Politíca
Outubro Rosa: Pollyanna Dutra cobra intensificação das ações de prevenção ao câncer de mama na PB
Parlamentar destaca previsão de casos para 2020, pedindo atenção do estado com as mulheres paraibanas
Conforme informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, somente em 2020, tenhamos 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, sendo 1.120 casos somente na Paraíba. Atenta a essa realidade, a deputada Pollyanna Dutra cobrou, por meio do Requerimento nº 11.837/2020, que o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, intensifique as ações de conscientização a respeito da prevenção do câncer de mama no estado durante esse período.
“O câncer de mama é extremamente preocupante e exige de nós atitude. Quando estive à frente da prefeitura de Pombal, por dois mandatos, eu me comprometi que nenhuma mulher morreria por falta de exame, diagnóstico e tratamento de câncer de mama. Trazemos esse mesmo compromisso para a Assembleia Legislativa da Paraíba, onde nosso mandato abraça a causa e traz mais esse projeto, relembrando a importância de intensificar as ações por todo o estado, do Sertão ao Litoral”, comentou a parlamentar.
Na justificativa do seu requerimento, a deputada destacou a importância da prevenção. “Os números são altos e alarmantes, por esse motivo, a criação de ações de conscientização é extremamente importante, uma vez que ao identificar os primeiros sintomas e iniciar o tratamento, os efeitos são mitigados, proporcionando uma vida mais longeva e até mesmo a cura”, justificou a deputada.
Após aprovada na Casa de Epitácio Pessoa, a matéria da deputada Pollyanna Dutra seguirá para apreciação e aplicação por parte do governo do estado.
Sobre o Outubro Rosa
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Neste Outubro Rosa 2020, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o movimento de conscientização “Quanto antes melhor”. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama.