Connect with us

Educação & Cultura

Pesquisador com deficiência visual é o mais novo doutor em Direito pela UFPB

Vicente Oliveira é o primeiro deficiente visual a defender tese na pós em Direito da UFPB

outorado sanduíche em Moçambique, no sul do continente africano, ajudou o pesquisador e promotor de justiça Vicente Oliveira a investigar se a definição biopsicossocial da deficiência tem sido observada nas atividades estatais de criação e aplicação do Direito no Brasil

O pesquisador Vicente Oliveira tornou-se a primeira pessoa com deficiência visual a defender uma tese no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O trabalho é voltado para a inclusão social das pessoas com deficiência, por intermédio da efetivação dos seus direitos no contexto nacional. 

A tese, intitulada “Deficiência, direitos das pessoas com deficiência e tópica jurídica: o convívio antinômico entre os pontos de vista biomédico e biopsicossocial no Direito brasileiro”, orientada pelo professor Enoque Sobreira, foi defendida e aprovada em 21 de agosto, por meio de banca virtual.

Antes de garantir o título de doutor, Vicente Oliveira atuou como professor da rede municipal de ensino, cursou a graduação em Direito, concluiu o mestrado, foi servidor da Justiça Federal e passou em concurso para promotor de justiça, cargo que ocupa atualmente. Na seleção para doutorado, passou em primeiro lugar, na linha de pesquisa para a qual concorreu. 

Vicente Oliveira não considera que tenha uma história de superação e costuma dizer que, talvez, tenha uma história diferente da  maioria das pessoas com deficiência; uma história de oportunidades. 

“Primeiro, fui criado no seio de uma família que me incluiu e aqui registro o protagonismo de minha mãe, pois perdi meu pai na infância. Entendo que esse foi o alicerce para o resto da construção de toda uma vida. Sempre fui estimulado a buscar o conhecimento independente do meu impedimento visual”, avalia.

Ele destaca que, em todas as instituições por onde passou, sempre contou com a colaboração das pessoas e, em sua grande maioria, não por imposição legal, mas por ato de disposição voluntária. Como, por exemplo, uma colega de sala que fazia a leitura, escrevia ou digitava um trabalho. Um professor ou chefe mais atencioso que não via a deficiência como incapacidade ou doença. E em casa, com o apoio incondicional da família e de muitos amigos.

“Entendo que a pessoa com deficiência, assim como todo e qualquer ser humano, apesar de sua autonomia em diversos momentos ao longo da vida, necessita do apoio de terceiros. Não há incompatibilidade entre autonomia e apoio, conforme defende aqueles que se referem ao paradigma da interdependência humana”, enfatiza o pesquisador. 

Além de vivenciar a experiência da deficiência, Vicente afirma que vem se dedicando – por disposição pessoal, dever institucional e compromisso acadêmico – ao estudo do fenômeno da deficiência e à defesa da inclusão social, política, econômica e cultural do segmento social com deficiência, por meio da efetivação dos seus direitos humanos-fundamentais. 

No mestrado, Vicente Oliveira já trabalhava com temática relacionada às pessoas com deficiência e seus direitos, sendo que, naquela ocasião, pesquisava especialmente o direito à inclusão educacional das pessoas com deficiência a partir das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre esse tema. 

“Percebi que a deficiência era tratada, na maioria das vezes, como uma doença, um estado patológico, tanto na área do Direito quanto no meio social em geral. Essa compreensão da deficiência, denominada biomédica, explica a deficiência como um problema que afeta o corpo e/ou a mente da pessoa, como um problema do indivíduo divorciado do meio social”. 

Vicente Oliveira ainda ressalta que, em consequência, as pessoas com deficiência eram excluídas do meio social em razão da sua doença e não das barreiras que enfrentam no convívio social. Desde os anos 2008 e 2009, a constituição brasileira passou a adotar uma compreensão biopsicossocial da deficiência, de modo que as pessoas com deficiência não podem mais ser equiparadas às pessoas doentes. 

De acordo com o texto constitucional, “pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas”.

O pesquisador analisa que, com esse novo conceito, a inclusão social das pessoas com deficiência depende da eliminação de barreiras materiais e culturais que impedem sua participação em todos os espaços do convívio social.

 Apesar disso, parte da legislação, das políticas públicas e das decisões judiciais continuam tratando as pessoas com deficiência como doentes, incapazes ou inválidas e, em razão disso, perpetuam a exclusão. “Tal tratamento preconceituoso e discriminatório vem sendo contemporaneamente identificado por meio do termo “capacitismo”.

Concepção biopsicossocial da deficiência

Em sua tese de doutorado, Vicente Oliveira buscou verificar, particularmente, se a definição biopsicossocial da deficiência estaria sendo observada nas atividades estatais de criação e aplicação do Direito no Brasil.

“Demonstrei e tive aprovada a tese, segundo a qual o convívio antinômico entre as definições biomédica e biopsicossocial da deficiência na conformação de políticas públicas, provimentos jurisdicionais e diplomas normativos constitui-se em obstáculo à implementação do programa de proteção especial das pessoas com deficiência”. 

Vicente Oliveira trabalhou com a dialética, nos termos e limites estabelecidos pelo filósofo Aristóteles. É sob tais marcos que se encontra a referência que guiou o desenvolvimento da tese, a tópica jurídica de Theodor Viehweg (jusfilósofo alemão). 

A abordagem dialética aristotélica apresentou-se como a mais adequada para a consideração dos distintos e conflituosos pontos de vista relativos à deficiência (biomédico, social e biopsicossocial). 

“Para tanto, me utilizei de pesquisas em referências teóricas, decisões judiciais, atos administrativos e legislativos, documentos e tratados internacionais relacionados ao objeto da tese. Examinei e confrontei as fontes levantadas visando à assimilação, crítica, seleção e catalogação de argumentos e fundamentos necessários e suficientes à explicação e equacionamento do problema que impulsionava minha pesquisa, bem como da verificação da hipótese que levantei”. 

Diante da abordagem interdisciplinar desenvolvida na pesquisa, o estudo pretende repercutir e influenciar nas áreas da teoria e da aplicação do Direito, da Educação, da Sociologia, da Psicologia Social, das ciências da saúde em geral e das políticas públicas relativas à inclusão das pessoas com deficiência. 

Os casos investigados na tese demonstraram que parte das decisões judiciais, políticas públicas e projetos de lei atualmente em tramitação no Congresso Nacional relativos aos direitos das pessoas com deficiência permanecem empregando a concepção biomédica da deficiência. 

“A definição normativa da categoria “pessoas com deficiência” constitui-se no ponto de partida estruturante de todo o programa jurídico especial titularizado pelo contingente social com deficiência. Sua desconsideração, rejeição ou substituição por um conceito baseado em critérios estritamente biomédicos implica na desconstrução do programa a partir dele edificado e sustentado”. 

A tese poderá servir de norte para ampliar conceitos e práticas pedagógicas, desde a elaboração de uma lei, passando pela aplicação de uma política ou programa includente e culminando com a busca pela efetivação do Direito à inclusão em caso de necessária análise pelo judiciário brasileiro. 

O trabalho científico também insere a temática da inclusão social das pessoas com deficiência por meio da efetivação dos seus direitos dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

No contexto dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, constata-se que ao menos dez deles estão intimamente comprometidos com a efetivação do catálogo dos direitos da parcela humana com deficiência, instituído pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e incorporados ao Direito brasileiro como status de normas constitucionais. 

As temáticas da deficiência e das pessoas com deficiência vêm ganhando espaços no cenário internacional e na realidade brasileira. No âmbito local, os temas ingressam na pauta dos meios de comunicação tradicionais e no mundo virtual. 

“Inúmeras são as iniciativas promovidas pela sociedade civil, com ou sem apoio material e/ou financeiro público. No setor público, o clima é o mesmo. No meio parlamentar, verifica-se o incremento da produção legislativa, seguido sempre de novas proposições, embriões viáveis ou não de futuras leis. Na esfera acadêmica, o ensino, a pesquisa e a extensão cada vez mais atentam para as questões que dizem respeito às pessoas com deficiência”. 

Apesar de toda essa visibilidade e atenção, Vicente lembra que uma parcela das mencionadas iniciativas, programas, projetos e leis encontra-se em desconformidade com o programa jurídico includente das pessoas com deficiência que, no caso brasileiro, foi instituído por meio de normas de status constitucional. 

“É buscando equacionar tal problema jurídico de imensa repercussão política, econômica, social e cultural que tenho procurado articular vivência pessoal, dever institucional e compromisso científico”.
Ascom/UFPB

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 horas ago

Veto de Lula ao Projeto sobre Diabetes Tipo 1: Cabo Gilberto promete lutar para derrubá-lo

Politíca3 horas ago

PT na Paraíba: Briga Interna Ameaça o Futuro da Legenda

Politíca4 horas ago

Batalha na Educação: Wilson Filho X Pedro Cunha Lima e o futuro da Paraíba

Politíca4 horas ago

Marcílio do HBE à frente da Funjope: Mikika Leitão assume vaga na Câmara de João Pessoa

Saúde4 horas ago

Secretaria de Saúde da Paraíba tranquiliza população sobre internações por Covid-19 no Clementino Fraga

Esporte9 horas ago

Sousa Esporte Clube assegura cota de R$ 1,32 milhão na Copa do Nordeste 2025

ECONOMIA10 horas ago

Governo Lula recua: Pix agora tem “blindagem contra Fake News” ou mais confusão?

Politíca13 horas ago

Cícero Lucena: um líder visionário e o orgulho da Paraíba

Politíca1 dia ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA1 dia ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA1 dia ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA1 dia ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA1 dia ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário1 dia ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário1 dia ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura1 dia ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura1 dia ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO1 dia ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura1 dia ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura1 dia ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE1 dia ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO1 dia ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO1 dia ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO1 dia ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário1 dia ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO1 dia ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura1 dia ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional1 dia ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional1 dia ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional1 dia ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 dia ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 dia ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br