Connect with us

Judiciário

INSS: Quanto tempo posso ficar sem contribuir e continuar na qualidade de segurado?

Pouca gente sabe, mas é possível deixar de contribuir para o INSS e mesmo assim ter direito aos benefícios previdenciários como salário-maternidade, auxílio-doença e outros.

Isso porque, o artigo 15 da Lei de Benefícios Previdenciários (Lei nº 8.213/91) prevê o chamado período de graça, segundo o qual a pessoa permanece com a proteção do INSS mesmo após um longo período sem contribuições.

Antes que eu te explique o que é período de graça, eu preciso explicar o que é a qualidade de segurado do INSS.

O que é a qualidade de segurado?

Você tem qualidade de segurado quando começa contribuir para o INSS, simples.

Isso significa que quando você começa a fazer recolhimentos para a Previdência, você acaba criando direitos e deveres em relação ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

O principal dever que você tem quando se filia ao RGPS é o pagamento das contribuições previdenciárias, de modo geral.

A filiação à Previdência te dá um leque muito grande de benefícios que você pode conseguir, como:

  • aposentadorias;
  • benefícios por incapacidade, como Auxílio-doença;
  • pensão por morte (o falecido deve ter a qualidade de segurado);
  • auxílio-reclusão;
  • salário-maternidade, entre outros.

É óbvio que você precisa cumprir outros requisitos para você ter direito aos benefícios, mas o básico é você ter qualidade de segurado.

Dito isso, há três modos de você ter qualidade de segurado:

  • estar contribuindo para o INSS;
  • estar recebendo algum benefício previdenciário do INSS (Salário-Maternidade, por exemplo), com exceção do Auxílio-Acidente;
  • estar em período de graça.

E é esse último que vamos falar em seguida.

O que é Período de Graça?

O período de graça nada mais é do que o tempo definido em lei que você deixa de contribuir para o INSS, mas que ainda mantém a qualidade de segurado.

Seria muito injusto pensar que você foi demitido de uma empresa, por exemplo, e imediatamente você perder direito a um Auxílio-doença, né?

Por isso é que existe o período de graça, para deixar você com qualidade de segurado enquanto não consegue contribuir para a Previdência.

O que acontece após o fim do Período de Graça?

Após os prazos definidos na Lei, ocorre a caducidade dos direitos previdenciários que necessitam da qualidade de segurado (art. 102 da lei 8.213/91). Em outras palavras, após o transcurso dos prazos de manutenção, a perda da qualidade de segurado gera a impossibilidade de concessão de grande parte dos benefícios previdenciários.

Você não tem direito aos benefícios por incapacidade (Auxílio-doença, Aposentadoria por Invalidez e Auxílio-Acidente) com data de início da incapacidade após o período de graça, bem como salário maternidade e auxílio-reclusão com fatos geradores após o período de graça, e isso com certeza é uma das maiores causas de indeferimentos administrativos para estes tipos de benefícios.

Da mesma forma, não é cabível a Pensão por morte aos dependentes de segurado que havia perdido a qualidade de segurado na data do óbito, exceto para aqueles que tinham direito a aposentadoria antes da morte (§ 2.º do art. 102 da lei 8.213/91).

Importante que se diga que as aposentadorias programáveis (idade, tempo de contribuição e especial) não são prejudicadas pela perda da qualidade de segurado (1.º do art. 102 da lei 8.213/91), basta que você preencha os requisitos carência e tempo de contribuição para a concessão.

Quanto tempo tenho de período de graça?

Primeiro eu preciso te explicar sobre os tipos de segurado da Previdência Social para depois falar sobre o tempo de período de graça. Isso porque este tempo varia para cada segurado.

Os tipos de segurados do INSS:

Há dois tipos de segurado no RGPS atualmente:

  • segurado obrigatório;
  • segurado facultativo.

segurado obrigatório é aquele que é obrigado a contribuir para o INSS, como o próprio nome sugere, por exercer alguma atividade econômica.

Os segurados obrigatórios são:

  • empregados;
  • empregados domésticos;
  • contribuintes individuais;
  • MEIs;
  • trabalhadores avulsos;
  • segurados especiais.

Já os segurados facultativos são somente os contribuintes facultativos. Como o próprio nome diz, essa modalidade de segurado a pessoa opta por contribuir para o INSS.

Geralmente os segurados facultativos são os estudantes (que querem uma aposentadoria mais cedo e não querem “perder tempo”) e os desempregados.

Os desempregados contribuem facultativamente exatamente para não poder perder a qualidade de segurado.

Agora que você já sabe os dois tipos de segurado no INSS, vou te falar sobre o período de graça de cada um.

Período de graça dos segurados

Segurado Facultativo:

Para os segurados facultativos (ex: donas de casa e estudantes), a regra geral do prazo de manutenção da qualidade de segurado após a última contribuição é de 6 meses.

Atenção: Caso o segurado obrigatório em gozo de seu período de graça venha a se tornar contribuinte facultativo, ao deixar de contribuir poderá usufruir do período de graça que for mais vantajoso entre os prazos de contribuinte obrigatório ou facultativo, conforme § 8.º do art. 137 da IN 77/2015.

Segurados obrigatórios (regra geral):

Para os segurados obrigatórios (não facultativos), a regra geral do período de graça após a última contribuição é de 12 meses.

Benefícios por incapacidade:

Quem está em gozo dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez manterão a qualidade de segurado independente de contribuições. Já o auxílio-acidente perdeu esse status com a lei 13.846 de 18/06/2019, ou seja, até 17/06/2019 o gozo de auxílio-acidente mantinha o beneficiário em período de graça independentemente de contribuições.

Assim, desde 18/06/2019, quem está em gozo de auxílio-acidente, mas não realizou mais contribuições para o RGPS, não tem mais assegurada a sua qualidade de segurado perante o INSS.

Após a cessação dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez todos os segurados gozam de manutenção da qualidade de segurado por 12 meses.

Vale ressaltar que mesmo para os segurados facultativos o período de graça é de 12 meses em razão do gozo de benefícios por incapacidade, conforme inciso II do art. 13 do Decreto 3.048/99 e a própria Instrução Normativa n.º 77 do INSS, no seu artigo 137, § 7.º.

Segurados obrigatórios com mais de 120 contribuições:

O segurado que possuir mais de 120 contribuições para a Previdência Social sem que tenha ocorrido a perda da qualidade de segurado nesse período, poderá acrescentar mais 12 meses após a última contribuição de segurado obrigatório.

Isso significa que você pode manter a qualidade de segurado por 24 meses após parar de contribuir para o INSS.

Além disso, o prazo de 24 meses ainda poderá ser dilatado em caso de desemprego involuntário, como vou explicar a seguir.

Desemprego:

Os segurados obrigatórios em situação de desemprego involuntário, comprovando essa condição, terão seu período de graça aumentado por mais 12 meses, além da regra geral de 12 meses de manutenção por falta de contribuição, ou seja, 24 meses.

Ainda é possível contar com a hipótese de ter mais de 120 contribuições sem perda da qualidade de segurado, podendo acumular prazos, chegando ao maior período de graça de 36 meses (12 regra geral ou benefício por incapacidade + 12 por ter mais de 120 contribuições + 12 pelo desemprego involuntário).

Prisão:

Em caso de prisão, o segurado retido ou recluso manterá seu período de graça após a soltura por 12 meses.

Vale lembrar que a regra só é aplicável se o evento prisão ocorreu enquanto o segurado ostentava qualidade de segurado.

Como contar o período de graça?

A lei deixou a forma de contagem do período de graça bastante complicada, mas vou te explicar de uma maneira fácil e com um exemplo.

Primeiro é importante dizer que a contagem é feita em meses. Você começa contando a partir do mês seguinte que você parou de contribuir.

Por exemplo, se você parou de contribuir em janeiro de 2020, você começa a contar os meses do período de graça a partir de fevereiro de 2020.

Agora você deve seguir estes passos:

  1. veja qual mês termina o prazo do seu período de graça (12, 24 ou 36 meses após a cessação das suas contribuições ao INSS); lembrando que a contagem é feita de mês a mês, então não “importa” o dia da cessação das contribuições e sim o mês.
  2. após saber o mês, adicione mais um mês (cheio);
  3. adicione mais 15 dias (prazo de pagamento de uma contribuição para você não perder a qualidade de segurado).

Ou seja, a lei dá a você mais um mês de período de graça e mais 15 dias como prazo fatal para você contribuir para o INSS e não perder a qualidade de segurado.

Resumindo: você deve adicionar um mês cheio e mais 15 dias para saber o fim do prazo do seu período de graça.

Como sempre teremos que adicionar isso, o prazo fatal sempre se encerrará no dia 15 do mês calculado (exceto se cair em dia que é feriado ou em final de semana, caso que será adiado até o próximo dia útil).

Dessa forma, a contagem fica assim:

3 meses = 4 meses e 15 dias (prazo que encerra o período de graça é sempre no dia 15 do mês calculado)

6 meses = 7 meses e 15 dias (prazo que encerra o período de graça é sempre no dia 15 do mês calculado)

12 meses = 13 meses e 15 dias (prazo que encerra o período de graça é sempre no dia 15 do mês calculado)

24 meses = 25 meses e 15 dias (prazo que encerra o período de graça é sempre no dia 15 do mês calculado)

36 meses = 37 meses e 15 dias (prazo que encerra o período de graça é sempre no dia 15 do mês calculado)

Por exemplo, imagine que João parou de contribuir como MEI em 02/04/2020 e não tem 120 contribuições mensais ao INSS e não está em situação de desemprego involuntário.

Ele tem o período de graça base: 12 meses.

Em tese, seu período de graça acabaria em 04/2021. Contudo, é preciso seguir os passos que expliquei agora há pouco.

No caso, adicionamos mais um mês cheio ao prazo de 04/2021: 05/2021.

Como incluímos um mês cheio, João tem, pelo menos, até o dia 31/05/2021 de período de graça.

Agora adicionamos 15 dias no mês cheio incluído anteriormente: 15/06/2021. Esse é o último dia do período de graça de João.

Caso a data caia em feriado ou dia não útil (fins de semana), o prazo é prorrogado até o próximo dia útil.

Período de graça acabou e agora?

Você infelizmente esqueceu sobre o período de graça e perdeu a qualidade de segurado… agora você pensa: “o que posso fazer para recuperá-la?”.

É simples, basta voltar a recolher para o INSS que você terá de volta sua qualidade de segurado, mas há um problema: a carência.

Para alguns benefícios do INSS, se você perde a qualidade de segurado, a carência dos seus meses de recolhimento realizados anteriormente perdem valor.

Os benefícios em questão são:

  • Auxílio-Doença;
  • Aposentadoria por Invalidez;
  • Salário-Maternidade;
  • Auxílio-Reclusão.

Caso você tenha perdido a qualidade de segurado e queira requerer estes benefícios, você precisará cumprir metade da carência exigida inicialmente.

É o caso do Auxílio-Doença, em que você deve ter, no mínimo, 12 meses de carência, para ter acesso ao benefício.

Assim, caso você tinha cumprido este tempo e depois perdeu a qualidade de segurado, para voltar a ter direito você precisará cumprir 6 meses para ter direito ao Auxílio.

Por exemplo, imagina que você trabalhou por 5 anos seguidos, mas perdeu a qualidade de segurado (com o período de graça encerrado) em abril de 2020.

Em junho de 2020 você consegue um novo emprego e começa a trabalhar normalmente, voltando a ser segurado normalmente.

No mês seguinte, você fica incapacitado parcial e temporariamente, onde requer o Auxílio-Doença.

No caso, você não terá direito ao benefício (exceto em casos de doenças graves e acidentes), porque não voltou a cumprir a carência mínima tendo em vista que as perdeu quando deixou de ter a qualidade de segurado anteriormente.

Será somente a partir de dezembro de 2020 que você volta a ter a carência exigida para o Auxílio-Doença (6 meses, metade do tempo exigido inicialmente).

Conclusão

Com este artigo, você já está totalmente por dentro do que é o período de graça e o tempo que você mantém a qualidade de segurado.

Este período pode ser de grande ajuda para você, porque a própria qualidade de segurado é um pré-requisito para você ter acesso aos benefícios do INSS.

Além disso, você sabe se pode ter seu período de graça por mais tempo, caso possua 120 contribuições mensais à Previdência e/ou esteja em situação de desemprego involuntário.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE5 minutos ago

Prefeitura inscreve para 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

CIDADE8 minutos ago

João Pessoa tem mais de 80 mm de chuvas em 24 horas, mas sem registro de ocorrências graves

CIDADE11 minutos ago

Dezessete Câmaras de Vereadores têm as contas aprovadas pela 1ª Câmara do TCE

CIDADE13 minutos ago

Defesa Civil de Cabedelo realiza trabalho de monitoramento pela cidade devido às fortes chuvas

Saúde15 minutos ago

Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de profilaxia pré-exposição

ESTADO18 minutos ago

Procon Estadual realiza pesquisa de carnes e confirmadiferença de R$16,00 no preço do quilo da carne de sol

ESTADO22 minutos ago

Cagepa realiza manutenção de adutora e interrompeu abastecimento de localidades da Região Metropolitana de Campina Grande

ESTADO27 minutos ago

SES promove oficina do Projeto Telenordeste e reforça acesso a especialistas nas Unidades Básicas de Saúde

ESTADO29 minutos ago

Sedap-PB realiza reunião nesta sexta-feira sobre a atualização cadastral dos rebanhos em Guarabira

ESTADO33 minutos ago

Dois artistas plásticos vão representar a Paraíba na Bienal Internacional do Salon Révélation de Paris

ENTRETENIMENTO34 minutos ago

Show com Japãozin e tributo a Antônio Barros e a Biliu marcam inauguração do Centro de Convenções de Campina Grande dia 21

Segurança Pública38 minutos ago

Paraíba sedia Simpósio Nacional da Rede de Escolas e Academias Penais

CIÊNCIA & TECNOLOGIA41 minutos ago

Governo da Paraíba promove nova fase do Circuito Game Dev Quest para lançar jogos no mercado digital

Esporte43 minutos ago

Capital paraibana recebe Triatlo Meia Distância João Pessoa, neste domingo (18)

Educação & Cultura46 minutos ago

‘Escritas nas Estrelas’ da FCJA retorna com exposição nesta sexta-feira (16)

AGRICULTURA & PECUÁRIA48 minutos ago

Dia da cenoura reúne cadeia internacional

AGRICULTURA & PECUÁRIA50 minutos ago

CNA aciona STF contra embargos a produtores sem direito a ampla defesa

Saúde58 minutos ago

Covid-19 causou maior queda da expectativa de vida da história recente

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Embrapa apresenta cerca de cem tecnologias na AgroBrasília 2025

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Agricultores que conservaram a floresta começam a receber R$ 2,2 milhões do Projeto Floresta+ Amazônia

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Pesquisa sobre uso da palma forrageira na alimentação animal pode baratear ração e impulsionar produção de leite e carne no Nordeste

Educação & Cultura1 hora ago

O QUE CAUSOU MIGRAÇÕES HUMANAS HÁ 11.000 ANOS NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO1 hora ago

QUANTAS ESPÉCIES DE AVES DE RAPINA EXISTEM NO BRASIL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

QUANTAS RECEITAS DIFERENTES O ROBÔ COZINHEIRO PREPARA?

Internacional1 hora ago

QUAIS PAÍSES DISPUTAM A CAXEMIRA?

ECONOMIA1 hora ago

QUAL POSIÇÃO O REAL OCUPA EM VALORIZAÇÃO FRENTE AO DÓLAR?

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Coração do algodão no Brasil pulsa sob efeito de agrotóxicos

Internacional2 horas ago

O que querem Rússia e Ucrânia nas negociações de paz?

Internacional2 horas ago

Macron e Netanyahu trocam farpas sobre bloqueio a Gaza

Internacional2 horas ago

Regra que dificulta obtenção de cidadania avança na Itália

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário6 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional11 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública7 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura7 meses ago

Professora viraliza ao dançar em gincana escolar e gera debate nas redes sociais

Educação & Cultura1 hora ago

O QUE CAUSOU MIGRAÇÕES HUMANAS HÁ 11.000 ANOS NO BRASIL?

ENTRETENIMENTO1 hora ago

QUANTAS ESPÉCIES DE AVES DE RAPINA EXISTEM NO BRASIL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 hora ago

QUANTAS RECEITAS DIFERENTES O ROBÔ COZINHEIRO PREPARA?

Internacional1 hora ago

QUAIS PAÍSES DISPUTAM A CAXEMIRA?

ECONOMIA1 hora ago

QUAL POSIÇÃO O REAL OCUPA EM VALORIZAÇÃO FRENTE AO DÓLAR?

ECONOMIA1 dia ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUAL SAMAMBAIA AGUENTA SOL O DIA TODO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

ONDE SE ACREDITA HAVER GELO NA LUA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

QUE PREDADORES SÃO DESORIENTADOS PELO TRUQUE VISUAL DAS BORBOLETAS?

Educação & Cultura1 dia ago

QUAL AGOSTINIANO FAMOSO ESTUDOU GENÉTICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

QUAL O VALOR PROJETADO DO MERCADO GLOBAL DE IA ATÉ 2028?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUAL FLOR MUDA DE COR DEPENDENDO DO PH DO SOLO?

Educação & Cultura2 dias ago

DE ONDE VEIO O ANCESTRAL DO T-REX?

Saúde2 dias ago

QUANTOS MINUTOS DE VIDA PERDE COM A BOLACHA RECHEADA?

ECONOMIA2 dias ago

QUAL SETOR SERÁ MAIS BENEFICIADO COM O ACORDO MERCOSUL-UE?

Educação & Cultura6 dias ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional6 dias ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde6 dias ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional6 dias ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde1 semana ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 semana ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 semana ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br

Ali vam izpadajo lasje? 5 korakov, ki jih mora Kako izboljšati prebavo brez tablet: skrivnost samo enega čaja Kako osvetlitev