CIDADE
VÍDEO – Secretária do SETRAS de Bayeux é entrevistada na TV Master e fala dos objetivos a ser alcançado no social
Um dos nomes mais respeitados do jornalismo na Paraíba, Aldo Schueler, que tem uma carreira marcada pela credibilidade e fidelidade do público, resultado de décadas de profissionalismo que o consagrou como referência no telejornalismo brasileiro, entrevistou na noite desta terça (06), a secretária do SETRAS – Secretária do Trabalho e Ação Social da cidade de Bayeux, Maria da Luz César, em seu programa Master News que vai ao ar de segunda a sexta, das 17h30 às 19h30 na conceituada TV Master.
Vários assuntos foram abordados pelo o âncora do programa, Aldo Schueler, desde a chegada da secretária, Maria da Luz, à frente do SETRAS até a sua trajetória como servidora pública municipal.
Da Luz como gosta de ser chamada carinhosamente pelos os seus amigos e colaboradores, demonstrou tranquilidade ao responder diversas perguntas que se remeteram a secretaria a qual ela responde no atual governo municipal na cidade de Bayeux.
A secretária do SETRAS falou que ao assumir este novo desafio, teve um susto ao encontra uma repartição pública tão abandonada, com poucos segmentos sociais funcionando a contento e respeito para com a população. Uma repartição loteada e subdividida onde muitos mandavam e pouco se fazia pelo o social da cidade.
“Não estamos a frente da secretaria para perseguir, chegamos para trabalhar e organizar junto com toda uma equipe que se dispõe a servir com alegria e dedicação ao povo da cidade de Bayeux”, esclareceu Maria da Luz.
Com um profissionalismo invejável, Aldo Schueler, percebeu que poderia naquele momento explorar a secretária, pois, Da Luz demonstrava entusiasmo e vontade de falar da sua cidade e da sua atividade laboral e, se aprofundou nas perguntas.
Ao ser indagada pelo o âncora do programa o que já foi realizado e o que tem para ser feito, a secretária enumerou várias atividades que já foram realizadas, informou o que estar em andamento e falou dos projetos que deverá ser implementado a curto prazo.
Da Luz falou que o restaurante popular da cidade oferecia quatrocentas almoços diários ao valor $ 1,00, que agora por determinação da prefeita, Luciene Gomes, e planejamento da atual gestão do SETRAS, foi aumentado o número para seiscentos almoços e jantar gratuitamente para toda a população da cidade de Bayeux.
Lembrou das sopas comunitárias que já estão sendo entregues em alguns bairros e, que estas sopas serão estendidas para todos os bairros carentes do município onde possa contribuir e impedir a fome daqueles que não tem o que comer. São mais de 600 famílias de baixa renda em comunidades carentes, assentamentos e invasões, são aproximadamente 100 famílias por bairros onde são distribuídos mais 120 litros de sopas por comunidade que é feita com muito carinho pelos servidores públicos do Restaurante Popular.
A secretária, Maria da Luz César, fez questão de informar a ação social planejada pelo o POP – Centro de Referência Especializados para Pessoas em Situações de Rua, onde foram a Praça 06 de junho encontrar com pessoas que vivem nas ruas em situação vulnerabilidade como alcoólatras, usuário de drogas e moradores de ruas.
Lembrando que a coordenadora, Márcia Kelly, e toda a equipe do POP já planejam outras ações sociais por toda a cidade que possam atender aqueles que clamam por atenção do poder público. Esse é e será o nosso trabalho em quanto gestora da SETRAS – Secretaria de Ação Social da cidade de Bayeux, argumenta a entusiasmada secretária Maria da Luz.
ASSISTAM PARTE DA ENTREVISTA NESTE VÍDEO:
A nossa prefeita, mãe e cidadã que é temente a Deus, Luciene Gomes, determinou que o povo da cidade de Bayeux não pode ficar à mercê da velha política, pois, não irá fazer a politicagem do atraso e tem, em reuniões realizadas periodicamente, pedido para todos os secretários e secretárias que se empenhem na dedicação do servir, principalmente, para aqueles que precisam do nosso apoio e atenção. Informou Da Luz.
Com essa visão e compromisso de todos, alguns projetos já estão em andamento como adquirir uma casa para oferecer acolhimentos para os moradores de rua, esse empreendimento terá todo o cuidado com as questões sanitárias e obedecendo todas as determinações da OMS – Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e determinações estaduais.
Vários assuntos ainda ficaram para um próximo programa e entrevistas que deverão ser realizadas, já que as ações que a Secretária do Trabalho e Ação Social são inúmeras, não daria para ser abordada em apenas uma horas e quinze minutos de entrevista, porém, o âncora do programa o competente jornalista, Aldo Schueler, convidou, ainda no ar, que a secretária Maria da Luz César, agende o seu retorno com muito mais ações na cidade de Bayeux.
Alguns populares se manifestaram positivamente nas redes sociais da secretária Da Luz, parabenizando por sua desenvoltura e a maneira simples de comunicar que a cidade de Bayeux deve acreditar nessa gestão pública municipal que tem como uns dos objetivos resgatar o município do atraso e colocar a cidade nas manchetes dos meios de comunicação que agora Bayeux tem gestão social.