). Vários temas, já alinhados com outros municípios, foram discutidos com o gestor local, como a educação permanente, suporte oferecido pela Gerência, inclusive a disponilização de técnicos para participar das reuniões com as equipes do município para intensificar o fluxo de serviços.
Sobre a Programação Pactuada Integrada (PPI) Zeca informou na reunião desta quinta que na próxima semana fará um relatório sobre a situação dos serviços que Patos tem pactuados com os demais municípios da região. Ele também afirmou que haverá uma chamada pública para outros serviços que serão implantados no Centro de Especialidades Frei Damião, como radiologia, ultrassom, tomografia e mamografia, a ser disponibilizados aos pacientes locais e da região.
SAIBAM MAIS CLICANDO NAS MANCHETES ABAIXO:
- Janja e seu gabinete: a conta que o Brasil paga (E não vê)
- Prazo para pagar Darf, Simples e Previdência acaba hoje
- Randolfe Rodrigues retira projeto que altera votação ao Senado Federal
- Lula muda classificação etária de Chaves por “violência”
- Botafogo/PB enfrenta Serra Branca hoje, último amistoso antes da estreia na Copa NE no próximo sábado
“Quando o gestor de Patos estiver com esse relatório em mãos convocaremos a CIR – Comissão Intergestores Regional para que todos os secretários possam debater as novas ações do município de Patos”, comentou Fernanda Érica de Medeiros, gerente regional.
Devido a pandemia do coronavírus, Patos está sofrendo com a falta de profissionais de saúde que fazem parte do grupo de risco e que tiveram que se afastar do trabalho. Por isso a necessidade de uma tomada pública para que essas lacunas venham a ser preenchidas e as demandas pactuadas, que estão com serviços defasados há muito tempo .
O secretário Zeca se disse aberto para novas parcerias, pronto para discutir com a Gerência Regional de Saúde, bem como com os demais municípios, os problemas comuns a todos, visando melhorar os serviços destinados à população.