ESTADO
Folia virtual da FCJA é aberta promovendo encontro de Carnavais do ontem e hoje
O ontem e o hoje juntos, com perspectivas de esperança para o amanhã. Assim foi o aquecimento para o início da live de estreia “Folia de Casa”, da Fundação Casa de José Américo, na noite dessa segunda-feira (15), marcado por um clima de resgate histórico e saudosismo, numa mistura de ritmos dos antigos Carnavais. Um convite para os internautas entrarem na sintonia dos bailes dos clubes de outrora e carnaval de rua.
Os cenários foram proporcionados pelo acervo fotográfico do homenageado da noite: o jornalista, escritor, carnavalesco, crítico de cinema e agitador cultural Wills Leal, falecido ano passado. As preciosidades, sob a guarda da FCJA, apresentadas com fundo musical, de ritmos variados, fez uma viagem no tempo e provocou a interação dos internautas no chat, exaltando a singularidade do momento.
O presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura, deu o toque de abertura, ao digitar: “Abram alas para passar a saudade. Rufem os clarins da esperança. Rufem os cantores dos corações, transbordando de vida. Abram alas para passar a saudade. Soem os clarins da esperança. Rugem os tambores dos corações…” E evidenciou: “É Carnaval. Em casa. Em segurança. Chorando por ontem e acenando para 22. Hoje”
O evento foi transmitido pelo canal oficial da FCJA no YouTube. A seguir, o professor Carmélio Reynaldo entrou em cena mediando os convidados da noite, para debater o tema “O papo é Carnaval”, com participação de carnavalescos, como os ex-presidentes do projeto Folia de Rua, produtora cultural Ana Gondim e jornalista Walter Santos, e do presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, folclorista Pedro Cândido.
A live contou ainda com a participação da irmã do homenageado Ana Leal, que recebeu uma cópia da tela, com o rosto do irmão, pintada pelo artista Tônio (Antônio Gonçalves de Sá). Wills Leal é a segunda personalidade a integrar a galeria virtual “Gente de Casa”, pelo privilégio de fazer parte do convívio do escritor, patrono e político José Américo de Almeida. Outra homenagem dedicada a Wills foi do poeta Raniery Abrantes, que declamou um poema.
Brindes – As ganhadoras dos kits, no sorteio do primeiro dia, foram as internautas Janete Rodriguez e Lúcia Guerra. O sorteio prossegue no evento desta terça-feira.
O “Folia de Casa” termina nesta terça-feira (16), com o tema “O papo é música” e terá as participações do Mestre Fuba, Maestro Chiquito, Rui Leitão e Sílvio Osias. A mediação é do professor e jornalista Carmélio Reynaldo.