Connect with us

Educação & Cultura

Quais grupos disputam as presidências da Câmara e do Senado?

No começo de fevereiro, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizarão as eleições para suas respectivas mesas-diretoras. Consequentemente, também serão eleitos os presidentes de cada uma das casas.

Os resultados vão influenciar os rumos da política brasileira pelos próximos dois anos e ajudar a definir o desempenho do governo Bolsonaro em seus últimos dois anos de mandato.

Por isso, é fundamental que a sociedade conheça os postulantes aos cargos e, principalmente, os grupos e partidos que os apoiam. É isso que vamos explicar neste artigo.

Se quiser entender mais sobre o que são essas eleições, você também pode conferir nossos outros textos sobre o tema, e nosso vídeo sobre a presidência da Câmara.

1. O que são as mesas diretoras da Câmara e do Senado?
2. O que a eleição das mesas diretoras impacta na sua vida?
3. Como funcionam as eleições para a mesa diretora?
4. Entenda por que o STF barrou a reeleição de presidentes do Legislativo
5. Quais os poderes do presidente da Câmara?
6. Como funcionam as eleições para presidente da Câmara?

Blocos e grupos em disputa nas casas

As eleições para presidente das casas são simples: deputados e senadores votam em seus candidatos para cada um dos cargos e quem tiver maioria simples (metade dos votos mais um) é vencedor. Caso nenhum deles alcance esse número, é feito um segundo turno com os dois mais votados.

Como são muitos os partidos com presença no Legislativo, é comum que eles formem blocos em torno de candidatos. Esse apoio é recompensado pelo vencedor com cargos para compor o restante da Mesa Diretora e as comissões temáticas.

Também é comum que candidatos “avulsos”, com poucos votos, participem do pleito para marcar presença e dar visibilidade às suas pautas. É o caso, na atual eleição da Câmara, de Luiza Erundina (PSOL) e Marcel Van Hatten (Novo), entre outros.

Oposição e governo em duelo na Câmara

A corrida pela presidência da Câmara dos Deputados está acirrada e, apesar da presença de oito postulantes, é polarizada por dois candidatos: Baleia Rossi e Arthur Lira. Ambos são apoiados por diversos partidos e representam, respectivamente, oposição e governo. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Baleia Rossi (MDB-SP)

Rodrigo Maia e Baleia Rossi. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Rodrigo Maia e Baleia Rossi. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

É o candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Diante da interpretação do STF que o proibiu de tentar concorrer a um terceiro mandato, Maia passou a se engajar na campanha para seu aliado.

Com 46 anos, Baleia Rossi é presidente do MDB desde 2019, partido ao qual se filiou em 1992 e se elegeu vereador por Ribeirão Preto. Foi deputado estadual por três mandatos, entre 2003 e 2015, antes de chegar à Câmara.

Assim como seu padrinho político, Baleia Rossi promete ser um opositor do governo Bolsonaro. Lembrando que o presidente da casa tem controle sobre a ordem de votação das matérias e acaba influenciando diretamente a política brasileira.

Por conta dessa promessa, o emedebista conseguiu angariar o apoio de diversos partidos de esquerda, com os quais não tem afinidade ideológica. São eles: PT, PDT, PCdoB, PSB, Cidadania e Rede. Eles se juntam a DEM, MDB, PSDB e PV para compor o bloco.

Uma ex-assessora de Baleia Rossi é investigada por suspeita de caixa 2 no interior de São Paulo. Já seu irmão, Paulo Luciano Tenuto Rossi, foi acusado de receber ilegalmente um 1 milhão de reais da Odebrecht em 2014.

Arthur Lira (PP-AL)

Arthur Lira. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Arthur Lira. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Empresário, pecuarista e advogado, Arthur Lira está em seu terceiro mandato como deputado federal. Antes disso, foi deputado estadual e vereador por Maceió, tendo passado por PFL (hoje DEM), PSDB, PTB e PMN antes de se filiar ao PP.

Um dos líderes do Centrão, ele é acusado de agressão por sua ex-mulher e responde a dois processos no STF. Eles se referem a supostos recebimentos de propina por parte de um dirigente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e pela empreiteira Queiroz Galvão.

Lira conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, que tenta emplacar um aliado na presidência da Câmara. Ele promete seguir uma agenda política e econômica em linha com os planos do governo federal.

Até o momento, conseguiu a adesão oficial de diversos partidos, boa parte deles do Centrão. As legendas são PL, PP, PSD, Republicanos, PTB, Pros, Podemos, PSC, Avante, Patriota e PSL.

Deserções e contagem voto a voto

Segundo as projeções mais atuais no momento em que este artigo é escrito, Arthur Lira tem um leve favoritismo na eleição para chegar à presidência da Câmara.

Um dos fatores que favorecem o aliado de Bolsonaro é a votação secreta. Ele conta com os votos de diversos dissidentes de legendas que, oficialmente, apoiam seu adversário, como PSDB, PSB e o próprio DEM.

Sem poder identificar como cada parlamentar votou, os líderes partidários têm pouco controle sobre sua atuação. Por isso, mesmo que haja uma orientação por parte da cúpula, cada deputado pode votar como bem entender.

O caso do PSL é emblemático: o comando do partido que elegeu Bolsonaro queria apoiar Baleia Rossi, mas acabou cedendo à pressão de sua bancada e mudou a posição oficial.

Além disso, Arthur Lira teria vantagem por estar há mais tempo em campanha e negociando a adesão de seus pares. Para completar, muitos estariam descontentes com a atuação de Rodrigo Maia, padrinho do seu adversário.

Apesar disso, a disputa ainda não está fechada e é contada voto a voto. Por isso, ambos os grupos estão em plena negociação por novas adesões.

Cenário menos claro no Senado

Assim como acontece na Câmara dos Deputados, a disputa pela presidência do Senado Federal também conta com candidatos com poucos votos (Major Olimpio, do PSL-SP, e Jorge Kajuru, do Cidadania-GO) e dois que polarizam a corrida.

Os dois favoritos são Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS). Porém, diferentemente do que acontece na outra casa, eles não representam tão claramente oposição ou apoio ao governo federal.

Rodrigo Pacheco (DEM-MG)

Rodrigo Pacheco. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Rodrigo Pacheco. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Nascido em Porto Velho, capital de Rondônia, Rodrigo Pacheco mudou-se para Minas Gerais, onde trabalhou como advogado. Filiou-se ao MDB em 2009 e foi eleito deputado federal em 2014.

Em 2018, Pacheco se transferiu para o DEM, partido pelo qual conseguiu uma vaga no Senado. É apoiado pelo atual presidente da casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e também conta com a preferência de Jair Bolsonaro.

Seu bloco é formado por PP, PL, PSD, PROS, PSC, Republicanos e, curiosamente, PT e PDT, legendas que fazem oposição ao governo Bolsonaro. O líder do PT no Senado justificou a escolha afirmando que não há candidatura de oposição e que Pacheco tem qualidades individuais relevantes. Já a revista Veja apurou que a legenda receberia cargos na mesa-diretora e a presidência de duas comissões em troca da colaboração.

Tendo o apoio de grupos com ideologias tão diferentes, Pacheco promete fazer do diálogo e da moderação sua forma de administrar o Senado. Segundo ele, é preciso encontrar uma pauta comum para superar as dificuldades do país, principalmente aquelas impostas pela pandemia.

Em sua atuação como deputado e senador, o candidato atuou em defesa dos interesses de duas empresas de ônibus administradas por seu pai, segundo a Folha de S. Paulo. Em nota enviada ao jornal, ele negou que misture os negócios da família com sua atuação parlamentar.

Simone Tebet (MDB-MS)

Simone Tebet. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Simone Tebet (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Natural de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, Simone Tebet tem a presidência do Senado no histórico familiar: seu pai, Ramez Tebet, ocupou entre 2001 e 2003 o cargo ao qual ela concorre.

Filiada ao MDB desde 1997, a senadora já passou por diversos cargos desde 2003, quando elegeu-se deputada estadual: foi prefeita de sua cidade natal, secretária de governo e vice-governadora pelo seu estado.

Ela chegou a ser acusada pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul por suposto uso de verbas federais entre 2006 e 2008, quando prefeita, para beneficiar uma empresa que seria uma de suas doadoras na campanha pela reeleição. Porém, o Tribunal de Justiça arquivou o processo por prescrição.

Tebet é a atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes do Senado. É defensora da Lava-Jato e votou contra a lei de abuso de autoridade, vista como uma resposta às ações da operação.

Apesar de ser filiada ao partido ao qual pertencem os líderes do governo na Câmara e no Senado, Simone Tebet promete uma atuação independente, mas necessariamente não oposicionista, em relação ao Executivo federal. Em algumas oportunidades, criticou Jair Bolsonaro publicamente.

Oficialmente, a emedebista conta com o apoio de Podemos, Cidadania e PSB. Para fortalecer seu bloco, ela tenta atrair também os senadores de Rede, PSL e PSDB (os tucanos paulistas José Serra e Mara Gabrilli declararam seu voto nela).

Pacheco sai na frente, mas disputa está aberta

Simone Tebet e Rodrigo Pacheco pertencem aos únicos dois partidos que ocuparam a presidência do Senado desde a redemocratização (com exceção de um curto mandato interino de Tião Viana, do PT).

Ambos têm protagonizado uma disputa com menos ataques pessoais do que aquela que determinará o presidente da Câmara. Além disso, apesar de tentarem se diferenciar em declarações públicas, os dois votaram da mesma forma em 92,65% das propostas avaliadas desde 2019.

No momento, Pacheco tem maior número de apoios oficiais e é considerado favorito. Ele conta com 33 votos contra 27 de sua opositora. Porém, há a questão da fidelidade dos senadores à indicação de seus partidos, como acontece na outra casa.

Nesse sentido, Simone Tebet leva vantagem, pois, segundo as contas do jornal O Estado de S. Paulo, tem um aproveitamento maior entre os parlamentares das legendas que lhe prometeram apoio. É um fator que pode fazer a diferença no resultado final.

Referências

Nexo – O histórico dos presidentes do Legislativo desde 1985

Nexo – Quem é Arthur Lira, o favorito de Bolsonaro para presidir a Câmara

Nexo – Quem é Baleia Rossi, o candidato do bloco de Maia para a Câmara

Nexo – Quem é Rodrigo Pacheco, candidato de Alcolumbre ao Senado

Nexo – Quem é Simone Tebet, candidata do MDB ao comando do Senado

Politize! – Eleições para a Mesa Diretora: como funcionam?

Politize! – O que são as mesas diretoras da Câmara e do Senado?

Senado Notícias – Quatro senadores disputam a Presidência do Senado em fevereiro

UOL – Placar mostra Pacheco a frente na disputa pelo Senado

Compartilhe:

WhatsAppFacebookTwitterLinkedInEmailCompartilhar

Luiz Andreassa

Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Ciência Política pela FESP-SP. Sonha com um mundo em que o acesso ao conhecimento e ao conforto material deixem de ser privilégios para se tornarem algo acessível a todos.

Politize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca49 minutos ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA2 horas ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA2 horas ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA2 horas ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA2 horas ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário2 horas ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário3 horas ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura3 horas ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura3 horas ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO3 horas ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura4 horas ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura4 horas ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE4 horas ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO4 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO4 horas ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO4 horas ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário4 horas ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO4 horas ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura4 horas ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional4 horas ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional4 horas ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional4 horas ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

Internacional4 horas ago

Emergência na Síria: quatro crianças por dia mortas ou feridas por restos de explosivos

Internacional4 horas ago

Ajuda crítica bloqueada em Gaza, enquanto a escassez de combustível ameaça serviços vitais

Internacional4 horas ago

Haiti: a crescente violência de gangues deixou mais de um milhão de deslocados

CIDADE4 horas ago

Carreta do Cinema Rodoviário da PRF oferece palestras e exibições de vídeos e filmes relacionados à segurança no trânsito em Cabedelo

Saúde4 horas ago

Estudos sobre implantar memórias falsas são questionados

Saúde4 horas ago

Refrigerantes causam milhões de casos de diabetes e doenças cardíacas em todo o mundo

Saúde5 horas ago

Dieta Mediterrânea melhora a memória e a cognição

Saúde5 horas ago

Medicamentos para próstata protegem contra demência

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO5 horas ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 horas ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde5 horas ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde5 horas ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO5 horas ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br