Connect with us

ENTRETENIMENTO

Humanos poderiam ser peçonhentos, descobre estudo

Humanos poderiam evoluir para cuspir veneno? É altamente improvável que nos juntemos a cascavéis e ornitorrincos entre os de animais peçonhentos, mas novas pesquisas revelam que os humanos têm o kit de ferramentas para produzir veneno, na verdade, todos os répteis e mamíferos têm.

Esta coleção de genes flexíveis, particularmente associados às glândulas salivares em humanos, explica como o veneno evoluiu independentemente de ancestrais não venenosos mais de cem vezes no reino animal.

“Essencialmente, temos todos os blocos de construção posicionados”, disse o coautor do estudo Agneesh Barua, doutorando em genética evolutiva no Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão. “Agora cabe à evolução nos levar lá.”

O veneno oral é comum em todo o reino animal, presente em criaturas tão diversas quanto aranhas, cobras e os lentos lóris, a única espécie venenosa conhecida de primatas. Os biólogos sabiam que as glândulas de veneno oral são glândulas salivares modificadas, mas a nova pesquisa revela a mecânica molecular por trás da mudança.

“Será um verdadeiro marco no campo”, disse Bryan Fry, bioquímico e especialista em venenos da Universidade de Queensland, na Austrália, que não estava envolvido na pesquisa. “Eles fizeram um trabalho absolutamente sensacional de alguns estudos extraordinariamente complexos.”

Uma arma flexível

Veneno é o maior exemplo da flexibilidade da natureza. Muitas das toxinas no veneno são comuns em animais muito diferentes; alguns componentes do veneno da centopeia, por exemplo, também são encontrados no veneno de cobra, disse Ronald Jenner, pesquisador de veneno do Museu de História Natural de Londres que não estava envolvido na pesquisa.

O novo estudo não se concentra nas toxinas em si, pois elas evoluem rapidamente e são uma mistura complexa de compostos, disse Barua ao Live Science.

Em vez disso, Barua e o coautor do estudo Alexander Mikheyev, um biólogo evolucionário da Universidade Nacional Australiana que se concentra em genes de “limpeza”, os genes que estão associados ao veneno, mas não são responsáveis pela criação das toxinas em si. Esses genes regulatórios formam a base de todo o sistema venenoso.

Os pesquisadores começaram com o genoma do habu de Taiwan (Trimeresurus mucrosquamatus), cobra marrom que é bem estudada, em parte porque é uma espécie invasiva em Okinawa.

“Como sabemos a função de todos os genes que estavam presentes no animal, pudemos ver com quais genes os genes de veneno estão associados”, disse Barua.

A equipe encontrou uma constelação de genes que são comuns em múltiplos tecidos corporais em todos os amniotas. Amniotas são animais que fertilizam seus ovos internamente ou colocam ovos em terra; incluem répteis, aves e alguns mamíferos.

Muitos desses genes estão envolvidos na dobra de proteínas, disse Barua, o que faz sentido, porque animais peçonhentos devem fabricar uma grande quantidade de toxinas, que são feitas de proteínas.

“Um tecido como esse realmente tem que ter certeza de que a proteína que está produzindo é de alta qualidade”, disse ele.

Sem surpresa, os mesmos tipos de genes de limpeza regulatórios são encontrados em abundância na glândula salivar humana, que também produz um importante conjunto de proteínas — encontradas na saliva — em grandes quantidades. Esta base genética é o que permite a ampla gama de venenos desenvolvidos independentemente em todo o reino animal.

De não venoso a venenoso

Em outras palavras, cada mamífero ou réptil tem a estrutura genética sobre a qual um sistema de veneno oral é construído. E os humanos (juntamente com os camundongos) também já produzem uma proteína chave usada em muitos sistemas venenosos. Calicreínas, que são proteínas que digerem outras proteínas, são secretadas na saliva; elas também são uma parte fundamental de muitos venenos.

Isso porque as calicreínas são proteínas muito estáveis, disse Fry, e elas não param de funcionar quando submetidas a mutação. Assim, é fácil obter mutações benéficas de calicreínas que tornam o veneno mais doloroso, e mais mortal (um efeito de calicreínas é uma queda precipitada na pressão arterial).

“Não é coincidência que a calicreína seja o tipo de componente mais amplamente secretado em venenos em todo o reino animal, porque, de qualquer forma, é uma enzima muito ativa e vai começar a fazer algumas coisas confusas”, disse Fry.

Calicreínas são, portanto, um ponto de partida natural para humanos teoricamente venenosos.

Mas isso não é tão provável – não a menos que as estratégias atualmente bem sucedidas dos humanos de adquirir alimentos e escolher companheiros comecem deixar de funcionar, de qualquer maneira. O veneno geralmente evolui como um método de defesa ou como uma forma de subjugá-la. Precisamente o tipo de veneno que evolui depende muito de como o animal vive.

A evolução pode essencialmente adaptar o veneno às necessidades de um animal através da seleção natural, disse Fry.

Existem algumas cobras do deserto, por exemplo, que têm veneno diferente apesar de serem da mesma espécie, apenas devido ao local onde vivem, ele disse: No solo do deserto, onde as cobras caçam principalmente ratos, o veneno age principalmente no sistema circulatório, porque não é difícil para uma cobra encontrar um rato moribundo a uma curta distância em solo plano. Nas montanhas rochosas próximas, onde as cobras caçam principalmente lagartos, o veneno é uma potente neurotoxina, porque se a presa não for imediatamente imobilizada, ela pode facilmente correr e desaparecer para sempre.

Alguns mamíferos têm veneno. Morcegos vampiros, que têm uma saliva tóxica que previne coágulos sanguíneos, usam sua arma química para se alimentar de feridas de forma mais eficaz. Musaranhos venenosos podem superar sua classe de peso usando seu veneno para subjugar presas maiores do que poderiam matar sem a toxina.

Enquanto isso, os ornitorrincos, que não têm uma mordida venenosa, mas têm um esporão venenoso em suas patas traseiras, usam principalmente seu veneno em lutas com outros ornitorrincos por companheiros ou território, disse Jenner.

Os humanos, é claro, inventaram ferramentas, armas e estruturas sociais que fazem a maioria desses trabalhos sem a necessidade de presas venenosas. E veneno também é caro, disse Fry. Construir e dobrar todas essas proteínas requer energia. Por essa razão, o veneno é facilmente perdido quando não é usado.

Existem espécies de cobras marinhas, disse Fry, que têm glândulas venenosas vestigiais, mas não são venenosas, porque mudaram sua alimentação de peixes para de ovas de peixe, que não necessitam de uma mordida tóxica.

A nova pesquisa pode não criar muitas esperanças de novos superpoderes para os seres humanos, mas entender a genética por trás do controle do veneno pode ser a chave para a medicina, acrescentou Fry.

Se o cérebro de uma cobra começasse a expressar os genes que suas glândulas de veneno expressam, a cobra morreria imediatamente de auto-toxicidade. Aprender como os genes controlam a expressão em diferentes tecidos pode ser útil para entender doenças como o câncer, que causa morte em grande parte porque os tecidos começam a crescer descontroladamente e secretam substâncias em locais que não deveriam.

“A importância deste artigo vai além apenas desse campo de estudo, porque fornece uma plataforma inicial para todos esses tipos de perguntas interessantes”, disse Fry.

A pesquisa foi publicada online segunda-feira (29 de março) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. [Science Alert]

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE6 horas ago

Ao lado de Marmuthe, Cicero autoriza início das obras da “Ponte do Cuiá”, entre Valentina e Mangabeira

Educação & Cultura6 horas ago

Alfabetização: Como torná-la divertida?

Esporte6 horas ago

Recontagem deixa a Paraíba com 104 medalhas no total nas Paralimpíadas Escolares 2024

Saúde6 horas ago

Pela terceira vez, Hospital Metropolitano realiza captação de múltiplos órgãos seguida de transplante de coração

Saúde6 horas ago

Cérebro podre: neuropsicóloga explica o termo e os fatores que levam ao comportamento

CIDADE7 horas ago

Léa Toscano conclui formação do primeiro escalão da Prefeitura de Guarabira

Segurança Pública7 horas ago

Marinha e Força Aérea Brasileira negociam o poderoso míssil BrahMos-NG, com alcance impressionante de 800 km para equipar os submarinos Riachuel e os caças Gripen

CIDADE7 horas ago

Cabedelo vence, pelo 3º ano consecutivo, prêmio estadual Sebrae de Referência Sala do Empreendedor

Educação & Cultura7 horas ago

Funesc realiza 1º Encontro de Saberes Teatrais com a presença de Eugenio Barba

CIDADE7 horas ago

Prefeito autoriza início das obras da “Ponte do Cuiá”, que vai ligar os bairros de Mangabeira e Valentina

ESTADO7 horas ago

Paraíba recebe agentes de viagens da Operadora Cativa

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Túlio Melo e Big Band Rubacão Jazz fazem concerto especial em homenagem a Frank Sinatra

Politíca7 horas ago

Ruy apresenta emenda e defende ampliação dos recursos para programa Farmácia Popular

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Chorus Fest 2024 reúne corais da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte neste domingo

Segurança Pública8 horas ago

Rede elétrica: Como evitar acidentes na decoração natalina e em reformas de fim de ano

Educação & Cultura8 horas ago

Estudantes da ECI de Santa Cecília expõem projeto de IA na Educação na 30ª Feira Ciência Jovem, em Recife

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

PL estabelece novas regras para o salário mínimo e benefícios sociais

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Chocolate Quente

Judiciário8 horas ago

O Indiciamento de 37 pessoas pela PF – O Episódio e suas consequências

CIDADE8 horas ago

Remada do Abraço ao Rio Gramame celebra a preservação ambiental com 23ª Ocupação do Rio

Segurança Pública10 horas ago

TCE-PB aprova contas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e de mais cinco prefeituras municipais

CIDADE11 horas ago

Diferença no preço do gás de cozinha chega a R$ 35, segundo pesquisa do Procon-JP

CIDADE11 horas ago

Escola do Legislativo treina assessores para elaboração de emendas à LOA 2025

Saúde11 horas ago

Saúde divulga boletim e reforça necessidade de ações preventivas contra o Aedes aegypti 

ENTRETENIMENTO12 horas ago

7 maneiras pelas quais a pornografia é diferente de uma sexualidade saudável

ENTRETENIMENTO12 horas ago

8 nomes incomuns de bebês corsos para seu filho recém-nascido

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Filipéia Music Festival reúne Marcelo Falcão, Ponto de Equilíbrio e Planta & Raiz em João Pessoa

Judiciário13 horas ago

Vital do Rêgo deve ser eleito presidente do TCU em sessão decisiva hoje (04/12)

ECONOMIA14 horas ago

Brasil em risco: a ameaça de sair do top 10 das maiores economias globais em 2025

Segurança Pública22 horas ago

General choca ao disparar verdades sobre o pacote de Haddad contra os militares: não são suscetíveis à cooptação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário1 semana ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Saúde1 dia ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde1 dia ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA1 dia ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO1 dia ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura1 dia ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

CICLO ORGÂNICO PRODUZ MAIS DE 30 TONELADAS DE ADUBO POR MÊS

Saúde1 dia ago

Dezembro Vermelho: propostas combatem o preconceito contra a Aids

Segurança Pública2 dias ago

Operação Perseu – Maior Exercício da Força Terrestre do Ano

Internacional2 dias ago

O FRACASSO DO IMPÉRIO ESPANHOL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

25 ANOS DE CIÊNCIA: DESCOBERTAS QUE TRANSFORMARAM O MUNDO

Saúde2 dias ago

SUS GASTA BILHÕES COM DOENÇAS PROVOCADAS POR ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Saúde2 dias ago

DE VOLTA À VIDA

Educação & Cultura2 dias ago

ALUNOS DESENVOLVEM JOGO DO AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

COLHEITA DA CEBOLA EM SANTA CATARINA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA1 semana ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde2 semanas ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 semanas ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 semanas ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura3 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde3 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

O que é CLT?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br