ESTADO
Fiquem sabendo o que foi falado no ” Programa Fala Governador”
PROGRAMA INTEGRA PARAÍBA – O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (12), Programa Integra Educação PB. A iniciativa tem como objetivo alcançar todos os municípios do estado e alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino, beneficiando aproximadamente 12 mil professores e 200 mil estudantes paraibanos, garantindo, cada vez mais, a melhoria dos indicadores da educação básica. Durante o lançamento, transmissão ao vivo nas redes sociais do Governo da Paraíba, foram assinados a Lei que cria o Integra PB e o termo de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) para a implantação do regime de colaboração em Educação entre o governo e os municípios.
EDITAL DE APOIO A ESTUDANTES – A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em parceria com a Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, lançou o edital de apoio a estudantes egressos de excelência da rede estadual de ensino. O edital visa conceder apoio financeiro aos alunos que apresentaram um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O auxílio financeiro para bolsas de pesquisa será de R$ 400 mensais, pelo período de 12 meses. No total, serão disponibilizados R$ 144 mil, oriundos do Tesouro Estadual. As inscrições podem ser até 12 de maio no site https://sigfapesq.ledes.net/
PARAÍBATEC – O Governo do Estado disponibiliza 20 mil vagas para dois cursos de formação para o ensino remoto e híbrido em EAD do programa Paraíbatec, sendo dez mil vagas para rede estadual de ensino e dez mil vagas para rede municipal, por meio do regime de colaboração. Serão dois cursos com duração de 30 dias e as aulas estão previstas para iniciar no dia 26 de abril. Com a inclusão do ensino híbrido no ano passado, o Paraíbatec certificou mais de 13 mil profissionais da educação, formando para uso de ferramentas digitais.
INFELIZMENTE O ÁUDIO SOBRE ESTE ASSUNTO (PARAÍBATEC), ACIMA NÃO ABRIU O LINK
ESCOLAS INTEGRAIS – O Governador João Azevêdo destacou nesta segunda-feira (12), que a Paraíba passará a ter 302 escolas integrais, sendo 127 delas com a implantação da educação profissional. A meta do Governo do Estado é que cada município paraibano conte com pelo menos uma escola dessa modalidade. O Gestor do executivo estadual reforçou a importância das escolas integrais para o desenvolvimento dos estudantes. O Estado já concluiu a construção, reforma ou ampliação de 40 escolas e já construiu ou reformou 20 ginásios. Além disso, estão em andamento a construção de 48 ginásios, 10 reformas de escolas, 7 ampliações ou reformas de unidades escolares e construção de 7 laboratórios. Para este ano, ainda estão programadas a construção de 25 novas escolas e 28 ginásios, a ampliação ou reforma de 36 escolas e a implantação de 9 laboratórios.
VACINAÇÃO COVID-19 – Durante o programa Conversa com o Governador, desta segunda-feira (12), que vai ao ar pela Rádio Tabajara, o Governador João Azevêdo comentou sobre a ampliação do público da vacinação contra a Covid-19 que agora contempla também os profissionais de segurança pública. Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem mantendo um esquema de rápida distribuição de vacinas contra a covid-19. Nesta sexta-feira (9), a SES distribuiu mais 81.490 doses de imunizantes equivalentes a 12ª remessa de vacinas, totalizando 918.218 doses distribuídas para todos os 223 municípios paraibanos. Com esta entrega é possível vacinar 100% da população de 65 a 69 anos, incorporar 11% da população de 60-64 anos, destinar 6% da população de Forças de Segurança.
VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA – Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início, nesta segunda-feira (12), à vacinação contra Influenza na Paraíba. Na ocasião, foram vacinados seis representantes dos grupos prioritários da primeira fase, que compreende crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde. A campanha acontece em três fases e vai até o dia 9 de julho. Durante o programa de rádio Conversa como Governador, o gestor do Executivo estadual, João Azevêdo, enfatizou a importância da adesão da população a esta campanha, além da vacinação contra a Covid-19, respeitando o intervalo de 15 dias entre os imunizantes. A vacina contra a influenza evita casos mais graves de síndromes gripais como a H1N1 nos quais, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. A meta da Campanha a meta é vacinar 1.507.993 paraibanos, de acordo com os grupos do Plano Nacional de Imunização (PNI).
SEGURANÇA PÚBLICA – O Governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (8), por meio de videoconferência, da instalação da Câmara Temática da Segurança Pública do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que ficará sob a coordenação dos secretários de Segurança de cada estado. A iniciativa tem o objetivo de promover a integração de ações preventivas, ostensivas e de reinserção social na região. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual defendeu o fortalecimento do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene), para uma política de segurança integrada e operações conjuntas entre as forças de segurança dos estados.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – O Porto de Cabedelo começou, no último dia (28), uma operação pioneira de exportação de petcoke, em parceria com a arrendatária Oxbow Brasil Energia. Nesta primeira movimentação, o Porto irá exportar 20 mil toneladas do produto. A parceria seguirá por dois anos, período em que pelo menos 350 mil toneladas de petcoke devem ser exportadas pelo Porto de Cabedelo. O produto chega da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e segue para os Estados Unidos por meio do Porto de Cabedelo. A expectativa é de ultrapassar a marca de 600 mil toneladas de produto por ano, consolidando essa movimentação de cargas.