CIDADE
Vereadora Eliza propõe comissão especial para tratamento inicial da Covid-19
A vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereadora Eliza Virgínia (PP), apresentou, em sessão remota nesta terça-feira, junto com outros vereadores, uma proposta para a criação da comissão especial para tratamento inicial da covid-19, visando debater sobre a importância da utilização do tratamento inicial contra o vírus. A parlamentar defende o tratamento precoce e que o sistema SUS possibilite às pessoas de serem tratadas de forma precoce.
“Gostariamos de formar uma comissão de vereadores para que possamos juntos pedir encarecidamente que a Prefeitura de João Pessoa venha a repensar esse protocolo, sabemos que alguns médicos já passaram. Temos que ter uma organização para que as pessoas que queiram se tratar assim elas possam ter a possibilidade no sistema SUS”, disse Eliza em sessão remota na CMJP.
Para a parlamentar, as filas ainda são grandes para a vacinação e ainda faltam muitas pessoas serem vacinadas, então, para isso, apresenta a proposta de um tratamento antes mesmo de apresentar ou nos primeiros dias dos sintomas. “Temos que evitar que as pessoas cheguem a irem para a UTI. No momento não precisamos aumentar o número de leitos, mas buscar tratar as pessoas no início da doença”, justificou Eliza.
Outros estados e municípios do país, estão usando esse método, a exemplo de Porto Feliz, São Lourenço, Taquara, Búzios, São pedro, Gramado, Porto Seguro, entre outros, estão conseguindo combater com mais eficiência os casos de infecção por coronavírus, diminuindo assim os números de pessoas infectadas, consequentemente, desafogando os leitos hospitalares.
“O tratamento inicial, além de salvar vidas, também é mais vantajoso para os cofres públicos, uma vez que seu custo é bem mais barato, enquanto a execução dos protocolos indicados para pacientes graves se eleva em média a R$ 1. 600,00 ( Um mil e seiscentos reais)”, revelou a parlamentar.
Além de Eliza, fazem parte dessa comissão os vereadores: Carlão Pelo Bem, Sobreira e Bispo José Luiz.