Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Pecuaristas dizem que legislação no Pantanal é causa da tragédia ecológica

Essa é a primeira reportagem de uma série sobre o drama vivido pelos pantaneiros neste ano de 2020

Revoltados com a acusação de serem responsáveis pelos incêndios dentro do Pantanal, pecuaristas abrem a porteira para mostrar que também são vítimas. O setor aponta a atual legislação ambiental estadual imposta dentro do bioma como a principal causa da tragédia ecológica e econômica.

A atividade da pecuária no Pantanal existe há mais de 300 anos. Na década de 1940, mais de 80% do rebanho bovino do estado de Mato Grosso se concentrava no território dos municípios do bioma. De lá para cá, no entanto, alguns fatores mudaram essa característica e isso deixou de ser uma realidade. Atualmente, menos de 400 mil animais ocupam essas áreas.

“É um berço ainda de cria, mas nós temos índices zootécnicos muito inferiores ao restante do estado porque o bioma ele proíbe a adoção de grandes tecnologias”, disse Daniela Bueno, diretora-executiva da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Essa mudança na região foi vivenciada pelo pecuaristas Ricardo Arruda, que explica como a pecuária na região foi se modificando. “Com o passar dos anos isso foi acontecendo. O gado foi subindo para as áreas de Cerrado e, depois, começou a ocupar as áreas de floresta. A ocupação do bioma floresta é uma realidade, mas foi deixando o Pantanal. Quando olhamos os municípios que compõem o bioma Pantanal, esse rebanho vem crescendo ou mesmo com tendência de uma leve estagnação, mas quando fazemos um recorte e olhamos única e exclusivamente dentro desses municípios, para áreas que são Pantanal de fato, menos de 15% desse rebanho desses municípios está nessas áreas de Pantanal”.

A indignação dos pecuaristas pantaneiros é com o rigor da atual legislação ambiental estadual vigente há 12 anos. Segundo o setor produtivo, isso impossibilita o manejo das áreas e um dos resultados é a existência de muitas propriedades abandonadas ou abaixo da sua capacidade de produção.

Fazenda abandonada no Pantanal

Fazenda abandonada na região do Pantanal. Foto: Pedro Silvestre

“Teve uma época que não podia nem criar o gado. Agora,  pode criar o gado, mas você não pode limpar o pasto, você não pode usar o  fogo controlado, você não pode formar pastagem naquelas áreas ruins. Então, essas áreas só vão acumulando matéria-orgânica, e essa matéria-orgânica é altamente inflamável, pegando fogo com muita facilidade, e você não tem controle dele. O Pantanal é um bioma diferente! Não se pode trazer leis de outros biomas e querer colocar aqui como foi colocado, então isso é incompatível para a nossa realidade. Em 1940, 1950 e 1960, era ‘povoado’ de gado. Hoje, o Pantanal está deserto e o homem pantaneiro está indo embora”, desabafou o pecuarista Cristóvão Afonso da Silva.

A nossa equipe visitou a região e acompanhou de perto algumas das propriedades abandonadas. O cenário é desolador, com muitos obstáculos, dificuldade de acesso e vegetação seca. Alvo fácil para a propagação do fogo

“A ausência do proprietário nos dificulta porque, nós bombeiros e toda a operação, necessitamos do apoio também dos fazendeiros em uma área privada. Eles têm corresponsabilidade de evitar que os incêndios avancem nas suas propriedades. Se possível, apoiar-nos com equipamento, logística e mão de obra para, de forma integrada, poder conter esses incêndios que ocorrem no bioma Pantanal”, ressaltou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Jean Oliveira.incêndio Pantanal

Já quem não consegue fazer a limpeza por causa da legislação está preocupado e indignado com o excesso de rigor ambiental.

“O Pantanal é tido como uma área de uso restrito. E o que é uso restrito? O que se pode fazer em uma área de uso restrito? Uso restrito não é uso impeditivo, então a gente precisa ter como saber o que, como fazer e para que fazer um manejo, para que a gente possa explorar de forma sustentável o bioma Pantanal. O Pantanal é o bioma mais preservado do Brasil e 95% das áreas no bioma Pantanal estão nas propriedades particulares. O pecuarista é o maior responsável pela preservação do Pantanal. São gerações e gerações de famílias que, infelizmente, estão convidadas a se retirar com um discurso único e exclusivamente ambientalista, preservacionista, sem olhar o homem pantaneiro, sem olhar a produção pantaneira, sem respeitar tudo o que já foi feito ali, por esse homem, pelo boi e pelo cavalo pantaneiro”, disse Ricardo Arruda, também pecuarista.

Breno Dorileo também é um guardião do meio ambiente que resiste à rígida legislação imposta dentro do bioma. Com muita dificuldade, tenta manter a atividade da cria extensiva, herdada do avô. O rebanho de 2.000 cabeças de gado espalhados pelos 9.000 hectares dividem o mesmo espaço com aves e animais silvestres em total simbiose. O boi bombeiro, como é chamado, também é responsável por eliminar o acúmulo de massa orgânica das áreas de pastagens e evitar risco de incêndios durante o período de seca.

   Pantanal pantaneiro

Breno Dorileo mantém um rebanho de 2.000 cabeças de gado espalhados pelos 9.000 hectares dividem o mesmo espaço com aves e animais silvestres em total simbiose.

“Melhor vocês verem isso na prática. O pasto bem manejado, baixo e que não tem o perigo de incêndio. É isso que é o Pantanal e é isso que queremos resgatar para o Pantanal: o boi pastando, mantendo baixa a vegetação, conservando a biodiversidade dentro dela. Mas essas leis duras que foram impostas ultimamente quebraram a maior parte das fazendas. Difícil você achar uma fazenda como está essa aqui, com o gado com o pastejo razoavelmente bem colocado. A maioria das fazendas é totalmente diferente. Você tenta fazer tudo como manda a lei, mas fica impossível você manter a fazenda limpa sob controle. Se não fosse a paixão, eu já tinha abandonado, porque o lucro é pouco. A verdade é que o lucro é quase zero. Se não mudar as leis, não sei se o meus filhos vão dar continuidade, se não acontecer nada acho difícil”, diz Breno Dorileo. Pantanal

Daniela Bueno, da Acrimat, explica que a região precisa de políticas públicas para a pecuária voltar ao Pantanal. “Nós temos estudos que mostram que ela precisa estar lá. Esse boi fazendo esse pastoreio diminui consideravelmente essa matéria-orgânica que serve de combustível, e estas propriedades que estão abandonadas, sem dúvida alguma, aumentam ainda mais os risco de incêndio”.

Esse tema é conversado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e, segundo a titular da pasta, Mauren Lazaretti, é possível que alguma mudança na legislação ocorra. ”Reconhecemos a necessidade de avaliar essa legislação,  tanto que desde 2009 nós já vínhamos discutindo com o setor produtivo e com a Assembleia Legislativa um grupo de trabalho para tratar da temática, tanto que já alinhamos com a Embrapa, Sema e Assembleia um termo de convênio e um plano de trabalho para que a gente consiga rever dentro do reconhecimento científico essa legislação”, disse.

Segundo a secretária, não é apenas a política pública que vai solucionar o problema das queimadas na região. “Temos, de fato, de considerar o comportamento climático. O nosso desafio agora é, a partir deste cenário do conhecimento que nós temos desses eventos e desses fenômenos, estabelecer as medidas emergenciais a médio e longo prazo, para que esse cenário possa ser controlado. Se isso demandar trazer legislação nova, nós faremos, considerando o conhecimento científico e também o conhecimento do pantaneiro. Além disso, precisamos fortalecer as estruturas da região para que combate do próximo ano, que já se mostra inevitável, possa ser realizado com maior eficiência”, finalizou.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 hora ago

Conselheira Alanna Galdino representa o TCE na inauguração do espaço “Antes que Aconteça” no TRT da Paraíba

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Ministério da Agricultura e Pecuária confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil

Segurança Pública5 horas ago

Operação Retomada: A maracutaia que mexeu com o dinheiro dos aposentado – E o bicho pegou!

Segurança Pública7 horas ago

Projeto regulamenta uso de drones por órgãos de segurança pública e forças armadas

Segurança Pública7 horas ago

Projeto determina que crime de estupro de vulnerável seja julgado no domicílio da vítima

Educação & Cultura7 horas ago

Especialistas discordam sobre idade adequada para alfabetização das crianças em debate sobre novo PNE

Educação & Cultura7 horas ago

Projeto isenta ensino superior municipal de contribuição para fundo do Fies

Esporte7 horas ago

Proposta amplia, rigor contra danos causados por torcidas organizadas

CIDADE8 horas ago

Prefeitura inscreve para 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

CIDADE8 horas ago

João Pessoa tem mais de 80 mm de chuvas em 24 horas, mas sem registro de ocorrências graves

CIDADE8 horas ago

Dezessete Câmaras de Vereadores têm as contas aprovadas pela 1ª Câmara do TCE

CIDADE8 horas ago

Defesa Civil de Cabedelo realiza trabalho de monitoramento pela cidade devido às fortes chuvas

Saúde8 horas ago

Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de profilaxia pré-exposição

ESTADO8 horas ago

Procon Estadual realiza pesquisa de carnes e confirma a diferença de R$16,00 no preço do quilo da carne de sol

ESTADO8 horas ago

Cagepa realiza manutenção de adutora e interrompeu abastecimento de localidades da Região Metropolitana de Campina Grande

ESTADO8 horas ago

SES promove oficina do Projeto Telenordeste e reforça acesso a especialistas nas Unidades Básicas de Saúde

ESTADO8 horas ago

Sedap-PB realiza reunião nesta sexta-feira sobre a atualização cadastral dos rebanhos em Guarabira

ESTADO8 horas ago

Dois artistas plásticos vão representar a Paraíba na Bienal Internacional do Salon Révélation de Paris

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Show com Japãozin e tributo a Antônio Barros e a Biliu marcam inauguração do Centro de Convenções de Campina Grande dia 21

Segurança Pública9 horas ago

Paraíba sedia Simpósio Nacional da Rede de Escolas e Academias Penais

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

Governo da Paraíba promove nova fase do Circuito Game Dev Quest para lançar jogos no mercado digital

Esporte9 horas ago

Capital paraibana recebe Triatlo Meia Distância João Pessoa, neste domingo (18)

Educação & Cultura9 horas ago

‘Escritas nas Estrelas’ da FCJA retorna com exposição nesta sexta-feira (16)

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Dia da cenoura reúne cadeia internacional

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

CNA aciona STF contra embargos a produtores sem direito a ampla defesa

Saúde9 horas ago

Covid-19 causou maior queda da expectativa de vida da história recente

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Embrapa apresenta cerca de cem tecnologias na AgroBrasília 2025

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Agricultores que conservaram a floresta começam a receber R$ 2,2 milhões do Projeto Floresta+ Amazônia

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 horas ago

Pesquisa sobre uso da palma forrageira na alimentação animal pode baratear ração e impulsionar produção de leite e carne no Nordeste

Educação & Cultura9 horas ago

O QUE CAUSOU MIGRAÇÕES HUMANAS HÁ 11.000 ANOS NO BRASIL?

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário6 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional11 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública7 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura7 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

Educação & Cultura9 horas ago

O QUE CAUSOU MIGRAÇÕES HUMANAS HÁ 11.000 ANOS NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO9 horas ago

QUANTAS ESPÉCIES DE AVES DE RAPINA EXISTEM NO BRASIL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

QUANTAS RECEITAS DIFERENTES O ROBÔ COZINHEIRO PREPARA?

Internacional9 horas ago

QUAIS PAÍSES DISPUTAM A CAXEMIRA?

ECONOMIA9 horas ago

QUAL POSIÇÃO O REAL OCUPA EM VALORIZAÇÃO FRENTE AO DÓLAR?

ECONOMIA1 dia ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Educação & Cultura1 dia ago

QUAL AGOSTINIANO FAMOSO ESTUDOU GENÉTICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura3 dias ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde3 dias ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA3 dias ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

Educação & Cultura6 dias ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional6 dias ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde6 dias ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional6 dias ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde1 semana ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 semana ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 semana ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br