Connect with us

Educação & Cultura

Entenda por que o lockdown é um dos maiores crimes já praticados contra a humanidade

A prática radical de confinar forçadamente os cidadãos em suas próprias moradias é uma atitude inédita no mundo livre e democrático. Nunca antes tão grande despotismo foi implantado, repentinamente, sob qualquer que fosse o arremedo de justificativa, em culturas fundamentadas nos valores que garantiram o progresso civilizacional até os dias de hoje. O atual cenário internacional não surpreenderia os pais fundadores de qualquer nação grandiosa apenas pela ousadia inata a esse ineditismo totalitário, até porque, como já prenunciava Thomas Jefferson, “o preço da liberdade é a eterna vigilância”, pressupondo a constante espreita ditatorial de grupos perversos, mas também, e principalmente, pela passividade dos povos em lidar com a violação íntima de seus direitos naturais.

Entrar no mérito dos resultados do famigerado lockdown deveria, num estado de sanidade social básica, ser encarado como um absurdo colossal tanto quanto priorizar a discussão da qualidade do enterro de uma vítima de assassinato criminoso com requintes de crueldade, em detrimento de repudiar, rechaçar e punir a atrocidade, mas, parafraseando Jesus Cristo, “por causa da dureza de vossos corações” em enxergar as nuances vivas da realidade, tal enfoque ainda pode ser pertinente no intento de alertar os indivíduos sobre o âmago do mal. É importante deixar claro já de partida que o ônus da prova cabe ao propositor da medida atípica que, implantada, impacta um grande universo de pessoas, que será obrigado a segui-la, ou seja, cabe aos executores e entusiastas do lockdown provar a sua suposta eficácia para conter a pandemia, ou ao menos que ela é muito provável, considerando que não entrou-se no mérito se é moral, cultural e politicamente concebível. No entanto, não há tal evidência, ao contrário, há indícios expressivos de que o referido autoritarismo de roupagem sanitária agrava os efeitos da pandemia. Os cinco países com maior número de mortes por Covid-19 (até 20/01/2021) por milhão de habitantes são Bélgica, Eslovênia, Itália, Bósnia e República Tcheca, respectivamente. Os governos dessas nações são exemplos de praticantes rígidos e incansáveis do confinamento forçado, fechando o comércio e atentando brutalmente contra a liberdade de seu povo, tendo todos eles implantado seus primeiros lockdowns ainda no primeiro semestre de 2020, no início da pandemia ou mesmo antes de ela ser decretada pela OMS.

O confinamento compulsório, restringindo a população a saídas para compras no supermercado ou em farmácias, além de atendimento médico, tem como tese o pretenso “achatamento da curva” de contaminações, o que reduziria o número de internações, coibindo a superlotação do em geral precário sistema de saúde e as mortes por negligência que seriam oriundas de tal cenário. Entretanto, essa ideia jamais foi testada em grande escala ou com dados confiáveis e considera um pressuposto frágil: o de que meramente reduzir as possibilidades legais de lugares e estabelecimentos a serem frequentados inibiria a circulação do vírus. O que dois notórios estudos, feitos nos Estados Unidos e na Espanha, apontam é que, no caso do país europeu, pessoas que não trabalham em funções consideradas pelos governos como essenciais, como segurança pública, serviços de saúde e supermercado, tendo suas rotinas mais restritas pelo lockdown, se contaminaram (6,3% de infectados) mais do que aquelas que estavam saindo praticamente todos os dias de sua moradia para trabalhar várias horas diárias nos referidos setores (5,3% de infectados); e, no caso dos americanos, 66% dos hospitalizados infectados pelo Covid-19 do estado de Nova York estavam sob o regime de confinamento antes da contaminação. Isso pode ser explicado pelo fato de que as pessoas, ao se contaminar nos locais de circulação permitida, retornam para seus lares, onde, em geral, vivem aglomeradas junto ao seu respectivo núcleo familiar, que outrora tinha seus membros revezando a presença na moradia, entre rotinas de aula, expediente e lazer. Essa sistemática, somada à deterioração da imunidade dos confinados, deficientes em vitamina D pela baixa exposição ao Sol, sedentárias, depressivas e naturalmente mais desleixadas com autocuidados básicos, deve contribuir para a maior incidência de contaminações no grupo mais afetado pelo lockdown.

Poucas nações se opuseram ao totalitarismo voraz e insaciável da quarentena generalizada imposta, entre eles o Brasil, que por meio de seu governo federal rechaçou veementemente tal prática, inclusive em pronunciamento televisivo do presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o Supremo Tribunal Federal retirou a prerrogativa constitucional do chefe de Estado nacional de decidir sobre tal política (“Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: II – cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;“), delegando-a aos governadores e ditando que os prefeitos só podem aceitar ou agravar as diretrizes restritivas do governo de seu respectivo estado. Após incessantes críticas e ataques midiáticos ao presidente, impulsionados pela grande ânsia por dinheiro público, fomentada pelos permissivos decretos de Calamidade Pública, um artigo da renomada revista científica The Lancet admitiu, no dia 19 de setembro de 2020, que “as evidências sugerem que ele (Jair Bolsonaro) estava certo” sobre sua postura para com a política de lockdown.

O lockdown não pode jamais ser respeitado; é um grande crime contra a humanidade, porque atenta contra a liberdade básica dos cidadãos ilibados, é o motivo da crise econômica que gerou a perda de cerca de 400 milhões de empregos em todo o mundo, aniquilando o sustento das pessoas, expondo-as a inúmeras enfermidades e mazelas. Além disso, é um crime hediondo contra a Constituição Federal do Brasil, que determina expressamente que o cerceamento radical dos direitos fundamentais da população, inclusive o de ir e vir, só é permitido quando o presidente da República solicita Estado de Sítio e o Congresso Nacional referenda o ato: 

Art. 137. O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorização para decretar o estado de sítio nos casos de:

I – comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa;
II – declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.
Parágrafo único. O Presidente da República, ao solicitar autorização para decretar o estado de sítio ou sua prorrogação, relatará os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta.”.

Art. 139. Na vigência do estado de sítio decretado com fundamento no art. 137, I, só poderão ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas:

I – obrigação de permanência em localidade determinada;

II – detenção em edifício não destinado a acusados ou condenados por crimes comuns;
III – restrições relativas à inviolabilidade da correspondência, ao sigilo das comunicações, à prestação de informações e à liberdade de imprensa, radiodifusão e televisão, na forma da lei;

IV – suspensão da liberdade de reunião;

V – busca e apreensão em domicílio;
VI – intervenção nas empresas de serviços públicos;
VII – requisição de bens.
Parágrafo único. Não se inclui nas restrições do inciso III a difusão de pronunciamentos de parlamentares efetuados em suas Casas Legislativas, desde que liberada pela respectiva Mesa.”

AUTOR:

DIEGO CAVALHEIRO – Economista formado na UFPB; Editor-chefe do blog Pensando Direita; Empresário; Consultor financeiro; Cofundador da Rede Intelicidades.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública57 segundos ago

Sem “kids” pretos, Exército cria nova unidade especial: inteligência artificial e alta precisão — De onde veio a ideia e o que ela promete

Segurança Pública4 minutos ago

Tropas expulsas por recusar vacina contra COVID-19 podem voltar: Qual o custo e as consequências para as Forças Armadas?

Segurança Pública10 minutos ago

Polícia Militar apreende três armas de fogo na zona norte de João Pessoa

Segurança Pública13 minutos ago

OPERAÇÃO VERÃO: PM apreende cinco armas de fogo e frustra criminosos em João Pessoa

Segurança Pública15 minutos ago

NO SERTÃO: Mais dois investigados são presos após investigações da Polícia Civil

Segurança Pública18 minutos ago

‘24 HORAS’: Polícia Civil recupera em Bayeux carro que havia sido roubado em João Pessoa

Esporte30 minutos ago

Botafogo/PB vence Auto Esporte por 1 × 0, conquista 3ª vitória seguida e lidera Campeonato Paraibano

Politíca38 minutos ago

Deputado Cabo Gilberto representa a Paraíba na posse de Donald Trump em Washington

Politíca1 hora ago

O Partido Liberal-PL em Ascensão: Um olhar sobre o contexto político em João Pessoa

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

Reforma Tributária: O que muda para o agronegócio com as novas regras?

Nacional18 horas ago

Equipe econômica enfrenta rachas e desafios internos no governo Lula

Esporte19 horas ago

Arrascaeta sobre retorno ao Flamengo: ‘Não me sinto bem na parte física’

Esporte19 horas ago

Whittaker se diverte com Adesanya, zomba de Poatan e recusa luta nos meio-pesados: ‘Nem pensar!’

Esporte19 horas ago

F1: Equipe de gerenciamento de Verstappen nega rumores de ida para Aston Martin

Esporte19 horas ago

Treinador do Auto quer surpreender no BotAuto e projeta Doido de Mandacaru como titular

Saúde19 horas ago

Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China

Saúde19 horas ago

Entenda o que é enfisema pulmonar, doença diagnosticada em David Lynch

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

Imagem impressionante de astronauta reúne Terra, Via Láctea e satélites

Educação & Cultura19 horas ago

Sisu 2025: Veja 5 dicas para aumentar a chance de conquistar uma vaga

CIÊNCIA & TECNOLOGIA19 horas ago

Teste do Google ameaça jornalismo e democracia, dizem editores na Europa

ECONOMIA19 horas ago

Lula sanciona 1ª parte da reforma tributária; IVA pode ter maior alíquota do mundo

Educação & Cultura19 horas ago

Novo programa para professores com bolsa de R$ 1.050 e valor extra

Segurança Pública19 horas ago

Comunicado geral para todos que conduzem veículos em 2025

ECONOMIA19 horas ago

Saiba como verificar seu CPF gratuitamente no SPC e Serasa

ECONOMIA19 horas ago

INSS pode suspender benefício por falta de saque do pagamento

ECONOMIA19 horas ago

Dólar fecha em R$ 6,06 e Bolsa sobe, com posse de Trump e entrevista de Haddad no radar

Nacional19 horas ago

Moraes manda PF ouvir governador sobre conversas entre Bolsonaro e Valdemar

Nacional19 horas ago

Aliada de Janja é demitida da Secom e estrategista das redes de João Campos assume

Nacional20 horas ago

Onze anos depois da Lava Jato, uma nova investigação aterroriza políticos em Brasília

Nacional20 horas ago

Comitiva para posse de Trump terá 21 deputados; veja quais são

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura21 horas ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde21 horas ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional21 horas ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional21 horas ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte23 horas ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional3 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde3 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA3 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde4 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde4 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br