CIÊNCIA & TECNOLOGIA
GeForce Now chegará à América Latina no final deste ano
O GeForce Now está de olho na América Latina e deve chegar a este lado do mundo até o final deste ano. Este foi o anúncio feito pela Abya, empresa de cloud gaming que será a parceira da Nvidia neste lançamento, que ainda não teve uma data específica divulgada para o Brasil, mas promete atender mais de 100 milhões de jogadores em todo o território e funcionar em “quase qualquer dispositivo” — o nosso país é citado nominalmente, ao lado de Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina como territórios que fazem parte dos planos iniciais.
Um dos objetivos principais da parceria é continuar garantindo o acesso dos usuários aos grandes jogos do setor, com direito a tecnologias recentes como ray tracing, que melhora a qualidade dos reflexos e iluminação, e inteligência artificial. A ideia é usar sistemas desse tipo para otimizar a conexão e a entrega da melhor qualidade possível, de acordo com a situação da rede utilizada e do aparelho usado para jogar.
Acima de tudo, a Abya fala em ser uma alternativa no momento econômico complicado enfrentado pela região. Na divulgação, a empresa comenta que o preço de equipamentos de ponta para jogos, na América Latina, se tornou proibitivo, o que faz com que os valores de entrada mais modestos de uma solução de jogos na nuvem, assim como a menor exigência de hardware, tornem essa uma solução interessante.
Além da própria Abya, que já é do ramo do cloud gaming, a chegada do GeForce Now à América Latina também deve contar com o apoio de empresas locais de telecomunicações que não foram divulgadas. Em cada país, a ideia é utilizar a infraestrutura existente, garantir o acesso pelos clientes e melhorar a latência, além de dar opções de pagamento na própria conta — o que também pode significar a chegada de planos combinados, que deem acesso à plataforma para quem já é cliente.
Apesar de cinco países, incluindo o Brasil, estarem nos planos iniciais de chegada do GeForce Now, a ideia da Abya é atender toda a América Latina com a plataforma. Além disso, a empresa quer se posicionar não apenas no setor de alta performance, entregando jogos também para os mercados médio e casual, com soluções completas e voltadas para todos os tipos de públicos.
Como dito, por enquanto, nada de informações mais precisas ou uma data de lançamento definida. Mas a notícia é boa, principalmente, em um país onde as soluções de cloud gaming são vistas como impossíveis — existe a estrutura e, da forma que serviços como o xCloud já provaram, basta um suporte local adequado para que a alternativa seja, no mínimo, viável.
Fonte: Abya