CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Governo, Nokia e Vivo fazem primeira videochamada 5G standalone
Demonstração conectou ministro Fábio Faria, em São Paulo, ao presidente Jair Bolsonaro, em Brasília
A primeira videochamada da América Latina utilizando tecnologia 5G standalone – ou “5G puro”, que utiliza equipamentos e redes sem componentes de gerações anteriores – foi feita no último sábado (9) entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria. A ligação para o Palácio do Planalto, em Brasília, foi feita pelo ministro da sede da Nokia, em São Paulo (SP), usando uma rede da operadora Vivo.
O evento fez parte de uma série de demonstrações previstas pelos fabricantes da tecnologia 5G ao governo brasileiro. A previsão é que o leilão do 5G ocorra até o meio do ano e que até junho a tecnologia esteja funcionando nas capitais brasileiras. As regras previstas exigem que as operadoras disponibilizem primeiro soluções híbridas, ou non-standalone, que compartilha redes já existentes do 3G e do 4G.
O edital do leilão foi aprovado pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em fevereiro e passa pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que essa etapa seja concluída até o fim do primeiro semestre.
Demonstração
Durante a videochamada, Faria mostrou as antenas 5G instaladas no Palácio do Planalto e na sede da Nokia. O ministro disse que no próximo dia 5 de maio haverá um “dia digital” no governo, que inclui demonstração com drones, robôs e aplicativos. “Para que a população tenha noção do que teremos no futuro”, disse.
Para poder utilizar o serviço, porém, o usuário terá de ter em mãos um aparelho celular que seja compatível com a tecnologia 5G.