CIDADE
BAYEUX – Uma ação social de competência no SETRAS
Secretária Maria da Luz reunida com a equipe em planejamento de ações comunitária
A secretária da Ação Social da cidade de Bayeux, Maria da Luz César, vem demonstrando que o social do município vai buscar trabalhar dentro dos parâmetros das determinações sanitárias vigentes em todo o país.
Com essa preocupação, a secretaria já adquiriu equipamentos de proteção individual – EPI para que possam ser distribuídos com todos os funcionários da pasta e em diversos setores necessários.
EPI – Equipamentos de Proteção individual comprados:
- Luvas – 1000 und
- Viseiras – 200 und
- Mascaras – 3000 und
- Álcool em gel 70 ml – 3000 und
- Álcool comum 70 ml – 2000 und
Maria da Luz disse que deverá buscar conscientizar os colaboradores municipais da importância que enseja o uso destes equipamentos, já que o vírus não tem vacinas já distribuídas e a população correm o risco de se contaminar podendo chegar ao óbito.
O teste de covid-19 a Secretaria do Trabalho e Ação Social juntamente com a Secretaria de Saúde será realizados durante as ações sociais e distribuição de sopas nas comunidades.
“A nossa preocupação é com o ser humano, não podemos de forma alguma deixar de observar a importância do uso destes equipamentos, o pai e a mãe de família não pode sair para trabalhar e retornar para sua casa enferma, com um agravante, contaminar todos os seus familiares”, falou demonstrando preocupação a secretária, Maria da Luz.
Com uma agenda cheia, Da Luz, tem se empenhado para tentar colocar a casa em ordem e dentro das conformidades para oferecer aos munícipes um atendimento de excelência, pois, ela entende que o serviço público precisa ter o compromisso de zelo com o seu povo.
“A determinação da nossa prefeita, Luciene Gomes, é gerir condições para que a população da cidade de Bayeux possa encontrar um serviço de qualidade e este é o meu compromisso com o nosso município”, argumentou Maria da Luz.
Com uma equipe no SETRAS coesa que tem entre as suas premissas o empenho e a determinação de prestar um serviço com transparência e seriedade, a secretaria empenha-se junto com a nova gestão para promover ações que atendam o clamor popular e efetivação de direitos.
Com essa visão e compromisso de todos, alguns projetos já estão em andamento como adquirir uma casa para oferecer acolhimentos para os moradores de rua, esse empreendimento terá todo o cuidado com as questões sanitárias e obedecendo todas as determinações da OMS – Organização Mundial da Saúde , do Ministério da Saúde e determinações estaduais.
Já na última segunda-feira (28), a Secretaria do Trabalho e Ação social (SETRA), a partir do Restaurante Popular, iniciou a distribuição da segunda refeição diária, com o fornecimento de sopas para a população em vulnerabilidade social de nossa cidade.
O objetivo central do serviço prestado para a população de Bayeux, que tem como base a integração da política de Segurança Alimentar e Nutricional com a Política de Assistência Social, é o de proporcionar para o acesso ao direito essencial da vida, o de se alimentar com qualidade.
Lembramos que a oferta da sopa de segunda a sexta.
Maria da Luz lembra que já foi implantado o sopão comunitário em toda a cidade, onde terá o seu início nesta quarta (30), inicialmente nas comunidades de Baralho, Casa dos Artistas no Alto da Boa Vista, Mário Andreazza/Jesus de Nazaré
Com ressonância em todos os setores municipais, a secretária recebeu em seu gabinete a visita cordial da presidente do SINTRAMB – Sindicato dos Trabalhadores Municipal de Bayeux, Germana Vasconcelos e um dos diretores, Daniel Mendes.
Os assuntos abordados nesta reunião foram à preocupação da mesa diretora do SINTRAMB, com a atual conjuntura que passa o país coma pandemia do covid-19 e saber quais os caminhos adotados pela a secretaria em proteger os funcionários que integram a pasta.
Germana solicitou a verificação e condições da colocação de lavatórios e álcool em gel que propicie uma higienização adequada para todos, como também, quais os critérios adotados para os funcionários que estão no grupo de risco.
SINTRAMB se colocou a disposição para colaborar no sentido de oferecer melhorias para todos os trabalhadores municipais.
Na desta segunda-feira (28) a secretária, Maria da Luz, esteve na Comunidade Casa dos Artistas no bairro do Alto da Boa Vista.
A visita técnica teve o objetivo compreender a situação de vulnerabilidade social existente, para que sejam realizados planejamento e execução de ações efetivas no território possibilitando o acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios do Sistema único de Assistência Social (SUAS).
Como também, potencializar o trabalho de rede, de forma intersetorial, para que seja exercida a integração das políticas públicas possibilitando, dessa forma, a mudanças gradual e significativa da qualidade de vida da população.
Ao final da manhã a secretária, Maria da Luz, recebeu a visita da artista plástica, Cherliham Ferreira, que lhe presenteou com uma bela porta chave feito exclusivamente para o gabinete da secretária, Maria da Luz, que logo será utilizado.
Maria da Luz agradeceu o belo presente e colocou a conversa em dia com a amiga que é uma da mais renomada artista plástica da Paraíba.