CIDADE
Jeferson propõe linha de crédito para agricultores e projetos de modernização de irrigação em Marizópolis
O candidato a prefeito de Marizópolis, Jeferson Vieira (PDT), propôs no dia da Agricultura, a abertura de uma linha de crédito aos agropecuaristas com o objetivo de financiar compra de equipamentos, estufas, ferramentas e demais insumos, além da possibilidade de investimentos em empresas ou associações, logística de venda e distribuição, entre outras possibilidades que estejam diretamente ligadas à geração de renda no campo. No plano de gestão de Jeferson ainda constam diversas ações que garantam o desenvolvimento do setor agrícola como o fortalecimento da irrigação nas lavouras locais.
De acordo com Jeferson, é necessária uma atuação pela execução do Projeto de Modernização de Irrigação das Várzeas de Sousa, bem como a elaboração de projeto e implantação do Distrito Irrigado, abrangendo Sousa, com núcleos em São Gonçalo, Marizópolis e São João Do Rio do Peixe.
“A agricultura é peça fundamental para a redenção do morador da zona rural do nosso semiárido, neste sentido, propomos um plano de desenvolvimento agrícola que preveja um diagnóstico da nossa atual situação e que tenha como objetivo facilitar o acesso à água, tecnologia, insumos e ferramentas, bem como que semeie ideias e conectividade com os produtores rurais (Agricultura Família), apresentando caminhos para uma agricultura mais lucrativa e sustentável”, afirmou Jeferson.
Entre as ações do plano de gestão do candidato estão: uma parceria com Emater, Senar, Instituto Federal, UFCG campus Pombal e diversos técnicos para prestação de orientação aos produtores agropecuários, que pode ser feita em regime de estágio, de extensão ou até mesmo de forma profissional. Também conta a implantação de um programa de extensão rural (Cursos ofertados na EJA), transferindo conhecimento técnico para o modelo tradicional de acordo com a aptidão de cada localidade.
Jeferson defende ainda a realização de um Censo agropecuário com o objetivo de realizar um diagnóstico da produção agrícola marizopolense. Para ele, é fundamental também desenvolver um calendário agrícola para que o agricultor se valha de estratégia para melhorar sua produção com custo baixo, com datas de plantio (de acordo com a previsão do tempo) das diferentes culturas, período de vacinação do rebanho (imunização e bem-estar animal) e os melhores períodos de comercialização de alguns produtos agrícolas que lhe ajudarão a escoar seus produtos em épocas favoráveis.
Ainda faz parte do plano de gestão o financiamento do novo matadouro/frigorífico público de Marizópolis; a inclusão na grade curricular das escolas municipais, disciplina voltada à agricultura familiar no semiárido e psicultura; o cumprimento da Legislação que trata da obrigatoriedade por parte dos municípios de aquisição de gêneros da merenda escolar de produtores locais; o programa de conscientização do uso correto de agrotóxicos e descarte dos seus respectivos recipiente; criação de cooperativas e associações para beneficiamento e venda da produção agrícola; realização de obras contra a seca; e um programa de fortalecimento e incentivo de produção agrícola orgânica.