Connect with us

Educação & Cultura

Enem seriado: entenda as mudanças e o impacto da pandemia no novo exame

Em meio à discussão sobre a volta às aulas e os impactos da pandemia de Covid-19 no ano letivo, Inep anuncia novo modelo do Enem; especialistas e estudantes que já realizaram provas seriadas analisam a proposta

Após um ano de aulas remotas e ensino praticamente paralisado na rede pública por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou, na semana passada, o novo modelo de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O iG conversou com especialistas e estudantes que já realizaram provas seriadas para analisar a proposta

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, anunciou em entrevista coletiva com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a proposta do  Enem  Seriado, que deverá ser aplicado já em 2021 a partir da implementação do novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O anúncio foi feito em meio à discussão sobre o  retorno das aulas presenciais e os impactos da pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2) na educação após um ano de aulas paralisadas e ensino remoto sem contemplar todos os alunos.

Será opcional em 2021

O Enem Seriado reformula o modelo de vestibular tradicional aplicado no último ano do ensino médio e passa a incorporar as provas do Saeb – utilizadas para avaliar a qualidade do ensino -, que serão realizadas nos três anos do ensino médio para gerar um coeficiente de aproveitamento do aluno e que poderá ser utilizado para disputar as vagas do Prouni e do Sisu. Segundo o Inep, o Enem Seriado não deve substituir a prova tradicional e será opcional após o primeiro ano de testes, em 2021.

O Inep não é vanguardista neste campo, a Universidade de Brasília (UNB) adota há anos o PAS (Programa de Avaliação Seriada), que permite aos alunos do ensino médio prestarem uma prova ao final de cada ano para compor a média de aproveitamento e assim ingressarem na universidade sem recorrer ao exame convencional, que reúne todos os conhecimentos adquiridos nos três anos. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também garante esta opção aos seus vestibulando.

O que dizem os estudantes

O Henrique de Oliveira Ferreira, 20 anos, é estudante do quinto período de Relações Internacionais na UNB, ingressou na universidade por meio do PAS e afirma que ” é uma prova bem inteligente “. 

“Foi uma experiencia muito boa. Por mais difícil que ela seja, eu acho que aprendi bastante. A maneira como o conteúdo da prova é passado permite que a gente aprenda, até porque trabalha questões interdisciplinares. Acho que responder coisas diferentes em momentos diferentes dá uma suavizada no conteúdo de uma prova no terceiro ano que teria tudo. Acho que é uma vantagem no sentido da matéria, mas cobra mais responsabilidade da gente”, diz. 

O universitário revela que as vantagens da prova seriada conflitam com algumas desvantagens que envolvem o período de preparação e as decisões importantes a serem tomadas durante a adolescência.

Vantagens e desvantagens

“Fazer uma prova todos os anos do ensino médio é meio complicado, porque a gente acaba tendo que se dedicar todos os anos para uma coisa que você está planejando. Quem é que sabe qual curso vai fazer já no primeiro ano do ensino médio? Eu fiz a prova da UNB só para garantir, mas eu não tinha certeza se eu ia querer ir. Uma das desvantagens é ter que saber já no primeiro ano que você vai ter que se preocupar com o vestibular”, explica. No PAS, os alunos escolhem o curso após concluírem a terceira prova.

O estudante da UNB também realizou o Enem durante o período do ensino médio e defende que é uma prova que ” tem muito o que mudar ainda “, por conta da sua estrutura de perguntas e tempo, que segundo ele, não faz com que os jovens estudem e aprendam durante a prova. 

Para Henrique, a implementação da prova seriada já em 2021 pode prejudicar os alunos que saem do 9º ano e já no final do primeiro ano do ensino médio terão que realizar o Saeb de maneira censitária , conforme divulgou o Inep.

“Durante a pandemia todo mundo vai sair prejudicado em ensino e as pessoas que estão fazendo o ensino médio são as mais prejudicadas , principalmente na rede pública”, complementa.

Mais uma oportunidade

Segundo Alexandre Lopes, presidente do Inep,”os jovens brasileiros vão ter mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior. Além do Enem [tradicional], vamos apresentar no ano que vem o Enem seriado”.

O doutor em Educação e vice-presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida, Renato Casagrande, 55 anos, reitera os argumentos defendidos pelo presidente do Inep e pelo estudante da UNB.

“Concentrar todos os conteúdos e objetos de aprendizagem numa única prova já foi provado e testado que é uma avaliação insuficiente e que pode penalizar os alunos . Ao ampliarmos a possibilidade da avaliação seriada, além de podermos aprofundar a avaliação , já que teremos mais de uma possibilidade de realizá-la, estaremos também permitindo ao aluno uma adaptação e um preparo melhor para cada uma das fases.

Acredito que o processo seletivo seriado poderá ajudar os alunos , os professores e as escolas a conhecerem melhor suas dificuldades durante o percurso e não só no final dele”, analisa.

Mais justo

Casagrande defende que “o coeficiente produzido por provas seriadas tende a ser mais justo , porque permite avaliar melhor cada etapa de ensino”, mas compreende que alunos de escolas públicas que optarem pelo exame seriado podem ser prejudicados pelas desigualdades do ensino , acentuadas pela pandemia do novo coronavírus.

“A pandemia tem ampliado as discrepâncias entre os alunos que têm mais e os que têm menos, entre alunos que estudam em escola pública e privada ou ainda alunos que têm acesso à internet e novas tecnologias e alunos que não têm “, afirma Casagrande.

Mas, e a pandemia?

Nesse sentido, Tatiane Ribeiro, 31 anos, coordenadora da Rede de cursinhos comunitários Emancipa no Rio Grande do Norte, argumenta que independente do modelo a relização do exame em 2021, considerando os efeitos da pandemia, “significa ignorar completamente a realidade dos estudantes mais pobres “.

Para Tatiane, a oferta opcional do Enem Seriado pode favorecer estudantes de escolas privadas e prejudicar os alunos das escolas públicas que optem por qualquer um dos dois modelos. 

“Esse modelo me parece contemplar mais a realidade dos estudantes em escolas privadas do que alunos da rede pública. É de conhecimento geral as imensas e diversas dificuldades que toda a rede pública de ensino enfrenta, desde questões básicas de infraestrutura a temas mais delicados de cunho social em relação às desigualdades. Estamos falando de alunos que enfrentam problemas básicos dentro das escolas . Não li sobre qualquer política voltada à melhoria dessas estruturas”, diz.

“Pensar num novo modelo de avaliação quando ainda temos precariedades na maior parte da rede pública me parece criar novos problemas e não resolver os primeiros”, complementa.

Mudanças no perfil do Saeb

A educadora popular defende a realização de uma avaliação contínua, que poderia ser usada, inclusíve, para destinar mais investimentos em educação, reavaliar os metódos das escolas públicas e reorganizar as relações com as comunidades, sendo estas algumas das funções do Saeb, que podem ser colocadas de lado no novo formato.

A ideia do governo federal de incorporar o Saeb ao vestibular muda completamente a premissa da avaliação, que hoje é aplicado para os alunos do  2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio, com o intuito de avaliar apenas as áreas de português e matemática.

O Saeb também é um dos métodos avaliativos utilizados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um indicador que mostra a qualidade de ensino da educação brasileira

A aplicação em mais séries do ensino médio, com a função de ser um elemento de disputa para ingressar na universidade, pode representar problemas na função avaliativa do exame. Além disso, o novo Saeb irá avaliar todas as áreas de conhecimento mudando completamente o perfil e a estrutura necessária para aplicação da prova é realizada atualmente.

“Sabemos que não é essa a vontade do governo nesse momento. O mais provável é que esse seja um modelo que, da forma como será implementado, deve beneficiar mais as escolas privadas e cursinhos caros do que estudantes de escola pública e cursinhos populares. Enquanto não houver diálogo do modelo do Enem com as escolas públicas e seus educadores, não importa qual o modelo, ele seguirá sendo excludente “, defende a educadora popular.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE4 segundos ago

Abertas inscrições para o Encontro ‘Novos Prefeitos e Prefeitas’ realizado pelo Governo Federal

Nacional2 minutos ago

‘Se era Fake News, por que o Lula revogou?’, questiona Rafael Satiê

Nacional4 minutos ago

Pix: Nikolas reage após governo decidir acabar com fiscalização

Nacional7 minutos ago

Defesa de Daniel Silveira aponta erros de Moraes

Nacional8 minutos ago

PT prepara ofensiva contra Nikolas Ferreira, diz site

Nacional10 minutos ago

Haddad culpa oposição por fim da fiscalização do Pix

Nacional11 minutos ago

Apoiadores de Lula Chamam Governo de ‘Frouxo’ Após Revogação de Fiscalização do Pix

Esporte23 minutos ago

Australian Open: João Fonseca é derrotado por Sonego, mas encanta mundo do tênis

Internacional27 minutos ago

etanyahu diz que não vai aprovar cessar-fogo enquanto Hamas não recuar de exigências de última hora; grupo diz respeitar acordo

CIÊNCIA & TECNOLOGIA32 minutos ago

Tribunal analisou atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Internacional37 minutos ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA39 minutos ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde40 minutos ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA41 minutos ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO42 minutos ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

CIDADE54 minutos ago

Prefeito Bruno anuncia Fábio Thoma como secretário de Assistência Social de Campina e Rodolfo Rodrigues como executivo

Internacional56 minutos ago

Acordo histórico entre Israel e Hamas: cessar-fogo promete paz após 15 meses de conflito

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Fantástico afunda em audiência, apesar do Lula

ESTADO1 hora ago

Farmácia Popular amplia atendimento e chega a mais 43 novos municípios da Paraíba

CIDADE1 hora ago

João Pessoa é referência em boas práticas de governança, integridade e compliance para gestores de Roraima

CIDADE1 hora ago

Fiscalização do Procon-JP notifica mais 42 postos de combustíveis sobre aumento no preço da gasolina

ESTADO1 hora ago

Atividades educativas encerram exposição ‘Panapaná – Pretitudes 2024’ na Funesc

ESTADO1 hora ago

Governo promove reposicionamento de professores e medida alcança mais de 25,6 mil profissionais com impacto de R$ 161 milhões ao ano

Esporte1 hora ago

Governo inicia Circuito Game Dev Quest e impulsiona indústria de jogos independentes no estado

ESTADO1 hora ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO2 horas ago

Publicado resultado da análise documental da seleção dos novos mestres das artes Canhoto da Paraíba

ESTADO2 horas ago

Governo antecipa R$ 2 milhões e garante continuidade dos atendimentos a pacientes oncológicos da FAP

ESTADO2 horas ago

Setor de serviços na Paraíba cresce 9,8%, revela pesquisa do IBGE

CIDADE2 horas ago

Guga Moov Jampa vai atuar na defesa Cultural, Social e da Saúde

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Programa Espaço Cultural tem Parte 3 da retrospectiva musical 2024

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Internacional37 minutos ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA39 minutos ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde40 minutos ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA41 minutos ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO42 minutos ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 dia ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 dia ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura3 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br