CIDADE
Expansão e melhorias estruturais das feiras livres contribuem com geração de renda em Curral de Cima
O prefeito e pré-candidato a reeleição em Curral de Cima, Totó Ribeiro (Progressistas), destacou nesta terça-feira (25), Dia do Feirante, as conquistas garantidas pela atual gestão municipal, que foi a responsável por melhorar a estrutura dos espaços públicos e de retomar, após 20 anos, a feira no Distrito de Estacada. Entre as ações, o prefeito lembrou da retomada da feira de gado, também em Estacada, promovendo o desenvolvimento econômico do município e agregando valor a feira livre que acontece aos domingos.
“A feira de gado é uma inovação. Nessa feira os criadores poderão comercializar não apenas o gado bovino, como também o caprino e suíno. É uma forma de incentivar a pecuária local e gerar renda para os criadores do município e da região circunvizinha. Temos um compromisso em garantir o melhor para os nossos feirantes e nossa população. Em Estacada, por exemplo, apesar do pouco tempo de realização, a feira livre já é um sucesso de público. Os comerciantes oferecem, todos os domingos, diversos produtos de qualidade cultivados na região”, destacou Totó Ribeiro.
Entre as ações, o prefeito destacou ainda as ações educativas e de higiene nas feiras livres com o objetivo de evitar a contaminação pelo coronavírus. Entre as atividades, destacam-se: manutenção do distanciamento entre as barracas, distribuição de máscaras aos feirantes, além da presença de equipes da Secretaria de Saúde que realizam a distribuição de toucas, máscaras e luvas e disponibilizam álcool para que as pessoas possam e limpar as mãos e superfícies. A gestão municipal também estabeleceu que as duas feiras (Curral de Cima e Estacada) só podem ser realizadas com os feirantes locais.
Como parte das medidas de prevenção, a gestão também tem recomendado aos feirantes que procurem organizar o fluxo de pessoas, evitando aglomerações. E lembra que não há, segundo as principais autoridades de saúde, até o momento, evidências de que o novo coronavírus possa ser transmitido por meio de alimentos, embora pesquisas apontem que o vírus pode persistir por horas ou até dias em algumas superfícies, dependendo da temperatura e da umidade do ambiente.