Politíca
Jutay destaca importância da agricultura familiar para o trabalho de conservação do solo
O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) aproveitou o Dia da Conservação do Solo, celebrado para reforçar a importância da agricultura familiar, que é praticada visando à preservação do solo a partir de técnicas de cultivos que se demonstram menos agressiva que a agricultura convencional.
Para o parlamentar, a data de hoje merece destaque com o intuito de conscientizar a população para importância da valorização do nosso solo. “É impossível falar sobre conservação do solo e não reforçar o trabalho desenvolvido pela agricultura familiar. Um trabalho desenvolvido manualmente, sem utilização de máquinas, o que contribui, naturalmente, para preservação do nosso solo”, destacou Jutay.
A Engenheira Agrônoma e Técnica em Agropecuária da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER –PB), Aiara Abrantes de Lacerda, ressaltar explica a importância de promover a conservação do solo para a manutenção e preservação dos rios e afluentes e reservas de água. “Solos degradados são frágeis e suscetíveis à erosão, bem como a contaminação da água superficial e lençóis freáticos. Diante disso, nota-se a real importância da agricultura familiar, pois por utilizar técnicas de cultivo menos agressivas, como optar por adubações orgânicas e alternativas, plantio direto, utilização de técnicas naturais e alternativas para combate de pragas e doenças, contribuindo assim para a preservação do solo e do meio ambiente”, explicou.
Jutay Meneses reforça a força que a agricultura familiar possui na Paraíba e lembra boa parte dos alimentos que chegam às mesas dos paraibanos são resultados do trabalho dos agricultores locais. “É primordial que valorizemos o trabalho executado pela agricultura familiar. Pois, para além da obtenção do próprio sustento, estes possibilitam que o alimento de qualidade, sem uso de agrotóxicos cheguem à mesa dos paraibanos, cuidando antes de tudo, do nosso solo e, consequentemente, do nosso meio ambiente”, finalizou.