Saúde
Câmera portátil de raios gama promete acelerar diagnóstico do câncer
Protótipo da câmera de raios gama 3D – uma versão industrializada poderá ser ainda menor

Imagens gama
Um novo aparelho de imagem 3D portátil promete melhorar o tratamento e o diagnóstico do câncer.
Já existem aparelhos de imageamento gama portáteis, pequenos e fáceis de usar, mas eles se limitam a fornecer informações 2D, dando aos médicos e cirurgiões apenas uma parte do panorama geral.
Também existem sistemas capazes de fornecer imagens tridimensionais, mas eles são volumosos e complexos, muitas vezes ocupando salas inteiras, e, por isso, muito caros.
Agora, pesquisadores da Universidade de Loughborough (Reino Unido) mostraram que é possível combinar os melhores aspectos de ambos os dispositivos.
Câmera gama portátil
A nova “Câmera Gama Híbrida” é um dispositivo do tamanho de um secador de cabelos que pode ser facilmente transportado para onde for necessário.
Ela funciona pegando duas imagens de ângulos ligeiramente diferentes e calculando a posição exata de tudo o que está observando, exatamente da mesma forma que os astrônomos medem as distâncias até as estrelas.
“Nós mostramos que é possível realizar imageamento gama estereoscópico de mão, que fornece informações 3D em vez de 2D. Ao combinar imagens gama e óptica, essas informações 3D dirão ao usuário onde e a que profundidade uma fonte de radioatividade está dentro de um determinado material.
“Isso tem aplicações em cirurgia radioguiada – quando um cirurgião está procurando uma fonte de radioatividade dentro do corpo, por exemplo, durante o tratamento e diagnóstico de câncer – e também pode encontrar uso em outras áreas da indústria nuclear,” disse a Dra Sarah Bugby, líder da equipe.
Câmera de orifício
A câmera funciona por meio de um pequeno orifício no centro do aparelho, que permite a obtenção de uma imagem da fonte de radiação gama.
Fazer isso duas vezes a partir de duas posições ligeiramente diferentes permite que a câmera triangule a distância exata da fonte, dando uma leitura 3D precisa.
Devido ao tamanho compacto da tecnologia, ela pode ser fabricada na forma de um sistema portátil, que a equipe diz querer ver no mercado em breve.