Politíca
Desmotivação de alunos para estudar chega a 54% e Pedro defende mais investimentos e soluções criativas para minimizar problema
O percentual de alunos sem motivação para estudar saiu de 46%, em maio, e chegou a 54%, em setembro, segundo dados obtidos pelo Instituto Datafolha, a pedido da Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures. Foram ouvidos 1.021 pais ou responsáveis de alunos de escolas públicas municipais e estaduais, de 6 a 18 anos, entre 16 de setembro e 2 de outubro. Observando essa realidade, o deputado federal e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Pedro Cunha Lima (PSDB), defendeu nesta terça-feira (17), Dia Internacional dos Estudantes, mais investimentos e soluções criativas para solucionar o problema.
“É preciso se investir mais na educação, principalmente nos professores e nas condições de ensino que são oferecidas aos nossos estudantes. A pandemia causada pelo coronavírus só nos mostra o quanto a educação brasileira ainda não é prioridade. Precisamos mudar essa realidade de forma urgente, pois acertar na educação é pressuposto básico para o desenvolvimento”, destacou Pedro.
A pesquisa do Instituto Datafolha mostra ainda que a dificuldade em se organizar para estudar em casa também aumentou, de 58% para 68%, no mesmo período entre 16 de setembro e 2 de outubro. Quase todo o ano letivo de 2020 ocorreu de forma remota para a maioria dos estudantes do país e a maioria dos estados e municípios ainda não reabriu as escolas para as aulas presenciais, a exemplo da Paraíba.
A pesquisa também aponta que, em setembro, 92% dos estudantes receberam atividades para fazer em casa, contra 74% em maio. O índice aumentou em todas as regiões do país, especialmente no Norte, que passou de 52% em maio para 84% em setembro.