Politíca
Eduardo Carneiro quer alcançar novos doadores de sangue na Paraíba com divulgação em contas de água e energia
Nesta quarta-feira (25) é celebrado o Dia do Doador Voluntário de Sangue. Para o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), essa é uma data importante para reconhecer o gesto nobre de quem costuma doar sangue e também de alcançar ainda mais pessoas que ainda não colaboraram com esse ato, que pode salvar vidas.
Eduardo ainda relembrou o Projeto de Lei de sua autoria (PL 1422/2019) que prevê a divulgação de mensagens de incentivo à doação de sangue nas faturas das concessionárias de serviços públicos essenciais, como Energisa e Cagepa, além das operadoras de plano de saúde.
“Doe sangue e ajude a salvar vidas!” – é a frase que deve constar nas contas de energia e água, conforme o PL, que está em tramitação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Além do texto, a fatura ainda indicará o local mais próximo em que o consumidor poderá fazer a doação.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que em todo o Brasil, apenas 1,6% da população doa sangue, o que é considerado um índice baixo. Eduardo defende a divulgação como mais um meio de informação para a população paraibana.
“Existem muitos doadores de sangue em potencial na Paraíba e essa é uma forma de reforçar a campanha e ter ainda mais pessoas conscientes de que essa atitude salva vida e faz a diferença na vida do próximo”, pontuou.
Doação de sangue na Paraíba – Na Paraíba, a doação de sangue tem acontecido por agendamento. Por isso, o doador deve salvar o contato do Hemocentro (83) 3133-3473, e enviar uma mensagem informando o nome, o dia e o horário da doação, ou pelo site https://hemocentro.saude.pb.gov.br/agenda/
Quem pode doar sangue – Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pelo menos 50 kg e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação. Não é indicado o jejum, nem o consumo de alimentos gordurosos.