CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Prefeitura de João Pessoa recolhe cerca de sete toneladas de resíduos eletrônicos nos primeiros oito meses do ano e disponibiliza seis pontos de coleta
Aparelhos de TV, ar condicionador, monitores, impressoras, micro-ondas, carregadores e aparelhos de celular. Esses são alguns exemplos de produtos eletrônicos que deixam de servir a população no dia a dia e que necessitam de um descarte correto para não poluir o meio ambiente. De janeiro a agosto deste ano, cerca de sete toneladas de resíduos eletrônicos foram recolhidas pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Em João Pessoa, seis locais recebem este tipo de material e os reciclam (confira abaixo).
A engenheira ambiental e chefe da Divisão de Reciclagem da Emlur, Marcella Medeiros, falou sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico. “O descarte inadequado desses resíduos no meio ambiente causa a poluição dos corpos hídricos e do solo, afetando também a saúde da população e de outros seres vivos, uma vez que esses materiais possuem em sua composição metais pesados, a exemplo do chumbo, cádmio e mercúrio, que através da bioacumulação podem ocasionar graves problemas de saúde”, ressaltou.
Segundo dados da Emlur, estimam-se que, em 2019, tenham sido entregues, nos pontos de coleta, mais de 20,1 toneladas de resíduos eletroeletrônicos. No ano de 2020, no período entre janeiro e agosto, a estimativa parcial é que tenham sido coletadas aproximadamente sete toneladas de resíduos eletrônicos. “Em virtude da pandemia do novo coronavírus, tivemos que suspender temporariamente o recebimento desses resíduos, obedecendo aos decretos estadual e municipal. Mas o serviço já foi normalizado seguindo todas as medidas sanitárias”, afirmou.
Reciclagem – Também conhecido como e-lixo ou REEE (Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos), recebem essa classificação os tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, rádios, telefones, celulares e carregadores. Todos os resíduos entregues pela população são destinados à reciclagem, evitando assim impactos ao meio ambiente.
Pontos de coleta – Os pontos de coleta funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos seguintes locais:
• Sede da Emlur (Av. Minas Gerais, nº 177, Bairro dos Estados);
• Núcleo de Serviço Centro Dia (Av. Gouveia da Nóbrega, Bairro do Roger – próximo à entrada principal do Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Parque da Bica);
• Núcleo de Serviço de Mangabeira (Rua Alfredo Ferreira da Rocha – Praça do Coqueiral);
• Núcleo de Serviço de Jaguaribe (Rua Floriano Peixoto, 402 – Jaguaribe);
• Núcleo de Serviço de Tambaú (Rua Aluízio Franca, 49 – Tambaú);
• Escola de Línguas Yázigi (Av. Senador Rui Carneiro, nº 416, Miramar).