Educação & Cultura
Posse do novo reitor da UFPB ocorre em meio a protestos de alunos e servidores da instituição
Tomou posse no início da noite dessa quarta-feira (11), no cargo de reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) , o professor Valdiney Gouveia, o terceira da lista tríplice nomeado pela presidente da República, Jair Bolsonaro. O professor chegou ao prédio da Reitoria escoltado por seguranças, o que não impediu que fosse bastante vaiado e recebido com uma “chuva de ovos” e sob os gritos de golpista.
Contudo, a posse transcorreu com poucos pessoas presentes no auditoria da Reitoria, onde o professor Valdiney Goveia foi saudado pelo ex-reitora Margareth Diniz e por professores aliados.
Em entrevista a imprensa, o professor disse que vai dar prioridade a uma gestão transparente, de portas abertas e que consiga integrar toda a comunidade, com união e ações propositivas e que integre também a sociedade.
“Não vamos ficar dentro de uma redoma. É o momento agora em que a universidade comece a dar respostas para além do que já faz, mas vamos intensificar ainda mais isso e, por outro lado, queremos fortalecer o nosso corpo de docentes , pesquisadores e extensionistas”, disse.
Gouveia enfatizou ainda que não vai favorecer a grupos A ou B porque a universidade é de todos e os administradores são servidores públicos e estão para servir a UFPB e a sociedade paraibana.
Tem como meta ainda resolver a questão da volta às aulas após o período crítico da pandemia do corona vírus. “Não estávamos preparados para o ensino remoto, ou avançamos para o ensino presencial ou desenvolvemos uma forma híbrida presencial e remota. Vamos, no espaço curto de tempo, reiniciar a inserção presencial obedecendo todas as normas sanitárias, separando os grupos de riscos”, explicou.
Destacou ainda que tudo que foi feito de bom da administração passada será valorizado e considerado no presente. “O que deu errado queremos fazer o certo, temos quatro anos para isso. Já passou o tempo da disputa e não vamos malhar a gestão anterior. Estamos trazendo uma nova visão, outro corpo de gestores para dar também a nossa contribuição”, assegurou.
Em postagem na internet, Gouveia ressaltou ainda que agora começa um novo reitorado na UFPB e agradeceu aos colegas que os antecederam, a professora Margareth Diniz e o professor Rômulo Polari, que deram suas contribuições como reitora e vice reitor.
“Agora estamos com essa responsabilidade e queremos contar com todos que queiram contribuir para avanços de nossa Universidade. Agradecemos a Deus, aos colegas e amigos que estiveram e estão conosco”, pontuou.