CIDADE
ALPB aprova projeto de Pollyanna que classifica Brejo do Cruz como município de interesse turístico
PLO nº 1.382/2019 foi aprovado por unanimidade na Sessão desta terça-feira (23)
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 1.382/2019, de autoria da deputada Pollyanna Dutra, que classifica Brejo do Cruz como município de interesse turístico do estado da Paraíba. A matéria foi proposta no primeiro ano de mandato da parlamentar e, agora, foi apreciada pelos 36 parlamentares da Casa de Epitácio Pessoa, que compreenderam a relevância e o peso da matéria.
“Brejo do Cruz é bonita por natureza. Tem uma pedra de Turmalina, que cantou Zé Ramalho: ‘Na pedra de turmalina e no terreiro da usina eu me criei’. Brejo também tem um acervo arqueológico muito bonito, um sítio com várias escrituras rupestres, tem suas águas limpas e transparentes, um museu que tem um acervo de Zé Ramalho e tem gente boa. É uma cidade linda que a Paraíba precisa ver e precisamos, sim, incentivar o turismo e a propagação de mais cultura naquela cidade, por isso fizemos questão de trazer essa propositura, valorizando a nossa terra sertaneja, que tanto tem a ofertar”, explicou a parlamentar.
Brejo do Cruz é um município brasileiro do estado da Paraíba localizado na Região Geográfica Imediata de Catolé do Rocha-São Bento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, sua população era estimada em 13.123 habitantes e sua área territorial é de 399 km. Brejo foi citada na música Brejo do Cruz de Chico Buarque em homenagem ao amigo e também cantor Zé Ramalho, natural desta cidade. É também citada na música “Avôhai”, do Zé Ramalho.
“Isto posto, é perceptível que esse potencial turístico pode ser ampliado e desenvolvido, sendo de fundamental importância reconhecer o município de Brejo do Cruz como de interesse turístico no Estado da Paraíba, possibilitando a criação de políticas públicas nesse sentido, investimentos e estruturação da cidade”, complementou Dutra em seu Projeto de Lei Ordinária. Agora, após aprovação unânime na ALPB, a matéria segue para sanção por parte do governo do estado.