Politíca
70% dos alimentos que chegam as mesas vêm da agricultura familiar
A agricultura familiar é responsável pela produção de 70% dos alimentos consumidos no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa produção é feita de forma mais sustentável, utilizando 30% dos recursos de terra e água do planeta.
Neste Dia do Campo, celebrado nesta segunda-feira (10), o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) aproveitou a data e os números para reforçar a importância da agricultura familiar possui para o desenvolvimento da Paraíba. Ele afirma que eles produzem maior parte dos alimentos de forma mais limpa e utilizando menos recursos naturais.
Dados do Censo Agropecuário apontam que 77% dos estabelecimentos ligados à agricultura no país são classificados como familiar, ou seja, 3,9 milhões de estabelecimentos. Os números indicam ainda que são 10,1 milhões de pessoas com ocupação nessa atividade, sendo o Nordeste Brasileiro o protagonista, com a Paraíba ocupando o posto de sexto estado em área ocupada pela agricultura familiar, o que corresponde a 45%.
- Reforma Tributária: O que muda para o agronegócio com as novas regras?
- Equipe econômica enfrenta rachas e desafios internos no governo Lula
- Arrascaeta sobre retorno ao Flamengo: ‘Não me sinto bem na parte física’
- Whittaker se diverte com Adesanya, zomba de Poatan e recusa luta nos meio-pesados: ‘Nem pensar!’
- F1: Equipe de gerenciamento de Verstappen nega rumores de ida para Aston Martin
- Treinador do Auto quer surpreender no BotAuto e projeta Doido de Mandacaru como titular
“Há alguns meses, a ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou que o período de 2019 a 2028 seria considerado o decênio para agricultura familiar, o que reforça a relevância deste modelo de produção que é tão comum em nosso estado. Isso fortalece a ideia de que precisamos investir, valorizar e atuar de modo a contribuir ainda mais para fortalecimento da agricultura familiar em nossa Paraíba”, declarou.
Jutay, que tem levantado a defesa da aquisição de alimentos por parte do Poder Público direto com o produtor da agricultura familiar paraibana, ressalta a força que o setor possui no estado e lembra que boa parte dos alimentos que chegam às mesas dos paraibanos são resultados do trabalho das mãos dos agricultores. “Do preparo do solo à colheita muitas são as etapas para que parte os alimentos que chegam às nossas mesas tenham qualidade, sem o uso de agrotóxicos. Valorizar quem atua na agricultura deve ser nossa missão”, finalizou.