Connect with us

Educação & Cultura

Enem seriado: entenda as mudanças e o impacto da pandemia no novo exame

Em meio à discussão sobre a volta às aulas e os impactos da pandemia de Covid-19 no ano letivo, Inep anuncia novo modelo do Enem; especialistas e estudantes que já realizaram provas seriadas analisam a proposta

Após um ano de aulas remotas e ensino praticamente paralisado na rede pública por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou, na semana passada, o novo modelo de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O iG conversou com especialistas e estudantes que já realizaram provas seriadas para analisar a proposta

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, anunciou em entrevista coletiva com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a proposta do  Enem  Seriado, que deverá ser aplicado já em 2021 a partir da implementação do novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

O anúncio foi feito em meio à discussão sobre o  retorno das aulas presenciais e os impactos da pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2) na educação após um ano de aulas paralisadas e ensino remoto sem contemplar todos os alunos.

Será opcional em 2021

O Enem Seriado reformula o modelo de vestibular tradicional aplicado no último ano do ensino médio e passa a incorporar as provas do Saeb – utilizadas para avaliar a qualidade do ensino -, que serão realizadas nos três anos do ensino médio para gerar um coeficiente de aproveitamento do aluno e que poderá ser utilizado para disputar as vagas do Prouni e do Sisu. Segundo o Inep, o Enem Seriado não deve substituir a prova tradicional e será opcional após o primeiro ano de testes, em 2021.

O Inep não é vanguardista neste campo, a Universidade de Brasília (UNB) adota há anos o PAS (Programa de Avaliação Seriada), que permite aos alunos do ensino médio prestarem uma prova ao final de cada ano para compor a média de aproveitamento e assim ingressarem na universidade sem recorrer ao exame convencional, que reúne todos os conhecimentos adquiridos nos três anos. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também garante esta opção aos seus vestibulando.

O que dizem os estudantes

O Henrique de Oliveira Ferreira, 20 anos, é estudante do quinto período de Relações Internacionais na UNB, ingressou na universidade por meio do PAS e afirma que ” é uma prova bem inteligente “. 

“Foi uma experiencia muito boa. Por mais difícil que ela seja, eu acho que aprendi bastante. A maneira como o conteúdo da prova é passado permite que a gente aprenda, até porque trabalha questões interdisciplinares. Acho que responder coisas diferentes em momentos diferentes dá uma suavizada no conteúdo de uma prova no terceiro ano que teria tudo. Acho que é uma vantagem no sentido da matéria, mas cobra mais responsabilidade da gente”, diz. 

O universitário revela que as vantagens da prova seriada conflitam com algumas desvantagens que envolvem o período de preparação e as decisões importantes a serem tomadas durante a adolescência.

Vantagens e desvantagens

“Fazer uma prova todos os anos do ensino médio é meio complicado, porque a gente acaba tendo que se dedicar todos os anos para uma coisa que você está planejando. Quem é que sabe qual curso vai fazer já no primeiro ano do ensino médio? Eu fiz a prova da UNB só para garantir, mas eu não tinha certeza se eu ia querer ir. Uma das desvantagens é ter que saber já no primeiro ano que você vai ter que se preocupar com o vestibular”, explica. No PAS, os alunos escolhem o curso após concluírem a terceira prova.

O estudante da UNB também realizou o Enem durante o período do ensino médio e defende que é uma prova que ” tem muito o que mudar ainda “, por conta da sua estrutura de perguntas e tempo, que segundo ele, não faz com que os jovens estudem e aprendam durante a prova. 

Para Henrique, a implementação da prova seriada já em 2021 pode prejudicar os alunos que saem do 9º ano e já no final do primeiro ano do ensino médio terão que realizar o Saeb de maneira censitária , conforme divulgou o Inep.

“Durante a pandemia todo mundo vai sair prejudicado em ensino e as pessoas que estão fazendo o ensino médio são as mais prejudicadas , principalmente na rede pública”, complementa.

Mais uma oportunidade

Segundo Alexandre Lopes, presidente do Inep,”os jovens brasileiros vão ter mais uma oportunidade de ingressar no ensino superior. Além do Enem [tradicional], vamos apresentar no ano que vem o Enem seriado”.

O doutor em Educação e vice-presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida, Renato Casagrande, 55 anos, reitera os argumentos defendidos pelo presidente do Inep e pelo estudante da UNB.

“Concentrar todos os conteúdos e objetos de aprendizagem numa única prova já foi provado e testado que é uma avaliação insuficiente e que pode penalizar os alunos . Ao ampliarmos a possibilidade da avaliação seriada, além de podermos aprofundar a avaliação , já que teremos mais de uma possibilidade de realizá-la, estaremos também permitindo ao aluno uma adaptação e um preparo melhor para cada uma das fases.

Acredito que o processo seletivo seriado poderá ajudar os alunos , os professores e as escolas a conhecerem melhor suas dificuldades durante o percurso e não só no final dele”, analisa.

Mais justo

Casagrande defende que “o coeficiente produzido por provas seriadas tende a ser mais justo , porque permite avaliar melhor cada etapa de ensino”, mas compreende que alunos de escolas públicas que optarem pelo exame seriado podem ser prejudicados pelas desigualdades do ensino , acentuadas pela pandemia do novo coronavírus.

“A pandemia tem ampliado as discrepâncias entre os alunos que têm mais e os que têm menos, entre alunos que estudam em escola pública e privada ou ainda alunos que têm acesso à internet e novas tecnologias e alunos que não têm “, afirma Casagrande.

Mas, e a pandemia?

Nesse sentido, Tatiane Ribeiro, 31 anos, coordenadora da Rede de cursinhos comunitários Emancipa no Rio Grande do Norte, argumenta que independente do modelo a relização do exame em 2021, considerando os efeitos da pandemia, “significa ignorar completamente a realidade dos estudantes mais pobres “.

Para Tatiane, a oferta opcional do Enem Seriado pode favorecer estudantes de escolas privadas e prejudicar os alunos das escolas públicas que optem por qualquer um dos dois modelos. 

“Esse modelo me parece contemplar mais a realidade dos estudantes em escolas privadas do que alunos da rede pública. É de conhecimento geral as imensas e diversas dificuldades que toda a rede pública de ensino enfrenta, desde questões básicas de infraestrutura a temas mais delicados de cunho social em relação às desigualdades. Estamos falando de alunos que enfrentam problemas básicos dentro das escolas . Não li sobre qualquer política voltada à melhoria dessas estruturas”, diz.

“Pensar num novo modelo de avaliação quando ainda temos precariedades na maior parte da rede pública me parece criar novos problemas e não resolver os primeiros”, complementa.

Mudanças no perfil do Saeb

A educadora popular defende a realização de uma avaliação contínua, que poderia ser usada, inclusíve, para destinar mais investimentos em educação, reavaliar os metódos das escolas públicas e reorganizar as relações com as comunidades, sendo estas algumas das funções do Saeb, que podem ser colocadas de lado no novo formato.

A ideia do governo federal de incorporar o Saeb ao vestibular muda completamente a premissa da avaliação, que hoje é aplicado para os alunos do  2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, além do 3º ano do ensino médio, com o intuito de avaliar apenas as áreas de português e matemática.

O Saeb também é um dos métodos avaliativos utilizados para calcular o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), um indicador que mostra a qualidade de ensino da educação brasileira

A aplicação em mais séries do ensino médio, com a função de ser um elemento de disputa para ingressar na universidade, pode representar problemas na função avaliativa do exame. Além disso, o novo Saeb irá avaliar todas as áreas de conhecimento mudando completamente o perfil e a estrutura necessária para aplicação da prova é realizada atualmente.

“Sabemos que não é essa a vontade do governo nesse momento. O mais provável é que esse seja um modelo que, da forma como será implementado, deve beneficiar mais as escolas privadas e cursinhos caros do que estudantes de escola pública e cursinhos populares. Enquanto não houver diálogo do modelo do Enem com as escolas públicas e seus educadores, não importa qual o modelo, ele seguirá sendo excludente “, defende a educadora popular.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca41 minutos ago

Tita abandona campanha de Jackson Alvino e aderi à oposição: falta de experiência e relacionamento pessoal afeta grupo de Panta

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

Missão da NASA para explorar uma das maiores luas de Júpiter ganha data

ECONOMIA1 hora ago

Projeção de alta do PIB de 2024 sobe de 2,96% para 3,0% no Focus do BC

Judiciário1 hora ago

Pleno aprova Projeto de Resolução que altera o regimento interno do TJPB

ESTADO2 horas ago

Pagamento de setembro dos servidores estaduais será efetuado na sexta (27) e segunda-feira (30)

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Nathalia Bellar e Seu Pereira (Módulo Lunar) fazem shows no Palco Tabajara desta terça-feira (24)

Segurança Pública2 horas ago

Polícia apreende mais de 40 quilos de drogas no fim de semana

Saúde2 horas ago

Hospital de Trauma de João Pessoa realiza mais de 780 atendimentos no fim de semana

Saúde2 horas ago

Hospital de Trauma de Campina Grande realiza mais de 510 atendimentos no fim de semana

Saúde2 horas ago

Saúde realiza ultrassonografias guiadas para mapeamento de endometriose

ESTADO2 horas ago

Artesãos paraibanos participam de feira nacional de artesanato em Fortaleza 

ENTRETENIMENTO2 horas ago

3 Liberdades que brotam do romance da vida de solteiro

ENTRETENIMENTO2 horas ago

3 palavras simples para mudar positivamente sua mentalidade

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Sobremesa de Abacaxi

Internacional2 horas ago

Senador americano quer recompensa de US$ 100 milhões por Maduro

Internacional2 horas ago

O que esperar do Debate Geral da Assembleia Geral da ONU

Internacional2 horas ago

Cabo Verde demanda reforma financeira e ambição para soluções globais na Cúpula do Futuro

Internacional2 horas ago

Moçambique sugere “mudança profunda” em instituições como Conselho de Segurança

Internacional2 horas ago

Timor-Leste quer soluções para países vulneráveis e mais diplomacia preventiva

Internacional2 horas ago

Israel e Hezbollah intensificam trocas de ataques

Internacional2 horas ago

Israelenses invadem escritório da Al Jazeera na Cisjordânia

Internacional2 horas ago

Ataque a tiros mata 4 e fere outros 18 no Alabama

Judiciário3 horas ago

Barroso diz que o X é “bem-vindo” de volta se cumprir leis

Nacional3 horas ago

Jair Bolsonaro é ovacionado no estádio Mané Garrincha no DF

Internacional3 horas ago

Fundo em São Tomé e Príncipe mira reposicionar natureza como ativo econômico

ENTRETENIMENTO3 horas ago

“Gladiador 2” revela mais uma prévia com ação e vingança; veja trailer

ECONOMIA3 horas ago

Receita libera consulta ao último lote de restituição do IR hoje (23/09)

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Gabarito das provas do concurso do Instituto de Previdência do Município serão divulgados nesta segunda-feira

Politíca3 horas ago

Léa e Raimundo realizam maior ‘arrastão’ político da história de Guarabira

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

O YouTube confirma que sua tela de pausa agora é um jogo justo para anúncios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde7 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura7 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO7 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional7 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional2 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional2 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional2 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário3 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde3 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA3 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública3 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE3 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura3 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde4 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde4 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura4 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br