Connect with us

Educação & Cultura

O que falta para articular prática e teoria nos cursos de licenciatura

Estudo mapeia o que há de mais atual nos currículos e nas metodologias dos cursos de formação inicial pelo mundo; conheça o exemplo de uma instituição brasileira que se aproxima da Base de Formação

A experiência internacional aponta para uma tendência de articulação entre teoria e prática como um dos eixos da formação inicial de professores. Em países como o Chile, Estados Unidos e em várias partes do mundo, cursos de pedagogia e licenciatura se ancoram em estágios, muitas vezes, ao longo de toda a formação.

Além disso, nesses locais, a base teórica dialoga com a experiência que os professores em formação têm nas escolas. Esses são alguns dos aspectos da apresentados na nota técnica “Formação Inicial de professores: Uma visão para a construção de propostas pedagógicas orientadas para a prática”, lançada pelo Instituto Península.

O estudo reúne evidências para fomentar o debate sobre um novo olhar para os cursos de pedagogia e licenciatura, alinhado com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores, aprovadas em 2019 e que devem funcionar como base para a reestruturação dos cursos de pedagogia e licenciatura no país. Antes das Diretrizes, em 2018, foi aprovada a BNC (Base Nacional Comum para a Formação de Professores). Ambas estão alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), modo que a formação de professores se articule com o que se espera da formação dos estudantes.

Nesse sentido, as Diretrizes estabelecem, entre outros pontos, uma carga horária de 3.200 horas, um perfil de egresso baseado em competências e enfatiza currículos baseados na prática e no conhecimento pedagógico do conteúdo (ou seja, como ensinar o conteúdo).

Em contrapartida, no Brasil, os cursos de pedagogia e licenciatura estão distantes desse modelo, pois tendem a enfatizar o conhecimento teórico, muitas vezes desarticulado da prática, como mostram pesquisas coordenadas por Bernadete Gatti. Com base na análise dos currículos de 71 cursos de pedagogia, a pesquisadora mostrou que, em 2010, os fundamentos da educação correspondiam a 27% dos currículos. Em 2015, subiram para 36%.

Para Alice Carraturi, doutora em educação pela USP (Universidade de São Paulo) e organizadora da BNC, as Diretrizes e a Base da Formação caminham na direção de experiências internacionais bem-sucedidas, especialmente no que diz respeito a uma visão mais profissional do trabalho do professor – diferentemente da percepção de que ser professor é uma vocação, defendida por muitos.

Em outros países, a prática não se resume ao estágio nos moldes dos cursos de pedagogia e licenciatura brasileiros: ela acontece ao longo de todo o curso, a partir do momento em que o estudante ingressa na faculdade, num modelo que se aproxima da residência, praticada nos cursos de medicina.

Em instituições como a Pontifícia Universidade Católica do Chile, destaca Alice, o currículo é voltado para a prática. “O professor precisa aprender o que vai ensinar, como vai ensinar e como o aluno pensa e aprende”, afirma. Nesse sentido, na universidade, as disciplinas teóricas não passam de 15% do currículo, enquanto no Brasil chegam a 75%, comenta a pesquisadora, que participou da elaboração da nota técnica. “Existe um preconceito que a prática não ensina a pensar, como se pensar e fazer fossem atividades apartadas uma da outra”.Existe um preconceito que a prática não ensina a pensar, como se pensar e fazer fossem atividades apartadas uma da outra

Na visão de André Raabe, professor e pesquisador da Univali, em Itajaí (SC), a necessidade de mais prática nos cursos de licenciatura é grande e é um avanço que a base tenha incluído a ênfase na prática. “Tradicionalmente, temos uma formação muito teórica e também temos muita dificuldade na obtenção de estágios, de que os estudantes tenham uma prática transformadora”.
Ele lembra que é um desafio proporcionar estágios de docência a todos, especialmente nos cursos a distância, em que é necessário atender a um grande número de estudantes. “Também é um desafio que a prática não seja desassistida, que tenha intenção pedagógica. Essa relação entre universidades e as redes, especialmente as públicas, precisa ser mais bem regulamentada”, analisa Raabe.

No Chile
Na experiência chilena, a ênfase na prática consiste em permitir que os estudantes tenham vivência da sala de aula e da escola desde o primeiro semestre. “O professor que está em formação precisa ter contato com a atividade real para ser capaz de responder a um problema prático”.O professor orienta, o aluno aplica na escola onde faz o estágio e dá a devolutiva do que deu certo ou errado

Outro ponto importante é que o estágio é bem orientado, afirma organizadora da BNC. “O professor orienta, o aluno aplica na escola onde faz o estágio e dá a devolutiva do que deu certo ou errado”. Outra característica é a articulação entre o professor que orienta o estágio e o professor da escola onde o estudante faz o estágio. “Os dois são corresponsáveis pela formação”.

Além do Chile, a “experiência da escola real” está presente na formação de professores em países como Israel, Finlândia, Austrália e Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o chamado modelo Step, sigla de Stanford Teachers Education Program (Programa de Formação de Professores da Universidade de Stanford), que busca o equilíbrio entre teoria e prática, aplicando a primeira para resolver desafios que surgem no dia a dia, é uma fonte de inspiração para instituições de ensino em várias partes do mundo.

Um caso brasileiro
Trazer abordagem para a realidade brasileira envolve uma série de desafios, como revela a experiência da Faculdade Wlademir dos Santos, em Sorocaba (SP). Desde 2016, a instituição mantém um curso de pedagogia organizado em módulos numa proposta que se alinha com os princípios que nortearam a Base da Formação.

O curso prevê atividades de estágio desde o primeiro semestre, realizadas em escolas privadas e públicas do município e integradas às aulas, no período noturno. Os estagiários recebem uma bolsa.

“Durante quatro anos, nossos estudantes passam de 4 a 6 horas por dia numa escola, vivenciando a realidade como ela é”, conta Maura Maria Moraes de Oliveira Bolfer, coordenadora da faculdade.

Por isso, o curso exige dedicação integral dos alunos. Em contrapartida, a formação articula a teoria e a prática, permitindo que os estudantes compreendam e analisem suas experiências à luz do conhecimento teórico. Maura dá um exemplo: ao analisar um planejamento de aulas do professor da escola onde fazem estágio, os estudantes são instigados a perceber as metodologias de ensino embutidas no planejamento, as concepções de ensino e aprendizagem.

Cada módulo é composto por cinco disciplinas e cada uma delas é ministrada em um dia da semana. Assim, as aulas são mais longas do que o usual, o que favorece a utilização de metodologias ativas e, mais uma vez, a articulação entre teoria e prática.

Os docentes da faculdade são professores ou passaram pela educação básica e têm pós-graduação, ou seja, também eles articulam teoria, pesquisa e prática. “Isso é importante porque os alunos têm nos professores um modelo de como atuar quando estiverem formados”, analisa Maura.

A proposta, porém, esbarra em alguns obstáculos, como por exemplo, o fato de ser período integral, o que destoa da maior parte dos cursos de pedagogia e licenciatura.
Nesse sentido, Raabe destaca que um dos problemas centrais é a cultura estabelecida. Para isso, os professores que atuam nas licenciaturas precisam receber o apoio necessário para oferecer atividades práticas mais conectadas com o sistema educacional.

“Toda mudança precisa ser feita com critério e cuidado, portanto essa incorporação não deve ser de modo radical. Ela deve ser gradativa e de modo que os cursos tenham condições para incorporar as mudanças”, aprofunda Raabe. Tão importante quanto incorporar a prática aos cursos, são os mecanismos de gerenciamento e acompanhamento factíveis e realistas no curto, médio e longo prazo. Em educação as mudanças não acontecem de uma hora para a outra”, conclui.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional3 horas ago

Bolsonaro fora da posse de Trump é destaque na mídia internacional

CIDADE3 horas ago

VERÃO EM CABEDELO  Programação esportiva e cultural de Cabedelo segue neste fim de semana diversas atrações no Dique

Internacional11 horas ago

Você consegue adivinhar quais são as 10 nações mais perigosas para os cristãos?

ENTRETENIMENTO11 horas ago

8 nomes de bebês para meninas recém-nascidas que representam esperança

ENTRETENIMENTO11 horas ago

A chave para superar o vício é praticar a virtude oposta

ENTRETENIMENTO11 horas ago

Por que devemos ouvir mais música no dia a dia?

ECONOMIA12 horas ago

Imposto de Renda 2025 para MEI: saiba como declarar

Judiciário12 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

Judiciário12 horas ago

Explosão de nepotismo no Brasil: conduta ilegal, imoral ou inconveniente?

Judiciário12 horas ago

Aborto no Brasil: a relevância do sigilo médico na proteção da dignidade feminina

Judiciário12 horas ago

O modelo neoconstitucionalista como causador da insegurança jurídica no STF

Educação & Cultura12 horas ago

Escola sem celular é educar sem distrações

Saúde12 horas ago

Dengue no Brasil: o que esperar para 2025 e como o Ministério da Saúde se prepara

Esporte12 horas ago

João Fonseca, atleta XP, entra no ranking global de melhores tenistas

Internacional12 horas ago

O que esperar da posse de Donald Trump nos EUA

Internacional12 horas ago

Rússia condena advogados de líder opositor morto na prisão

Internacional12 horas ago

Minas espalhadas na Síria ameaçam 5 milhões de crianças, diz Unicef

Internacional12 horas ago

Guterres saúda acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza

Internacional12 horas ago

Desemprego global deve persistir perto da mínima histórica de 5% em 2025

Internacional13 horas ago

Número de crianças deslocadas pela violência no Haiti sobe 48% desde setembro

Judiciário13 horas ago

Moraes nega reconhecimento de visita íntima em cadeias como direito fundamental

Judiciário13 horas ago

Jurisprudência em Teses apresenta novos entendimentos sobre direitos da criança e do adolescente

Judiciário13 horas ago

Ampliação das licenças maternidade e paternidade avança no Senado em 2025

CIDADE13 horas ago

Prefeitura de Cabedelo realiza ações de educação ambiental durante todo o mês de janeiro

Segurança Pública13 horas ago

Sem “kids” pretos, Exército cria nova unidade especial: inteligência artificial e alta precisão — De onde veio a ideia e o que ela promete

Segurança Pública13 horas ago

Tropas expulsas por recusar vacina contra COVID-19 podem voltar: Qual o custo e as consequências para as Forças Armadas?

Segurança Pública13 horas ago

Polícia Militar apreende três armas de fogo na zona norte de João Pessoa

Segurança Pública13 horas ago

OPERAÇÃO VERÃO: PM apreende cinco armas de fogo e frustra criminosos em João Pessoa

Segurança Pública13 horas ago

NO SERTÃO: Mais dois investigados são presos após investigações da Polícia Civil

Segurança Pública13 horas ago

‘24 HORAS’: Polícia Civil recupera em Bayeux carro que havia sido roubado em João Pessoa

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 dia ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde1 dia ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional1 dia ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional1 dia ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte1 dia ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional3 dias ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde3 dias ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA3 dias ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde5 dias ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde5 dias ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde2 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA2 semanas ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional3 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br