CIDADE
Marmuthe parabeniza as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher
Nesta segunda-feira (8) é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a luta histórica das mulheres por igualdade de direitos, contra o sexismo, violência e desigualdades em relação aos homens. E neste dia tão importante para toda a sociedade, o vereador de João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti, parabeniza as mulheres pelas lutas e conquistas ao longo dos anos, especialmente as pessoenses.
Na Câmara de João Pessoa o parlamentar produziu e aprovou a Lei Municipal 1.865/2017, que dispõe sobre a necessidade de notificação, por todo e qualquer funcionário da rede pública e privada, dos casos e indícios de quaisquer espécies de violência, agressão ou maus tratos contra as mulheres, em seus locais de trabalho, na capital paraibana. A norma determina que o superior hierárquico, ao receber uma comunicação/denúncia do seu subordinado, tem o dever de comunicar o fato na delegacia ou em outro órgão competente, para que este adote as medidas necessárias e legais cabíveis.
“Com o aumento da violência contra as mulheres durante a pandemia da Covid-19, é preciso fortalecer e ampliar, urgentemente, o combate a todos os casos de agressão contra elas. Não podemos ficar apenas assistindo esta crescente onda de violência. Por isso, todos precisam estar juntos no enfrentamento a estes crimes, apoiando as vítimas, fortalecendo as campanhas de conscientização e combate à violência contra as mulheres, estimulando a notificação destes casos lamentáveis aos órgãos competentes, promovendo debates e, principalmente, lutando contra a impunidade”, disse Marmuthe.
O vereador também destaca o papel fundamental da mulher para o desenvolvimento da sociedade, de forma mais justa, respeitosa e solidária. “Apesar de todas as dificuldades, cotidianas e históricas, as mulheres continuam na luta, exercendo papeis fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, desde o núcleo familiar até as questões trabalhistas, políticas, econômicas, sociais, científicas, culturais, entre outras. Em todas as áreas sempre tem uma mulher se destacando, conquistando seu espaço, e abrindo novos horizontes. Por isso, merecem as nossas homenagens todos os dias do ano”, afirmou Marmuthe.
8 de março – O Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, protestos, greves, comitês, etc. A primeira edição do Dia da Mulher aconteceu em março de 1911. Nesse dia, mais de um milhão de pessoas protestaram pelos direitos das mulheres na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. Acima de tudo, esta é uma data de conscientização, reconhecimento e fortalecimento da luta por direitos e pela igualdade.