CIDADE
Vereador apresenta reivindicações do povo ao secretário de Saúde de João Pessoa
Nosso mandato continuará apresentando as demandas, sugerindo alternativas, e cobrando, respeitosamente, as soluções e respostas que a sociedade deseja”, concluiu Marmuthe
O vereador Marmuthe Cavalcanti esteve reunido com o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, na tarde desta quinta-feira (18). Na ocasião, o parlamentar apresentou um documento com uma série de reivindicações da população, visando melhorias nas unidades de saúde e na qualidade dos serviços prestados aos pessoense.
A pandemia da Covid-19 e o processo de vacinação na Capital foi o primeiro ponto da conversa. Neste contexto, Marmuthe solicitou ao secretário a inclusão das pessoas com imunodeficiência no grupo prioritário de vacinação, pois trata-se de um grupo que possui déficit no sistema imunológico e, portanto, são mais suscetíveis a se contaminar, transmitir e apresentar quadros mais graves da doença.
O secretário Fábio Rocha concordou com o pedido e destacou sua importância para estas pessoas que têm a saúde debilitada. Inclusive, disse que apresentaria a solicitação do vereador durante a audiência de conciliação sobre o Plano de Vacinação na Paraíba, que acontece nesta sexta-feira (19). O gestor da Saúde também citou dados sobre a quantidade de vacinas recebidas pelo Município e o número de pessoas vacinadas até o momento.
Em seguida, Marmuthe pediu providências emergenciais em algumas Unidades Básicas de Saúde que visitou recentemente, como a UBS Paratibe II, em Paratibe; a Unidade de Saúde da Família Ipiranga, localizada no Planalto da Boa Esperança; e a Unidade de Saúde da Família Caminho do Sol, na Comunidade Frei Damião. As três precisam de reparos estruturais, equipamentos de trabalho e/ou insumos hospitalares. O vereador também solicitou a construção de uma Unidade de Saúde da Família no Loteamento Cidade Maravilhosa, devido a necessidade de ampliar a cobertura médica naquela região.
A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é reativar a UBS Paratibe II em 15 dias. Com relação a Unidade de Saúde Ipiranga, que vem atendendo um número de pessoas muito acima da sua capacidade, a proposta é formar uma equipe de expansão, a partir da redistribuição de profissionais de outras equipes. Quanto a Unidade de Saúde Caminho do Sol, a SMS informou que está providenciando a compra de insumos odontológicos e a contratação de profissionais para reforçar o atendimento à população.
Além disso, Marmuthe solicitou a regularização, com urgência, da entrega de insumos para ostomizados na Rede Municipal de Saúde, especialmente no Cais de Jaguaribe; e o retorno da entrega de medicamentos e dietas especiais na Farmácia Municipal. O secretário Fábio Rocha e seus assessores informaram que novos contratos estão sendo firmados para regularizar as entregas ao público atendido. A situação deve ser normalizada em 30 dias.
Ao final do encontro, o parlamentar também pediu uma análise referente a melhoria e equiparação salarial de categoriais profissionais da Saúde, a exemplo dos técnicos de enfermagem, enfermeiros e auxiliares em saúde bucal, pois existem casos de divergência de valores pagos – a título de remuneração, benefícios e insalubridade – para profissionais de mesma função e mesma Unidade de Saúde.
“A reunião teve um saldo muito positivo, pois as reivindicações do povo foram bem recebidas, e algumas já estão sendo providenciadas pela Gestão Municipal. Nosso mandato continuará apresentando as demandas, sugerindo alternativas, e cobrando, respeitosamente, as soluções e respostas que a sociedade deseja”, concluiu Marmuthe.