Esporte
Cruzeiro x Minas: clássico vale vaga na final da Copa Brasil Masculina
Duelos regionais agitam semifinais nesta quinta em Saquarema
O Centro de Desenvolvimento de Vôlei, em Saquarema (RJ), será palco de mais um clássico mineiro. E o duelo entre os principais rivais do estado tem um ingrediente a mais, já que vale vaga na decisão da Copa Brasil. Cruzeiro e Minas se enfrentam nesta quinta-feira, às 21h30, com transmissão do SporTV2. Será a segunda semifinal, que terá mais cedo, a partir das 19h, o confronto paulista entre Taubaté e Campinas.
Pentacampeão, o Cruzeiro busca o sexto título da Copa Brasil. O time celeste avançou à semifinal com triunfo sobre o América, por 3 a 0, em Contagem. O Minas, por sua vez, almeja conquista inédita – em 2019 a equipe de BH chegou à final e foi derrotada pelo rival estrelado por 3 a 0, em Lages, no interior catarinense. Nas quartas, o MTC bateu o Uberlândia por 3 a 1, em casa, e se classificou à etapa decisiva.
Entre os times paulistas, o Taubaté foi campeão duas vezes, em 2015, diante do Campinas, com triunfo por 3 a 0, e 2017, contra o Sesi-SP, pelo mesmo placar. Nas duas ocasiões, a fase final da Copa Brasil foi no Ginásio Taquaral, em Campinas.
O Cruzeiro chega embalado pela liderança da Superliga, com 48 pontos – venceu 17 das 18 partidas -, enquanto o Minas ocupa o quarto lugar com 33 (ganhou 12 e perdeu quatro vezes). Na competição, os times estão empatados em confronto, com um triunfo para cada lado: 3 a 2 para o MTC, no turno, em BH, e 3 a 0 para os celestes, no returno, em Contagem.
Do lado celeste, o levantador Cachopa disse que enfrentar o Minas é sempre um momento diferente. “É uma competição que a gente gosta muito de jogar, acho que os resultados mostram isso. Também juntou o clássico, que nos dá uma motivação a mais para jogar. Os jogos contra o Minas sempre têm um lugar especial na história do clube. Então acho que vai ser uma disputa interessante. Acho que eles também vêm com esse sentimento de clássico, de querer vencer”, enfatizou.
Cachopa considera que a derrota celeste para o Minas no primeiro turno serviu de alerta e aumentou a vontade de dar o troco. “Foi o único time que venceu a gente na Superliga até agora, então a gente fica com esse sentimento de querer dar mais um pouco. Mas acho que todo jogo a gente entra com esse sentimento de querer vencer, dar mais para ganhar, e acho que amanhã (quinta) não vai ser diferente”, declarou.
Pelo Minas, o experiente levantador William, que fez sucesso no rival celeste, se mostra confiante em função do momento de embalo da eqiupe na Superliga. “As expectativas são as melhores. O time está em uma crescente, está jogando bem. Em termos de resultados, tivemos um positivo e um negativo contra eles. A gente se conhece bem, são times que se encontram bastante em Campeonato Mineiro, Superliga. Acho que a gente tem um jogo complicado, mas com totais condições de sair com resultado positivo”, frisou.