ENTRETENIMENTO
Dia das Mães na pandemia: 17 dicas para comemorar
Domingo, 9 de maio de 2021, é Dia das Mães. Você já sabe como irá comemorar a data? Com a pandemia de Covid-19 e as regras de isolamento social sugeridas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), abraços e visitas estão temporariamente suspensos.
Mesmo que sua mãe já esteja vacinada e não seja dos grupos de risco, os encontros ainda podem transmitir a doença. Mas não se preocupe, pois vamos falar sobre a origem da data e listar 17 dicas para comemorar o Dia das Mães na pandemia. Confira!
A origem do Dia das Mães
Você sabia que o Dia das Mães é comemorado ao redor do mundo em diferentes datas e de diferentes maneiras?
No mundo antigo
Essa história começou na Antiguidade, na Grécia e em Roma, com as festas primaveris, nas quais ocorriam homenagens às divindades que representavam a maternidade, como as deusas Reia e Cibele. Com o tempo, a celebração se espalhou para diferentes partes do mundo.
A popularização da data
Na Inglaterra, por exemplo, a data ganhou destaque no século XVII e é comemorada no 4º domingo da Quaresma, recebendo o nome de Mothering Day. Nos Estados Unidos, no início do século XX, a celebração ganhou força por conta de Anna Jarvis (1864-1948), jovem que perdera a mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905.
Ela trabalhou pela valorização das mulheres por muito tempo. Fundou o Mothers Day Work Clubs, atuou pelas mães trabalhadoras e contra a mortalidade infantil. Após o falecimento da mãe, Anna, também ativista, realizou uma campanha para destacar a importância da figura materna na sociedade. Por fim, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson (1856-1924), sendo comemorada até hoje no 2º domingo de maio, como no Brasil.
Aqui, o Dia das Mães foi oficializado em 1932 por um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas (1882-1954), com o objetivo de celebrar o amor entre mães e filhos, promovendo reuniões familiares, presentes e homenagens.
Filmes e séries para o Dia das Mães
Agora que você já sabe a origem da data, que tal preparar a pipoca para curtir filmes e séries com a sua mãe? Se você e ela não moram na mesma casa, alguns serviços de streaming oferecem salas on-line privadas para assistir com família e amigos. Fique de olho nas 6 opções que indicamos:
Séries
As 3 séries que sugerimos são:
1. This is Us
Já separe lenços e chocolates, pois essa série abala o coração de qualquer um. Disponível na Amazon Prime Video, é uma das favoritas do público por ter personagens complexos e tramas emocionantes. This is Us acompanha a história de uma família enfrentando os problemas cotidianos.
2. Modern Family
Para quem precisa se recuperar do drama de This is Us, nada melhor do que maratonar as 11 temporadas de Modern Family, acompanhando 3 núcleos de uma família: Jay (Ed O’Neill) e Gloria (Sofía Vergara); Claire (Julie Bowen), filha de Jay, e seu marido Phil (Ty Burrell); e o outro filho, Mitchell (Jesse Tyler Ferguson), casado com Cameron (Eric Stonestreet). A série explora o tema de maternidade, mostrando-o em diversas fases da vida dos filhos. Disponível no Globoplay e na Netflix.
3. Grace and Frankie
Disponível na Netflix, já tem 6 temporadas e acompanha a vida de Grace (Jane Fonda) e Frankie (Lily Tomlin), 2 mulheres que mudam de vida quando seus maridos se apaixonam um pelo outro e decidem viver juntos. A trama mostra a relação de cada uma com seus filhos.
Filmes
Os 3 filmes que indicamos são:
1. Mamma Mia!
A combinação de músicas da banda Abba, com Meryl Streep, só poderia gerar um musical muito animado. O filme conta a história de Sophie (Amanda Seyfried) que, prestes a se casar, lê o diário de sua mãe Donna (Meryl Streep) e descobre que 3 homens podem ser seu pai. Em seguida, chama todos para a festa. Disponível na Amazon Prime Video.
2. Minha Mãe é uma Peça
O filme, roteirizado e protagonizado por Paulo Gustavo (1978-2021), dá voz para Dona Hermínia (Paulo Gustavo), uma mulher divorciada que mora com seus filhos Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo). Ao entrar em atrito com eles, a mãe decide sair de casa. O filme gerou uma franquia de sucesso, e Minha Mãe é uma Peça 3 se tornou a maior bilheteria do cinema nacional. Disponível no Telecine Play.
3. Rainha de Katwe
Dirigido por Mira Nair, o filme conta a história de Phiona Mutesi, jovem que cresceu na região rural de Uganda e teve a vida transformada ao conhecer o jogo de xadrez, tornando-se campeã internacional do esporte. Uma grande apoiadora de seu trabalho foi sua mãe, interpretada por Lupita Nyong’o. Disponível no Disney Plus.
Lives para assistir com a sua mãe
Na pandemia, a live se tornou um formato muito utilizado para curtir shows e apresentações. A seguir, veja 4 opções:
1. Alexandre Pires e Daniel
Alexandre Pires e Daniel trazem o show “Samba, Sertão e Brasa”. Essa dupla irá realizar mais de 3 horas de apresentação com seus maiores sucessos, com uma conversa descontraída e com uma grande sensação de família unida.
- Quando: domingo, 9 de maio, às 13h
- Onde: nos canais do YouTube de Alexandre Pirese Daniel
2. Fafá e Mariana Belém
Fafá de Belém, ao lado da filha, Mariana Belém, pretende aquecer o coração de todas as mães com muita música e alegria.
- Quando: domingo, 9 de maio, às 16h
- Onde: no canal do YouTube de Fafá de Belém
3. Ivete Sangalo
A Veveta preparou uma live especial para o Dia das Mães. O show terá 3 momentos, como se fosse um dia: manhã, tarde e noite. Para criar a ambientação, a equipe vai usar luzes, tecidos e elementos cenográficos a cada ato.
- Quando: domingo, 9 de maio, às 18h
- Onde: no canal do YouTube da Ivete Sangalo
4. Alcione e Teresa Cristina
Uma das grandes vozes do samba, Alcione preparou um show inédito e emocionante, com participação especial de Teresa Cristina. A apresentação de 1h30 será transmitida na TNT, no canal de televisão paga e no YouTube.
- Quando: domingo, 9 de maio, às 20h30
- Onde: no canal do YouTube da TNT Brasil
Aplicativos para fazer chamadas de vídeo
A distância se torna um pouco menor quando estamos em chamada de vídeo. Por isso, confira os 7 melhores programas para falar por vídeo com a sua mãe:
1. WhatsApp
Provavelmente, o WhatsApp é a ferramenta mais simples de utilizar, pois é a que a maioria das pessoas usa para se comunicar. Permite chamadas individuais ou de grupos de até 8 pessoas.
2. Facebook Messenger
Para famílias maiores, o Facebook Messenger permite a conexão com até 50 pessoas em uma chamada de vídeo, desde que estejam todas em um mesmo grupo.
3. FaceTime
O FaceTime está disponível apenas para usuários da Apple. As chamadas de vídeo podem ser feitas com até 32 pessoas, desde que o dispositivo possua, no mínimo, a versão 12.1 do iOS. Para quem tiver versões anteriores, a chamada será apenas entre 2 pessoas.
4. Google Hangouts ou Meet
O Hangouts, aplicativo ligado à conta do Google, está disponível para Android, iOS e web. Uma das funcionalidades é a possibilidade de compartilhar a tela, quando usado pelo computador. É possível conversar com até 10 pessoas que tenham uma conta do Google.
O Meet, também oferecido pelo Google, é uma variante para usuários de planos corporativos que foi liberada gratuitamente durante a pandemia de Covid-19 e deve ficar disponível até junho de 2021. É possível inserir de 100 a 250 pessoas nas chamadas, que podem ser gravadas.
5. Zoom
O Zoom tem como foco o público corporativo e está nas principais plataformas. No plano gratuito, é possível formar um grupo de até 100 pessoas para a conferência, mas há um limite de 40 minutos para cada chamada.
6. Skype
O Skype, famoso entre as ferramentas de vídeo, permite chamadas com até 50 pessoas sem limite de tempo. Também está disponível nas principais plataformas e oferece compartilhamento de tela, inclusive pelo celular. Possibilita gravar e baixar as conferências.
7. Dicord
O Discord é bem conhecido entre gamers e grupos de estudo. A chamada de vídeo pode ser feita com até 10 pessoas que possuam conta na plataforma e todas conseguem compartilhar a tela ao mesmo tempo. Há versões para Windows, macOS, iOS, Android e Linux.
Nada melhor do que aproveitar essas 17 dicas para comemorar o Dia das Mães na pandemia com a companhia mais amada do mundo, ainda que virtual!
Leia também nossos outros artigos:
- Filmes e Séries On-line Gratuitos: 15 Sites Legalizados Para Assistir
- 28 canais no YouTube para entreter as crianças
Gostou das nossas sugestões? Deixe nos comentários.