Connect with us

ECONOMIA

Exportação de manga brasileira bate recorde em 2020, totalizando US$ 246 milhões

Operações referem-se, principalmente, a vendas da variedade Tommy Atkins para os EUA; e Kent, Keitt e Palmer para a Europa.
Vendas para o exterior se intensificaram a partir do segundo semestre com valores máximos atingidos nos últimos oito anos.
Entre os fatores que promoveram o desempenho estão a taxa de câmbio, a diminuição da produtividade da fruta em países concorrentes e a expansão do mercado norte-americano.
Fazenda do Vale do São Francisco alcançou faturamento 30% maior em relação a 2019.
Demanda externa cresceu mais que a produção nacional e previsão para 2021 é bastante positiva.

Mesmo diante da pandemia da Covid-19, a manga do Brasil ultrapassou recordes de exportação durante o ano de 2020. O Observatório do Mercado de Manga da Embrapa Semiárido (PE), a partir de dados do Comex Stat (MDIC), apontou que os valores e volumes das exportações no último ano cresceram mais de 10% em relação ao ano anterior.

Em 2020, as exportações da manga nacional, em especial das variedades Tommy Atkins para o mercado americano; e Kent, Keitt e Palmer para a Europa, atingiram o valor de U$S 246,9 milhões com a venda para o mercado externo de 243,2 mil toneladas de manga. Durante os primeiros cinco meses, o valor exportado se manteve na média histórica, enquanto nos meses de junho a dezembro atingiram o recorde de valores já alcançados desde 2012, período analisado pelo Observatório.

Em volume de exportação, esses números representam um aumento de 13% em relação a 2019, se mantendo acima da média durante todo o ano. Também obteve, entre junho e dezembro, os volumes máximos registrados para o período nos últimos oito anos. 

O Observatório analisou ainda o preço em dólar de caixas de manga de quatro quilos. Apesar da taxa de câmbio favorável para os exportadores durante todo o ano, devido à alta do dólar, entre fevereiro e maio os preços foram os mais baixos. De maio a setembro melhoraram e, a partir de outubro, baixaram novamente devido à sazonalidade anual.

Para o pesquisador João Ricardo Lima, responsável pelas análises realizadas no Observatório da Manga da Embrapa, o cenário positivo envolveu diversos fatores, entre eles a taxa de câmbio, a diminuição da produtividade da fruta em países concorrentes, como a Espanha e alguns países africanos, além da expansão do mercado americano, que esteve bastante favorável para a Tommy Atkins do Brasil. 

O pesquisador João Ricardo Lima, responsável pelo Observatório da Manga da Embrapa Semiárido, fala sobre os bons resultados da exportação da fruta em 2020, mesmo diante de um cenário de pandemia.

 

87% das exportações vieram do Semiárido
A região do Vale do São Francisco, situada em pleno Semiárido Nordestino, é a grande responsável pelos números expressivos da exportação da manga nacional, com 212,2 mil toneladas no último ano, correspondendo a 87% do total exportado da fruta do Brasil. As águas do Rio São Francisco que abastecem os distritos de irrigação fazem da manga a fruta mais cultivada e com maior importância econômica e social na região. Segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), a área plantada em 2020 foi de 49 mil hectares, a maior do Brasil. 
Devido ao uso da irrigação e à disponibilidade de sol, a região consegue manter a produção da fruta durante todos os meses, abastecendo os mercados interno e externo. As variedades mais plantadas são Palmer, Tommy, Kent e Keitt, apesar de se encontrar outras, como Haden, Ataulfo, Rosa e Espada Vermelha.
A mangicultura do Semiárido também é conhecida pelos altos rendimentos alcançados e pela qualidade da fruta. Mesmo sendo uma atividade altamente intensiva em tecnologia, é cultivada na região por pequenos e grandes produtores, um resultado favorecido pela ampliação dos investimentos e linhas de crédito e também pela pesquisa agropecuária, com a disponibilização de pacotes tecnológicos cada vez mais precisos.

Essa convergência de fatores positivos para a manga do Brasil fez com que a fazenda Agrodan, localizada no município de Belém do São Francisco, em Pernambuco, alcançasse um faturamento em torno de 30% maior que em 2019 com as exportações para o mercado europeu. “Mesmo com um volume maior de frutas, o preço que nós vendemos em euro foi praticamente igual. E com o euro valorizado em relação ao real, a lucratividade foi muito superior”, destaca Paulo Dantas, diretor-presidente da empresa.

De acordo com Dantas, o volume exportado pela empresa em 2020 teve um acréscimo em torno de 15%, o que coincide com o aumento da produção da fazenda. Ele avalia que, se tivesse mais fruta, poderia ter chegado a 20% ou 30%. “Para a Agrodan está faltando manga. Nossa limitação é de crescimento de produção, que não está acompanhando o crescimento do mercado”, ressalta.

Dantas avalia que, “apesar da dificuldade inicial da Covid-19, 2020 terminou sendo um ano bastante positivo”. E as perspectivas para 2021 são excelentes: “Se continuar com o euro valorizado, a tendência é ter um ano superpositivo novamente”.

O cenário promissor é confirmado pelo Observatório da Manga: “Para este ano, o esperado é que a taxa de câmbio se mantenha favorável para as exportações e que o Brasil produza frutas com maior qualidade do que as de 2020, mantendo o crescimento no mercado externo e com melhores preços”, prevê o pesquisador.

Manga ganha um observatório especializadoO Observatório do Mercado de Manga da Embrapa Semiárido foi implantado em 2020 visando oferecer subsídios à tomada de decisão estratégica dos produtores da fruta no Vale do São Francisco. Para isso, disponibiliza semanalmente as informações de preços na forma de gráficos, ajudando na compreensão da evolução do comportamento do mercado, com dados que contemplam o período de janeiro de 2012 até o presente.As bases de dados sobre exportações utilizam informações do ComexStat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Para cada mês, o volume exportado, receita de exportação e preço de caixa com quatro quilos são organizados de forma a se ter dados de mínimo, máximo, média e os valores de 2020. Com todas as informações, gráficos são gerados para cada uma das três variáveis.Também são disponibilizados dados do mercado interno, organizados em diferentes gráficos – um para a variedade Tommy e outro para Palmer.  As informações utilizadas são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP). Os dados são deflacionados pelo Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), o mais utilizado para a agropecuária, e assim são gerados os relatórios com o preço mais baixo encontrado, o máximo, a média dos últimos anos e o preço da semana corrente.”Os produtores demandam muitas informações de mercado, e um forte problema com os dados disponíveis é que eles não são muitos e estão dispersos em várias fontes”, declara Lima, responsável pela iniciativa. Ele explica que nem sempre a periodicidade com que os números são informados atende à demanda do produtor. No caso do mercado interno da manga, por exemplo, os dados são mensais, embora o preço semanal seja mais relevante, visto que ocorrem muitas mudanças de preços ao longo do mês. Já no caso das exportações, a periodicidade mensal ainda é aceitável. 

Lucro compartilhado

Na fazenda Agrodan, uma das maiores exportadoras de manga do Brasil, os bons frutos de 2020 foram colhidos – literal e metaforicamente – pelos cerca de 1,2 mil empregados fixos da empresa, além de outras centenas de sazonais. O ano favorável para a fruticultura permitiu não somente manter os empregos durante a pandemia, enquanto o mercado de trabalho brasileiro sofria forte impacto, mas trouxe também outros lucros para os trabalhadores.

Isso porque a empresa adota o Programa de Participação nos Resultados (PPR), para o qual é destinado 10% do lucro líquido anual. De acordo com o diretor-presidente Paulo Dantas, aqueles que trabalharam durante todo o ano, de acordo com os critérios do programa, chegaram a receber ao fim do ano um valor correspondente a dois salários, cerca de três vezes a mais que no ano anterior.

Os frutos vão além do dinheiro e chegam até a comunidade no entorno da fazenda, atendida com os projetos sociais da empresa, para os quais são destinados outros 10% do lucro. As ações incluem a manutenção de uma escola, que atende mais de 280 estudantes da localidade, e de um posto de saúde – que, segundo Dantas, foi de grande importância na prevenção e proteção da saúde e da vida dos funcionários e da vizinhança neste momento de pandemia.

Impacto da Covid-19 no mercado internoApesar de a fruticultura tropical ter sido um dos setores menos afetados pela pandemia da Covid-19 no Brasil, no caso da manga, os valores históricos nas exportações não se refletiram no mercado interno, o principal cliente da fruta. Para se ter uma ideia, apenas cerca de 15% da manga que é produzida no Vale do São Francisco é exportada. A maior parte é vendida para a Região Sudeste, mais especificamente para a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Assim, a análise se concentra nas informações obtidas com os atacadistas dessa Central de Abastecimento. Em 2020, a Ceagesp comercializou 86 mil toneladas de manga e em 2019 o número foi de 88 mil t. Isso indica uma redução de 1,62%, mas que não reflete, necessariamente, um cenário negativo, explica o pesquisador João Ricardo Lima. “Esse movimento já vem acontecendo desde anos anteriores. Em 2017, foram 95 mil toneladas e em 2018, 93 mil t. Ou seja, o volume destinado à Ceagesp já vem sendo reduzido, pois os produtores estão aumentando a venda de manga para outros lugares como o Rio de Janeiro e Minas Gerais”, explica.A comercialização por variedades também se alterou na central paulista. A Palmer, que é a mais produzida no Vale do São Francisco, passou de 43 mil toneladas em 2019 para 41 mil toneladas em 2020, uma queda de 5,38%. No caso da Tommy, por outro lado, houve um leve crescimento de 0,25% entre 2019 e 2020. “É um aumento pequeno, porém importante, pois vinha caindo a cada ano e agora estabilizou, mesmo com a pandemia”, interpreta Lima.O pesquisador esclarece que houve um primeiro momento de crescimento da demanda interna da manga, logo no início da quarentena: “As famílias se abasteceram de alimentos, pois não sabiam quanto tempo iriam demorar a voltar aos supermercados”, explica.Depois desse boom inicial, a demanda apresentou redução, inclusive com dificuldade de produtores em encontrar compradores para as frutas e alguns cancelamentos de pedidos. No entanto, esse período foi curto e o mercado voltou para um novo equilíbrio ligado aos hábitos de consumo. “As pessoas passaram a ir menos aos supermercados, comprando em maiores quantidades. Contudo, nas médias mensais analisadas, as vendas não diferem muito de períodos anteriores à quarentena”, completa.

Fonte: Embrapa

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional17 horas ago

Operação do governo Trump resgata cinco presos políticos de Maduro na Venezuela

Judiciário17 horas ago

Polícia Federal pede ao STF mais 60 dias para apurar venda de sentenças no STJ

Judiciário18 horas ago

TRE da Paraíba bota pra frente mutirão e bicho de inteligência artificial pra destravar julgamento de contas de campanha

Judiciário2 dias ago

Fiscalização analisa prestação de serviços da Defensoria Pública da União

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Empresa japonesa lança pendrive “mais curto” do mundo com até 512 GB

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Apple já tem planos para lançar óculos inteligentes

Esporte2 dias ago

Flamengo recusa pedida de Arrascaeta e congela renovação: ‘Outras prioridades’

Esporte2 dias ago

UFC 315: Belal Muhammad e Valentina Shevchenko batem peso e confirmam disputas de cinturão

Esporte2 dias ago

Alpine conversa com representantes de Perez sobre 2026

Esporte2 dias ago

“A cobrança está sendo forte”, diz Gallo sobre queda de rendimento do Botafogo-PB

Saúde2 dias ago

Nozes reduzem inflamação e risco de câncer de cólon

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

10 dias para encerrar: Exército Brasileiro envia mensagem especial aos candidatos ao concurso de Sargento da ESA de 2025

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio

Segurança Pública2 dias ago

DRF: “A capacidade técnica de cada um de vocês explica esses resultados”, diz superintendente da PCPB, em solenidade na Câmara Municipal

Segurança Pública2 dias ago

Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras

Segurança Pública2 dias ago

Polícia Civil da Paraíba prende dois suspeitos de homicídio em São José do Bonfim

Segurança Pública2 dias ago

Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso

Segurança Pública2 dias ago

DRACO: Polícia Civil prende 42 investigados e causa prejuízo de quase R$ 3 milhões ao crime organizado; confira dados nacionais

Segurança Pública2 dias ago

A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Nando Cordel e João Gomes lançam “Você apareceu no São João”

Saúde2 dias ago

Profissionais de saúde alertam e explicam sobre a importância da vacinação materna

Nacional2 dias ago

Governo Lula vai à Justiça contra Flávio Bolsonaro por associar presidente a facções criminosas

Nacional2 dias ago

Sóstenes “abre fogo” contra o STF: “O Brasil não será refém de 11”

Nacional2 dias ago

Governo Lula libera homenagem a prostíbulo de SP pela Lei Rouanet

ECONOMIA2 dias ago

Haddad: dinheiro bloqueado de entidades permite ‘começar’ a ressarcir aposentados

Nacional2 dias ago

Caso Ramagem eleva a tensão institucional entre o Congresso e o STF

Esporte2 dias ago

Italo quebra prancha, é eliminado e pode perder liderança no Mundial de Surfe

Esporte2 dias ago

Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Nacional2 dias ago

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CIDADE2 dias ago

 Semana debate campanha Maio Amarelo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário6 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 dias ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional2 dias ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde2 dias ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional2 dias ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde4 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde4 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde4 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde3 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br