Educação & Cultura
Prefeito Cícero Lucena abre ano letivo da Rede Municipal com recado de acolhida aos alunos
Com acolhimento dos alunos, integração das turmas, cuidados afetivos com estudantes e suas famílias, além de atividades lúdicas para recepcionar os mais 70 mil matriculados, foi iniciado nesta segunda-feira (8), o ano letivo 2021 na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. O prefeito Cícero deu boas-vindas aos estudantes em vídeo divulgado nas redes sociais. A secretária de Educação e Cultura (Sedec), América Castro, também deixou uma mensagem aos estudantes através de uma carta.
“Hoje iniciamos as aulas do ano letivo nos níveis Infantil e Fundamental e para jovens e adultos, com toda a obrigação do poder público municipal. Atingimos o número de mais 70 mil alunos, só novatos foram mais de 10 mil. Batemos o recorde de 2004 com 67 mil estudantes, número que de lá para cá só foi reduzido. O importante é que cumprimos a primeira etapa, que era garantir vagas para todos”, declarou o prefeito.
Ele também reforçou a busca constante da gestão pela qualidade do ensino. “Agora vamos em busca da qualidade, da melhoria do ensino oferecido, com tecnologia, com qualificação, com valorização dos nossos servidores, com nosso reconhecimento a toda equipe, porque dessa forma, de uma forma verdadeira, vamos garantir a educação das nossas crianças e jovens. Boa aula e fiquem com Deus”, concluiu o prefeito.
Neste primeiro momento, as aulas serão conduzidas de forma online, através da plataforma Google for Education, além de orientação por WhatsAp e entrega de material impresso. Tudo foi planejado pela Sedec, como explicou a secretária América Castro em carta de boas-vindas, para oferecer o melhor ensino possível, seguindo um horário pedagógico para cada componente curricular organizado por semana. A secretária também enalteceu o trabalho dos professores, que se qualificaram e estão mais preparados para as aulas na modalidade remota.
“Haverá certamente um esforço grandioso de todos os profissionais da educação e das famílias, mas aliado a um aporte pedagógico e tecnológico
maior, com uso de ferramentas digitais e outras formas de mídias. Isto auxiliará o processo metodológico das atividades pedagógicas não presenciais, em que o vínculo com a escola e a aprendizagem dos estudantes subsistam como objetivos permanentes e inegociáveis”, declarou América Castro.
Entrega de material – Para as famílias que não têm acesso à internet, serão distribuídos livros e atividades impressas logo nos primeiros dias, seguindo todos os protocolos de segurança. As tarefas impressas são explicadas e orientadas pela própria unidade de ensino. Serão entregues para as famílias mediante um calendário, sendo uma turma por dia para não haver aglomeração.