CIDADE
Brejo do Cruz espera viver nova onda de crescimento com reeleição de Francisco Dutra
Cidade saiu do retrocesso para o avanço na gestão do atual prefeito
A cidade de Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, já respira eleições. No pleito, concorrendo à reeleição, o atual prefeito Francisco Dutra traz para a população brejo-cruzense a possibilidade de alcançar uma nova onda de progresso, já vivenciada na sua atual gestão. Com projetos de destaque que possibilitaram à cidade evoluir em termos de educação, infraestrutura, economia e saúde, Francisco Dutra sai à frente do atual opositor, o candidato Tales, sobrinho de Ivandi, que realiza atendimentos na cidade vizinha de São Bento e hoje é aliado de um grupo político que por anos governou Brejo com salários atrasados, creches e escolas fechadas, além de obras paralisadas.
Francisco Dutra, mais conhecido como “Barão”, entrou na política no ano de 1996, quando foi eleito vereador, sendo o 2º mais votado de sua coligação. Em 2000 assumiu a vice-prefeitura municipal e, sabendo que poderia fazer mais pela cidade, candidatou-se ao cargo de prefeito, assumindo o comando do executivo municipal em 2004. Sua gestão trouxe resultados rápidos e respostas eficientes. Com um perfil empreendedor, Barão transformou Brejo do Cruz em um canteiro de obras, levando desenvolvimento e respostas à população de mais de 14 mil habitantes.
Calçamentos em todos os bairros, reformas de Postos de Saúde da Família (PSF), Hospital Municipal, implantação do Centro de Especialidades Odontológicas – onde o povo consegue fazer inclusive implantes dentários. Gestão exitosa, aprovada pelos habitantes do município e repetida por mais 4 anos, com outro ciclo de desenvolvimento. Basta andar pela cidade para perceber que, da iluminação ao asfalto, Brejo do Cruz vivencia hoje uma boa administração, sem falar nos salários em dia para todos os servidores municipais.
As gestões de Barão fizeram com que o povo clamasse pelo seu retorno em 2016, quando ele reiniciou seu projeto de desenvolvimento de Brejo. Dentre as conquistas está o Açude da Santa Rosa, maior obra hídrica dos últimos tempos realizada no Sertão. Ainda se destaca o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, que ocupa o 1º lugar em toda a região, algo que vai em contraponto à gestão que o precedeu, antes de 2004, que fechava escolas e creches, distanciando um futuro de qualidade dos brejo-cruzenses.
Feira do fabricante
Um dos maiores projetos da sua gestão foi a feira do fabricante. Com espírito empreendedor, Barão observou que rotineiramente ônibus passavam pelo seu município e, em contato com as administrações dessas viagens, articulou paradas estratégias em Brejo para fomento do comércio local. Como resultado, hoje a feira realizada todos os domingos na cidade deixa, semanalmente uma renda considerável em venda de produtos para a população empreendedora local. Incentivo e olhar qualificado para o desenvolvimento da população brejo-cruzense.
Novas perspectivas
Após anos de experiência e de gestões exitosas, Francisco Dutra chega novamente à reeleição esperando fazer ainda mais pela população brejo-cruzense. Para assegurar o reforço nesse projeto, o prefeito se uniu ao médico Dr. Zé Lima Júnior. Jovem que atende a população local por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), Zé Lima traz a força da juventude para o projeto, além de todas as perspectivas de fazer mais por Brejo do Cruz.
Natural da cidade, Zé Lima Júnior saiu do município para estudar Medicina, contudo sempre com o principal objetivo de retornar à cidade e retribuir ao município tudo o que recebeu das mãos desta terra. Desta forma, o projeto de construção de uma Brejo do Cruz cada vez mais desenvolvida se solidifica e a população local vê mais uma oportunidade de continuar vivenciando uma onda de crescimento.
Sobre a oposição
Assim como o candidato a vice-prefeito da chapa de Francisco Dutra, Tales é médico, contudo não atende a população de Brejo do Cruz em sua cidade. Pelo contrário, ele instalou uma clínica na cidade vizinha de São Bento, onde, para receber atendimento, além de viajar, a população ainda tem que pagar uma média de R$ 300 por atendimento, preço nada popular. Hoje, apesar de se colocar como candidato à oposição, Tales pretende continuar sua carreira médica na cidade vizinha, o que implica em dizer que os seus apoiadores, que trouxeram retrocesso para Brejo do Cruz, deverão assumir, de fato, o seu mandato, o que tem deixado a população incerta e temerosa desse “futuro promissor” que vem sendo anunciado.
Agora, os brejo-cruzenses têm em suas mãos a possibilidade de fazer a diferença e, no próximo dia 15 de novembro, mostrar que arriscar não é o caminho, sobretudo quando a oposição deve relembrar uma onda de retrocesso e o projeto atualmente vivenciado na cidade deu certo e continuará fazendo a diferença para os habitantes.