Connect with us

Judiciário

A Lei 10.214/2001 e as contrapartes centrais

Norma trouxe segurança jurídica sobre a efetividade do regime de salvaguardas

Na Exposição de Motivos que justificou a edição da Medida Provisória no 2.008, de 14 de dezembro de 1999 (que, após sucessivas reedições, converteu-se na Lei no 10.214/2001), o então Ministro da Fazenda Pedro Sampaio Malan destacou a importância do desenho adequado de um Sistema de Pagamentos para a higidez de qualquer sistema financeiro[1].

Relata a Exposição de Motivos que o tema “sistema de pagamentos” vinha recebendo especial atenção dos organismos financeiros internacionais desde o final da década iniciada em 1980, e que a preocupação central era o gerenciamento do risco potencialmente gerador de crise sistêmica nos sistemas financeiros.

A Medida Provisória foi proposta, nesse contexto, com o objetivo declarado de suprir vulnerabilidade identificada no Sistema de Pagamentos Brasileiro em comparação aos princípios, práticas e recomendações adotados nos principais centros financeiros internacionais, especialmente em relação à adoção de mecanismos adequados para as transferências financeiras e liquidações de operações nos mercados financeiros e de capitais, a fim de evitar que o Banco Central e, por consequência, a sociedade assumissem riscos de origem privada.

Nessa medida, o texto proposto buscou dispor sobre o papel das câmaras de compensação e liquidação[2] e trazer segurança jurídica sobre a efetividade do regime de salvaguardas e garantias aplicável a esses sistemas, mesmo no caso de inadimplência de seus participantes.

Como afirma a Exposição de Motivos, a respeito das câmaras de compensação e liquidação, “pretende-se que, mais do que pólos de tramitação de operações financeiras, sejam pólos de contenção de riscos potencialmente sistêmicos, tudo com o escopo principal de possibilitar redução drástica da álea hoje suportada pelo Banco Central do Brasil. Ou seja, quer-se que os riscos sejam devolvidos ao próprio mercado, que, em contrapartida, passa a beneficiar-se de regras que garantem a finalização das operações contratadas nos mercados financeiro e de capitais, mesmo nas hipóteses de insolvência civil, concordata, intervenção, falência e liquidação extrajudicial de um participante” (item 14).

A Exposição de Motivos deixa ainda evidente que, nos casos em que o volume e a natureza dos negócios oferecerem mais risco ao bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, o Banco Central exigiria que as câmaras de compensação e liquidação assumissem o papel de contraparte central nas operações realizadas por seu intermédio, devendo contar com mecanismos operacionais e garantias suficientes para viabilizar a liquidação dos saldos em quaisquer circunstâncias[3].

Nesse sentido, o art. 4o da Lei no 10.214/2001, em redação substancialmente mantida desde a edição da Medida Provisória no 2.008/1999, prevê que as câmaras de compensação e de liquidação assumirão, sem prejuízo de obrigações decorrentes de lei, regulamento ou contrato, em relação a cada participante, a posição de parte contratante, para fins de liquidação das obrigações, nos subsistemas em que o volume e a natureza dos negócios, a critério do Banco Central, forem capazes de oferecer risco à solidez e ao normal funcionamento do sistema financeiro. Tais subsistemas deverão contar com mecanismos e salvaguardas que permitam às câmaras de compensação e de liquidação assegurar a certeza da liquidação das operações neles compensadas e liquidadas.

Na 14a reedição da Medida Provisória[4], o texto passou a contar com dispositivo que determina que as câmaras de compensação e de liquidação responsáveis por um ou mais ambientes sistemicamente importantes devem, além dos mecanismos e salvaguardas já previstos, separar patrimônio especial destinado a garantir exclusivamente o cumprimento das obrigações existentes em cada um desses sistemas, na forma da regulamentação editada pelo Banco Central.

A Lei no 10.214/2001 foi regulamentada pela Resolução CMN no 2.882 e pela Circular BCB no 3.057, de 30 e 31 de agosto de 2001, respectivamente.

A Circular BCB no 3.057/2001 define os sistemas sistemicamente importantes (art. 8o). Além disso, estabelece que a câmara ou o prestador de serviços de compensação e de liquidação de transações com ativos financeiros, títulos, valores mobiliários, derivativos financeiros e moedas estrangeiras que opere sistema de liquidação de operações negociadas em mercado de bolsa deve (i) assumir a posição de parte contratante para fins de liquidação das obrigações, realizada por seu intermédio, ressalvado o risco de emissor; e (ii) assegurar a liquidação das obrigações relativas às operações aceitas, constituindo patrimônio especial e adotando mecanismos de salvaguardas adequados (art. 11.-A, I).

Em abril de 2012, o Comitê de Sistemas de Liquidação e Pagamentos  do Banco de Compensações Internacionais (Committee on Payments and Market Infrastructures – CPMI/BIS) e a International Organization of Securities Commissions (IOSCO) divulgaram os Princípios para Infraestruturas do Mercado Financeiro (Principles for Financial Market Infrastuctures  – PFMI)[5], consistentes em um conjunto de princípios a serem seguidos na organização e operação das infraestruturas de mercado[6], com o objetivo de aprimorar sua segurança e eficiência e, de forma mais ampla, limitar o risco sistêmico e incentivar a transparência e a estabilidade financeira. Os países membros do CPMI/BIS e da IOSCO, incluindo o Brasil, se comprometeram a implementar os PFMI em suas jurisdições.

Com o objetivo de implementar a utilização dos PFMI no Brasil, o Banco Central divulgou o Comunicado no 25.097, de 10 de janeiro de 2014, por meio do qual informou ao mercado que tais princípios passariam a ser utilizados no monitoramento e na avaliação da segurança, eficiência, integridade e confiabilidade dos sistemas de compensação e liquidação integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Posteriormente, por meio do Comunicado no 30.516, de 14 de março de 2017, o Banco Central divulgou os sistemas em funcionamento e quais os princípios que seriam aplicados no monitoramento e avaliação de cada um deles[7].

Nos termos do documento que divulga os PFMI, uma contraparte central se interpõe entre as partes de contratos negociados em um ou mais mercados, tornando-se o comprador de todos os vendedores e o vendedor de todos os compradores e, dessa forma, garantindo o cumprimento de todos os contratos em aberto (item 1.13).

No regime jurídico brasileiro, a contraparte central se torna parte de todas as relações contratuais por meio de novação subjetiva, na medida em que um novo vínculo obrigacional surge entre a contraparte central com cada uma das partes da relação jurídica originária, que é, em consequência, substituída[8].

Ao assumir o papel de parte das relações jurídicas, e considerando a compensação multilateral[9] das obrigações, a imposição de controles de riscos efetivos e os mecanismos e salvaguardas, a contraparte central reduz de forma significativa os riscos dos participantes e, consequentemente, o risco sistêmico dos mercados em que atua.

O primeiro princípio dos PFMI diz que uma infraestrutura do mercado financeiro deve ter base legal bem fundada, clara, transparente e eficaz para cada aspecto material de suas atividades. Nesse contexto, a Lei no 10.214/2001 ganha especial relevância, na medida em que fornece a base legal para as atividades realizadas pelas câmaras de compensação e de liquidação, inclusive para sua atuação como contrapartes centrais e toda a estrutura de garantias, mecanismos e salvaguardas que asseguram o adequado gerenciamento de riscos inerente às suas atividades.

Em novembro de 2020, o CPMI/BIS e a IOSCO divulgaram relatório sobre a implementação dos PFMI no Brasil[10], tendo como data-base maio de 2018. Em linhas gerais, o relatório conclui que o Brasil adotou medidas aplicáveis às infraestruturas do mercado financeiro que são completas e consistentes com os Princípios, inclusive em relação às câmaras de compensação e liquidação e às contrapartes centrais. Um dos apontamentos do relatório, entretanto, foi que coexistem no ordenamento jurídico brasileiro dois regimes, um anterior à divulgação do PFMI e outro posterior, sem que haja clara hierarquia entre eles.

Os objetivos que justificaram a edição da Medida Provisória que posteriormente foi convertida na Lei no 10.214/2001 e a divulgação dos PFMI são convergentes. Em ambos os casos, pretendeu-se a adoção de melhores práticas nas atividades das infraestruturas do mercado financeiro (entre elas, as câmaras de compensação e liquidação e as contrapartes centrais), de forma a minimizar riscos que potencialmente tenham efeitos sistêmicos.

Embora tenha sido editada antes da divulgação dos PFMI, como apontado pelo relatório do CPMI/BIS e da IOSCO de 2020, a Lei no 10.214/2001 tem cumprido esses objetivos, o que é evidenciado pela ausência de questionamentos sobre a validade ou eficácia dos seus comandos e pela solidez do nosso mercado em relação à atuação das câmaras de compensação e de liquidação, inclusive quando assumem o papel de contrapartes centrais.

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte8 horas ago

Time do Ecoparque João Pessoa conquista título da Copa Orizon Nordeste 2025

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 horas ago

Inovação tecnológica: patente é concedida a pesquisadores da UFPB

Segurança Pública8 horas ago

Militares estão inquietos e reclamam de percentual de reajuste que “sequer cobre a inflação”

Segurança Pública8 horas ago

Força Aérea Brasileira perde pilotos em ritmo alarmante: evasão em massa por falta de incentivo, baixos salários e sucateamento ameaça a defesa nacional e revela grave fragilidade estrutural da FAB no Brasil

CIDADE8 horas ago

Cabedelo dá início a ações para conquistar certificação Bandeira Azul, um dos mais respeitados selos ecológicos do mundo

ECONOMIA9 horas ago

Tarifa de energia pode ter custo elevado por 25 anos caso Congresso reverta vetos presidenciais

Judiciário20 horas ago

Juizado Especial de Santa Rita vai entregar valores decorrentes das transações penais a entidades

Judiciário20 horas ago

OAB-PB lança campanha para alertar sobre golpes a clientes e escritórios de advocacia

Esporte20 horas ago

Morre aos 75 anos lenda das artes marciais que lutou contra Chuck Norris e Jackie Chan

Esporte20 horas ago

GP do Japão 2025: confira a programação da terceira etapa da temporada da F1

Esporte20 horas ago

Onde os azarões prevalecem — até mesmo a Honda: Os vencedores e perdedores da MotoGP no COTA

Esporte20 horas ago

Handebol

Esporte20 horas ago

Vibrações do primeiro dia de aula para atletas olímpicos que retornam aos treinos no novo ciclo

Esporte20 horas ago

João Fonseca atinge melhor posição da carreira no ranking da ATP

Esporte21 horas ago

Treze confirma contratação de volante campeão da Série D pelo Retrô

Esporte21 horas ago

Palmeiras pode ter Gómez na Libertadores; Maurício e Paulinho são dúvidas

Nacional21 horas ago

Governo Lula trava comissão que fiscalizaria gastos bilionários da Itaipu

Nacional21 horas ago

Janja diz que foi a Paris sem Lula por pedido de Macron

Nacional21 horas ago

Defesa de Bolsonaro aciona Corte Interamericana por perseguição judicial

Judiciário21 horas ago

Aliados de Nunes Marques e Arthur Lira devem vencer guerra por cadeiras no STJ

ECONOMIA21 horas ago

Além de escândalo, Correios ainda têm calote de R$300 milhões a pagar

ECONOMIA22 horas ago

Alíquota do ICMS sobre compras internacionais sobe de 17% para 20%

Segurança Pública22 horas ago

PEC da segurança repara “omissão de 30 anos”, diz representante das guardas municipais

Politíca22 horas ago

Hugo Motta faz reunião estratégica que pode sacramenta destino de projetos prioritários da direita

Nacional22 horas ago

CCJ inicia análise do novo Código Eleitoral nesta quarta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Comissão debate proposta que financia armazenagem rural nesta terça-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA22 horas ago

Embrapa Cerrados mostra tecnologias sustentáveis a participantes de evento sobre Non-GMO

ENTRETENIMENTO23 horas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA23 horas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO23 horas ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 horas ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA23 horas ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde23 horas ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA23 horas ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Internacional2 semanas ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde2 semanas ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde2 semanas ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública3 semanas ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde3 semanas ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde4 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura4 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura4 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura4 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde1 mês ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura1 mês ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde1 mês ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública1 mês ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde1 mês ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde1 mês ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br