CIDADE
Marmuthe celebra início do cadastro de artistas no Auxílio Emergencial
O líder político e pré-candidato a vereador em João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti, comemorou o lançamento da plataforma digital destinada aos trabalhadores da área cultural, para ter acesso ao Auxílio Emergencial na Paraíba. A partir de agora, os artistas podem se inscrever através do site: www.cadastrocultural.pb.gov.br. No total, R$ 36,5 milhões serão investidos aqui no Estado, em 120 dias, conforme prevê a Lei Aldir Blanc, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 18 de agosto.
Além do cadastramento que dará acesso à renda por três meses, o fundo emergencial também abrange a abertura de editais para produção cultural, pelos quais os artistas concorrerão a financiamento e terão que dar contrapartida com sua produção. A liberação dos recursos deverá ser dividida em quatro lotes, com repasses previstos para os dias 11 de setembro, 26 de setembro, 11 de outubro e 26 de outubro.
“Milhares de trabalhadores, pais de família, que dependem da cultura e da arte para sobreviver, foram prejudicados e sofreram muito nos últimos meses, devido a interrupção total de suas atividades. Por isso, solicitamos, desde o mês de março, através de ofícios, que a Prefeitura de João Pessoa e o Governo da Paraíba lançassem editais e ações emergenciais de fomento à cultura, como linhas de crédito e/ou apoio financeiro, para todos os profissionais do meio artístico. Finalmente, isso tornou-se realidade”, lembrou Marmuthe.
Inscrições – Os artistas interessados em se inscrever deverão preencher declaração que enquadra a atividade artística que exerce para ter direito às três parcelas do benefício, que deve contemplar ao menos 10 mil beneficiados. Parte da verba da lei será usada na contratação de artistas e grupos, que farão apresentações online, seguindo a prática adotada durante o isolamento social, e outro montante dos recursos financiará premiação a artistas, por reconhecimento do seu trabalho e contribuição à cultura.
“Desde o início da pandemia da Covid-19 nos solidarizamos com a classe artística e os profissionais de eventos, que foram os primeiros a deixar de trabalhar e, provavelmente serão os últimos a retornar. Inclusive, gravamos um vídeo junto com profissionais da cultura e divulgamos através das redes sociais, cobrando providências das autoridades, como: a criação de um auxílio emergencial específico para esses profissionais, e adoção de protocolos de segurança para garantir o retorno gradual das atividades culturais e eventos privados. Enfim, a luta valeu a pena e a vitória é coletiva’, finalizou Marmuthe.