CIDADE
Prefeitura promove ações de preservação e recuperação de vegetação de restinga
João Pessoa tem aproximadamente 24 km de praias, com um litoral privilegiado, com águas mornas e calmas a maior parte do tempo. A praia conta ainda com uma larga faixa de vegetação, as restingas, protegida por Lei Federal (Novo Código Florestal, n º12.651/2012) e é considerada Área de Preservação Permanente (APP). Para proteger e recuperar esse patrimônio ambiental, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), promove uma série de ações de preservação e recuperação das áreas de restinga.
Entre os trabalhos realizados pela Semam estão a poda e limpeza dos coqueiros e ainda o acompanhamento da vegetação, para que a mesma se mantenha livre de plantas invasoras e para que não sejam destruídas com a colocação de mesas, guarda sol, barracas e outras estruturas.
Em relação aos coqueiros, a Semam tem cadastrados, da praia de Barra de Gramame até o Bessa, 1.400 plantas, que periodicamente recebem a poda de assepsia, quando é feita a limpeza , retirando palhas e frutos, evitando que provoquem acidentes, atingindo as pessoas que frequentam a orla.
O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que a orla de João Pessoa é uma das áreas mais importantes do patrimônio ambiental da cidade. “Nossas praias têm um papel imprescindível para a qualidade de vida da população. É uma das áreas de lazer mais democráticas que temos, além do potencial econômico, gerando emprego e renda para centenas de pessoas que ali trabalham, sejam nas atividades turísticas, nas barracas, com os vendedores ambulantes. Toda a população se beneficia do nosso litoral e essa gestão vem desempenhando ações de proteção e recuperação. Lembro ainda que a Semam realizou ações de educação ambiental com os donos de barracas e quiosques, com orientação para que os mesmos tratem os resíduos sólidos, tenham cuidado com a vegetação – sempre buscando o diálogo e a forma mais produtiva de envolver todos que se beneficiam do litoral da cidade”, concluiu.
A vegetação que cobre parte da areia da praia desempenha uma função extremamente importante para o equilíbrio da natureza no entorno. Além de fixar a areia, impedindo que a mesma se espalhe pelas avenidas da praia, a vegetação de restinga é também utilizada por aves migratórias, que costumam usar o espaço para descanso e alimentação.