CIDADE
BAYEUX – No SETRAS tem ações sociais que não acabam mais
Todo ato social é precedido de um sentimento forte de estabelecer contato
A SETRAS – Secretaria do Trabalho e Ações Sociais da cidade de Bayeux em sua nova gestão, está surpreendendo a população do município, é que a secretária Maria da Luz Cézar, vem mobilizando a sua malha organizacional no intuito de prover ações que atendam toda a população.
Mediante as determinações da prefeita, Luciene Gomes, a secretária “Da luz” implementa as diretrizes, juntamente com toda a sua competente equipe, para atender todas as camadas da sociedade como comunidades, assentamentos e invasões.
“A ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com o outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais”, esclareceu Maria da Luz.
O processo social não fica só no papel, na SETRAS a solicitação da secretária é que a equipe tenha o empenho e ação cirúrgica no executar, pois, a prefeita, Luciene Gomes, que tentar resolver o atraso social que a cidade de Bayeux passou nos últimos anos.
As ações são diversas, vejam:
Distribuição de sopas comunitária para mais de 600 famílias de baixa renda em comunidades carentes, assentamentos e invasões, são aproximadamente 100 famílias por bairros onde são distribuídos mais 120 litros de sopas por comunidade que é feita com muito carinho pelos servidores públicos do Restaurante Popular.
E falando em Restaurante Popular a prefeita, Luciene Gomes, determinou que a Secretária do Trabalho e Ação Social – SETRAS que ofereça, não tão somente o almoço, mas, também o jantar que é gratuito para toda a população da cidade de Bayeux.
A secretária do SETRAS, Maria da Luz e toda a sua equipe, tem se esforçado para atender essa demanda necessária para aqueles que vinham sendo esquecidos por gestão descompromissadas com o social.
Os bairros que a priori estão sendo contemplados com o sopão comunitário são o Alto da Boa Vista, Maguinhos, Rio do Meio (AMARBAY), Mário Andreazza (Comunidade Jesus de Nazaré e Comunidade do Betinho) entre outros que a curto prazo estará chegando os benefícios das ações do SETRAS.
A população já sente a diferença da atual administração do executivo municipal em conjunto com a Secretária do Trabalho e Ação Social que tem como secretária, Maria da Luz Cézar.
Mas não pensem que as ações param, pois, nesta sexta-feira (02) a SETRAS demonstrou que não irá só nas comunidades, arregaçaram as mangas das camisas e foram a Praça 06 de junho no centro da cidade de Bayeux.
O SETRAS juntamente com a competência da equipe do POP – Centro de Referência Especializados para Pessoas em Situações de Rua, que tem como coordenadora a assistente social, Márcia Kelly e as assistentes sociais Patrícia Silvestre e Eliude Muniz, completando com o apoio da cuidadora social, Socorro Ferreira e da psicóloga, Joice Galiza.
Buscaram os cidadãos e cidadãs que estão vivendo em situação de vulnerabilidade como moradores de rua, usuários de drogas e alcóolatras para entender e buscar resolver essa tão triste situação.
O que é o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPOP)?
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), previsto no Decreto nº 7.053/2009 e na Tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais, constitui-se em unidade de referência da PSE de Média Complexidade, de natureza pública e estatal. Diferentemente do CREAS, que atua com diversos públicos e oferta, obrigatoriamente, o PAEFI, o Centro POP volta-se, especificamente, para o atendimento especializado à população em situação de rua, devendo ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
O Centro POP representa espaço de referência para o convívio grupal, social e para o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Na atenção ofertada no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua deve-se proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimulando, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.
Quais serviços são ofertados no Centro POP?
Além do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que deve ser obrigatoriamente ofertado no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, a Unidade poderá ofertar também o Serviço Especializado em Abordagem Social, conforme avaliação e planejamento do órgão gestor local, desde que isso não cause prejuízos ao desempenho da oferta do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.
Com a coordenação da assistente social, Márcia Kelly e toda a sua equipe de excelência, a presença da secretária do SETRAS, Maria da Luz, e a da secretária adjunta e assistente social, Jesielly Firmino que desempenha um trabalho de suma importância para a Secretaria do Trabalho e Ação Social do município de Bayeux.
Levaram para a Praça 06 de Junho, o atendimento, in-loco, onde foi oferecido para os indivíduos que vivem em situações de vulnerabilidade, máscaras, alimentos, álcool em gel dentro dos padrões da OMS, atendimentos sociais, palestras, vacinação do H1N1 e, sobretudo, o calor humano onde deixaram claros que há pessoas que tem a preocupação com o seu bem estar.
Os depoimentos de muitos era que sentem esperança que, a partir daquele momento, eles não estarão mais sozinhos no mundo, já que, poucas vezes perceberam uma atitude tão transparente de preocupação para com eles. O que deixou toda a equipe emocionadas.
Este é um novo tempo na cidade de Bayeux, onde a prefeita da cidade, Luciene Gomes, tem feito uma minuciosa escolha dos seus secretariados e assessores.
Em pouco tempo à frente da SETRAS – Secretaria do Trabalho e Ação Social, Maria da Luz Cézar, tem sido um destaque na administração pública municipal e junto com todos da sua equipe promete dias de ações que levem a seriedade e transparência para toda a população da cidade de Bayeux.