Politíca
Deputado debate com INSA utilização da água do São Francisco para implantar projetos de irrigação e Vilas Produtivas
Utilizar as águas do Rio São Francisco que deságuam nos Rios Piranhas, Paraíba e Piancó para fortalecer a agricultura e a economia paraibana, através de projetos de irrigação e implantação de Vilas Produtivas Rurais. Este foi o tema da reunião que ocorreu, nesta quarta-feira (24), entre o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) a presidente do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Mônica Tejo. A iniciativa é defendida pelo parlamentar, que pediu apoio da entidade para colocar em prática esse projeto que vai gerar emprego, renda e desenvolvimento para o estado.
“A ideia é fazer com que as águas do Rio São Francisco que entram na Paraíba por meio do eixo norte, eixo leste e o terceiro eixo da transposição, que virá através do Rio Piancó, sejam utilizadas para criação de projetos de irrigação, visando o fortalecimento da agricultura e da economia no estado, a partir da geração de emprego e renda mudando, consequentemente, a vida das famílias destas regiões”, explicou Tovar.
O parlamentar destacou que o canal Acauã-Araçagi irrigará 16 mil hectares. A proposta é que as águas do Rio São Francisco sejam utilizadas em projetos menores de irrigação para produção de alimentos e ração animal, por exemplo. “O INSA terá um papel fundamental neste projeto, que é o de realizar um levantamento das áreas passíveis de irrigação nos três eixos da transposição do São Francisco, para que após essa etapa possamos desenvolver e executar o projeto”, ressaltou.
Integrando ainda a proposta apresentada à presidente do INSA, Mônica Tejo, está à implementação de Vilas Produtivas Rurais totalmente estruturadas com postos de saúde, escolas, praças, quadras poliesportivas, campo de futebol, centro comunitário, rede de água, esgoto e energia elétrica.
Encaminhamentos – Tovar já solicitou audiência em Brasília para cobrar agilidade e continuidade nas obras da transposição que correspondem ao terceiro eixo, que trata do Rio Piancó e junto com INSA irá marcar uma reunião com o Ministério de Desenvolvimento Regional para começar a desenhar o projeto discutido na tarde de hoje com Mônica Tejo.