ESTADO
Fundac retoma atividades nas unidades com “Mostra Juventude Ativa”
O evento tem como objetivo promover a discussão sobre a diversidade humana e o papel dos jovens na sociedade estimulando novos discursos de empoderamento através de ações de arte, cultura e educação.
Em comemoração ao Mês da Juventude, a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) está realizando a Mostra “Juventude Ativa”, que acontece até o dia 16 de agosto nas unidades socioeducativas do Estado da Paraíba. No evento, que também marca a retomada das atividades nas unidades, os adolescentes e jovens participam de uma ampla programação interativa, que utiliza as novas tecnologias da educação realizando de forma on-line uma série de apresentações, debates, oficinas e palestras.
Entre outras atividades, que começaram no dia 8, já ocorreram oficinas de Kung Fu, com o professor e agente Washington, e apresentações com o mestre Cândido, que aconteceu no CSE com transmissão para o CEA-JP, CEJ, Rita Gadelha e CEA de Sousa por videoconferência, além de personalidades do esporte e da cultura que conversaram e conversarão com os socioeducandos sobre seus projetos de vida e suas realizações.
De acordo com coordenador do projeto e do Eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, Nilton Santos, esta ação em tempos de pandemia “serve como um instrumento de agregação de valores educacionais e culturais, uma vez que os jovens que cumprem medidas tiveram suas rotinas alteradas”.
Ele explicou que a Mostra “Juventude Ativa” se configura como espaço para o exercício do protagonismo dos adolescentes e jovens, seja na atuação educacional, artística, profissional, política ou em qualquer outra esfera. “O planejamento das ações levou em consideração o papel de ser jovem dentro do contexto de socioeducação, evidenciado novos discursos de empoderamento da Juventude”, acrescentou Nilton.
O presidente da Fundac, Noaldo Meireles, enfatizou que as atividades têm muita importância. “Primeiro, por ser o início da retomada das atividades nas unidades e, segundo, pela diversidade e qualidade das apresentações, que inclusive trazem pessoas simples que venceram e que querem despertar o talento e o interesse desses jovens pelo esporte, pela cultura, pelas artes como um todo e que eles são capazes de vivenciar isso como protagonistas e não somente como espectadores”, observou Meireles.
Já a diretora Técnica da Fundac, Waleska Ramalho, disse que a Semana da Juventude materializa a missão da Fundac de promover práticas participativas, pedagógicas e emancipadoras para o protagonismo dos adolescentes e jovens que estão privados de liberdade. “Apostar na juventude é acreditar na transformação social e investir no amanhã’, enfatizou.
O evento tem como objetivo promover a discussão sobre a diversidade humana e o papel dos jovens na sociedade estimulando novos discursos de empoderamento através de ações de arte, cultura e educação.