Connect with us

Nacional

Na verdade, é a esquerda progressista quem acredita que o mercado é perfeito e imune a falhas

Os intervencionistas são os verdadeiros fundamentalistas: de impostos a lockdown

O artigo abaixo, originalmente de 2018, foi atualizado para incorporar o mais recente delírio fundamentalista dos progressistas: os lockdowns

Rotular o oponente de maneira pejorativa tornou-se uma prática bastante comum. É muito mais fácil estereotipar o interlocutor, atribuindo-lhe rótulos depreciativos, do que engajar em uma discussão significativa e racionalmente honesta.

Por exemplo, se, em meio a um debate econômico sobre pobreza, saúde, educação, infraestrutura ou mesmo comércio exterior, você sugerir uma solução de mercado, dizendo algo do tipo “deixem o mercado cuidar disso”, você será, na mais benevolente das hipóteses, rotulado de “fundamentalista” ou mesmo “reacionário”.

Aparentemente, defender soluções de mercado faz de alguém um “fundamentalista” porque tal pessoa estaria se comportando de maneira ingênua e com uma devoção religiosa.

Só que a posição do “deixem o mercado cuidar disso”, longe de ser ingênua, é a mais realista que existe. Ela reflete o entendimento de que qualquer problema que você possa imaginar — reconstruir uma terra arrasada por um terremoto, fornecer educação e saúde de excelente qualidade para crianças e adultos, reduzir congestionamentos em ruas e estradas, fornecer uma moeda de qualidade, construir pontes e estradas, fornecer água tratada e encanada — será mais bem resolvido, com muito mais eficiência, presteza e baixo custo, por indivíduos atuando livremente na arena das trocas voluntárias e pacíficas (mercado) do que por burocratas do governo.

Recomendar o mercado (a livre interação entre pessoas) em lugar do governo (a intervenção de burocratas) significa a humildade de reconhecer que ninguém possui informação e conhecimento suficientes para determinar, ou mesmo prever, quais métodos específicos são os melhores para lidar com o problema. Significa recomendar que se permita que milhões de pessoas criativas, cada uma com perspectivas distintas e com seus próprios conhecimentos e percepções, voluntariamente contribuam com suas próprias idéias e esforços para lidar com o problema. 

Isso é o exato oposto de ingenuidade e fundamentalismo.

Agora, em contraste a isso, se você analisar as principais posições dos estatistas e intervencionistas nas mais diversas áreas — impostos, subsídios, agências reguladoras, tarifas protecionistas, leis trabalhistas e lockdowns —, você imediatamente perceberá que eles é que são os verdadeiros ingênuos e fundamentalistas de mercado.

Quem é o fundamentalista?

Impostos

Comecemos pela questão dos impostos. Aqueles que defendem aumentos de impostos acreditam sinceramente que eles não só não afetarão a economia, como também irão aumentar o bem-estar de todos.

Já a teoria econômica ensina que aumentos de impostos diminuirão a quantidade de capital disponível para financiar investimentos, expandir a capacidade produtiva e contratar mão-de-obra. Com mais impostos, há mais dinheiro nas mãos de burocratas e menos nas mãos de empreendedores e de consumidores. Isso, por si só, não tem como aumentar o bem-estar de todos e nem como tornar a economia mais rica.

No entanto, para os defensores de aumento de impostos, eles não geram problema nenhum. De alguma maneira, as empresas, mesmo sendo mais tributadas, irão dar um jeito de arcar com este ônus e ainda assim contratar mais pessoas, investir mais, produzir mais e, com isso, manter altas taxas de crescimento econômico.

Igualmente, os consumidores, mesmo tendo agora uma menor renda disponível, irão de alguma maneira consumir mais, gerar mais lucros para as empresas e, com isso, aumentar empregos e investimentos em toda a economia.

Para os intervencionistas, portanto, tanto empreendedores quanto consumidores irão se adaptar aos maiores impostos, de modo que as potenciais consequências negativas — menor criação de riqueza e menores níveis de produção — podem ser perfeitamente evitadas.

Sinceramente, isso sim representa uma extraordinária crença na capacidade do mercado. Tratar a economia como à prova de impostos significa colocar uma enorme e ingênua fé no mecanismo de mercado. Infelizmente, o mercado não é tão poderoso assim, não obstante essa profunda fé dos estatistas. Impostos, com efeito, geram consequências econômicas e significativos efeitos adversos.

Subsídios

Subsídios funcionam da mesma maneira.

Intervencionistas acreditam que o governo tomar dinheiro de uns e repassar a outros é algo que pode trazer enriquecimento para todos.

Eles ignoram que subsídios empobrecem aqueles de quem o dinheiro foi confiscado e beneficiam aqueles recebedores, os quais irão ser contemplados de acordo com suas conexões políticas. Igualmente, eles ignoram que subsídios aumentam a ineficiência da economia como um todo, pois quem recebe os subsídios não mais precisa se preocupar em agradar os consumidores para auferir receitas, e sim apenas fazer os conchavos com os políticos que estão no poder. Empresa beneficiada por subsídios tem de agradar a políticos (para continuar recebendo o butim), e não aos consumidores.

No final, os subsídios distorcem toda a economia e geram inúmeras ineficiências. Empresas eficientes são tributadas para bancar as ineficientes. As ineficientes se expandem (graças ao apoio do governo), adquirem maiores fatias de mercado (pois seus custos operacionais efetivos são menores graças ao dinheiro que recebem do governo) e com isso expulsam as mais eficientes. No final, empresas que tinham potencial são preteridas por aqueles que possuem conexões políticas.

No entanto, para os intervencionistas, nada disso irá acontecer e o mercado saberá arcar com esta intervenção distorciva de maneira sublime, sem sofrer nenhum distúrbio. E todos irão enriquecer.

Isso sim é ter uma crença fundamentalista na capacidade do mercado.

Agências reguladoras

Para a esquerda intervencionista, agências reguladoras criarem reservas de mercado — impondo inúmeras regras e custos para estipular quem pode operar em determinados mercados — é algo que trará mais bem-estar e maior qualidade de serviços para os consumidores.

Intervencionistas acreditam que agências reguladoras não só protegem os consumidores contra cartéis, como ainda fazem com que essas empresas se tornem mais eficientes e mais preocupadas em agradar os consumidores.

A esquerda intervencionista ignora que agências reguladoras nada mais são do que um aparato burocrático que tem a missão de garantir um oligopólio para as empresas favoritas do governo, protegendo essas empresas contra o surgimento de novos concorrentes, principalmente vinda de outros países.

A esquerda intervencionista genuinamente acredita que colocar o governo para regular preços e especificar os serviços que as empresas operando dentro de uma reserva de mercado devem ofertar é algo que trará um bem-estar muito maior aos consumidores do que simplesmente abrir o mercado para a vinda de empresas de todos os cantos do mundo, as quais disputariam consumidores via redução de preços e aumento da qualidade dos serviços. 

A esquerda, em suma, acredita que criar reservas de mercado nos setores de telecomunicações, de planos de saúdebancárioaéreoelétricopetrolífero e de transportes não só não abalará a qualidade dos serviços ofertadas no mercado, como ainda aumentará o bem-estar de todos.

Isso é ou não é uma crença fundamentalista na capacidade do mercado de tolerar distorções?

Tarifas de importação

A esquerda protecionista acredita que proibir os cidadãos de comprar produtos baratos e de maior qualidade do exterior, forçando-os a comprar os produtos mais caros e de qualidade inferior fabricados nacionalmente, é algo que aumentará a riqueza de todos.

Eles genuinamente acreditam que criar uma reserva de mercado para o grande baronato industrial nacional não só não irá afetar em nada a eficiência econômica, como ainda aumentará o bem-estar de todos, principalmente dos mais pobres, agora obrigados a pagar mais caro por produtos de qualidade inferior.

Para a esquerda, estabelecer esse monopólio das grandes indústrias nacionais não criará nenhuma ineficiência econômica, não criará privilégios, não aumentará a desigualdade de renda (industriais e sindicatos mais ricos, e pobres mais empobrecidos) e não afetará o crescimento econômico.

A esquerda, em suma, ignora que quando a população é obrigada a comprar produtos nacionais artificialmente mais caros, sobra menos dinheiro para investir ou gastar em outros setores da economia, como lazer, alimentação, educação, vestuário, o que acaba reduzindo o emprego e a renda nestas áreas.

Isso é ou não é uma crença fundamentalista na capacidade do mercado de absorver tamanho privilégio garantido pelo governo?

Leis trabalhistas

De acordo com seus defensores, estipular um salário mínimo e impor vários encargos sociais e trabalhistas que oneram a folha de pagamento das empresas não trará nenhuma consequência negativa ao mercado de trabalho.

Para a esquerda, o governo estipular um preço mínimo para que se possa contratar legalmente mão-de-obra, e em cima deste preço mínimo acrescentar encargos que simplesmente dobram o custo legal desta mão-de-obra, não representa nenhum obstáculo ao emprego e não empurra a mão-de-obra menos qualificada para o mercado informal.

Miraculosamente, impor fardos adicionais aos empregadores não afetará a disposição deles em empregar mais pessoas. Um preço artificialmente mais alto para a contratação de mão-de-obra não irá afetar em nada a demanda por mão-de-obra, principalmente da menos qualificada.

Assim, para a esquerda, as empresas continuarão operando normalmente, ignorando por completo este aumento de custos. Afinal, quem se importa com custos operacionais mais altos? O mercado é tão forte e resistente que pode sobreviver a tamanho obstáculo. Sendo assim, nada nesta área deve ser alterado.

Acreditar que custos trabalhistas artificiais não impactam a lucratividade de empreendimentos, e consequentemente não afetam a disposição das empresas para contratar mão-de-obra, representa uma formidável crença (fundamentalista) na capacidade do mercado de absorver custos artificialmente impostos.

Lockdowns

Essa é direta: progressistas e intervencionistas acreditam que, se os governos simplesmente desligarem a economia, impedirem as pessoas de trabalhar e produzir, e o Banco Central simplesmente imprimir dinheiro para dar a essas pessoas e mantê-las em casa, a economia continuará girando normalmente, sem escassez, sem alta de preços e com mínimo aumento no desemprego.

Todo o necessário, portanto, é o governo apenas imprimir dinheiro e distribuir, pois, aparentemente, a simples criação de moeda tem o poder mágico de fazer surgir bens do nada. 

Distribuir dígitos eletrônicos e papeizinhos pintados fará milagrosamente surgirem bens de capital e bens de consumo para todos.

Imprima dinheiro, e computadores, caminhões, imóveis e comida surgirão como que por encanto. A escassez estará findada. Trabalho e produção serão equações já resolvidas. A transubstanciação do nada em produtos físicos será efetuada.

Com efeito, todo o necessário para fazer uma economia bombar é ter um Banco Central criando dinheiro. Todo o segredo para transformar as pedras em pães é criar dígitos eletrônicos e papeis pintados. Faça isso, e bens e serviços surgirão em abundância.

Acreditar que a simples criação de dígitos eletrônicos e papeis-pintados mitiga todos os problemas gerados pela proibição de se trabalhar, empreender e produzir é o ápice da crença fundamentalista nos milagres do mercado.

Conclusão

Quem, portanto, são os verdadeiros fundamentalistas que acreditam que o mercado é imune a falha? Quem é que acredita que intervenções estatais, não importa quão grandes e abrangentes, não têm o poder de afetar a eficiência do processo de mercado?

Pois é. Paradoxalmente, são os estatistas e intervencionistas de esquerda os verdadeiros fundamentalistas e apologistas do mercado.

Mises Brasil

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca13 horas ago

Cabo Gilberto: a voz da oposição e compromisso com a Paraíba e o Brasil

ECONOMIA14 horas ago

Salário mínimo (14/01) subiu para R$ 1.801,55: veja quem tem direito ao aumento

ECONOMIA14 horas ago

Novas regras do trabalho aos domingos e feriados começam em JULHO

ECONOMIA14 horas ago

Score Serasa: o que é e como funciona? Entenda a sua pontuação de crédito

ECONOMIA14 horas ago

Câmbio: Dólar recua 0,85% com inflação mais branda nos EUA

Judiciário14 horas ago

Idosos que estão acima dos 60 anos têm direito a novo benefício em 2025

Judiciário15 horas ago

Liberdade de expressão ou risco digital?

Educação & Cultura15 horas ago

João Azevêdo entrega 114 novos ônibus escolares aos municípios

Educação & Cultura16 horas ago

Encceja-PPL: mais de 900 reeducandos são aprovados na Paraíba

ESTADO16 horas ago

Governo publica primeiros editais destinados à participação da Paraíba na Temporada Brasil-França 2025

Educação & Cultura16 horas ago

Governo assina termo de compromisso com Ibram para realizar ‘diagnóstico museológico’ na Paraíba

Educação & Cultura16 horas ago

Funesc lança cadastramento 2025 para municípios que desejam receber ações culturais

CIDADE16 horas ago

Assunção, na Paraíba, obtém reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

ESTADO16 horas ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO16 horas ago

Investimentos de R$ 300 milhões na Saúde vão ampliar ações e ofertar serviços essenciais à população

ESTADO16 horas ago

Paraíba 2025-2026: Com R$ 625 milhões em investimentos, Educação ganha Passe Livre e construção e ampliação de escolas

Judiciário16 horas ago

STF determina transparência em repasses de emendas parlamentares para universidades e fundações de apoio

ESTADO16 horas ago

Programa prevê novos investimentos que impulsionarão o turismo na Paraíba até 2026

Educação & Cultura16 horas ago

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

Internacional16 horas ago

Alemanha investiga sobrevoo de drones em base militares

Internacional16 horas ago

Zelenski quer trocar prisioneiros de guerra norte-coreanos

Internacional16 horas ago

Ventos fortes preocupam equipes de emergência em Los Angeles

Internacional16 horas ago

Emergência na Síria: quatro crianças por dia mortas ou feridas por restos de explosivos

Internacional16 horas ago

Ajuda crítica bloqueada em Gaza, enquanto a escassez de combustível ameaça serviços vitais

Internacional16 horas ago

Haiti: a crescente violência de gangues deixou mais de um milhão de deslocados

CIDADE17 horas ago

Carreta do Cinema Rodoviário da PRF oferece palestras e exibições de vídeos e filmes relacionados à segurança no trânsito em Cabedelo

Saúde17 horas ago

Estudos sobre implantar memórias falsas são questionados

Saúde17 horas ago

Refrigerantes causam milhões de casos de diabetes e doenças cardíacas em todo o mundo

Saúde17 horas ago

Dieta Mediterrânea melhora a memória e a cognição

Saúde17 horas ago

Medicamentos para próstata protegem contra demência

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO17 horas ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde17 horas ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde17 horas ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO17 horas ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br