Connect with us

Nacional

Defensoria Pública é vital para garantia de direitos, apontam especialistas

Sessão especial remota nesta segunda-feira celebrou o Dia Nacional da Defensoria Pública, que ocorre em 19 de maio

Em sessão especial para celebrar o Dia Nacional da Defensoria Pública os especialistas convidados chamaram atenção para o agravamento das carências sociais como resultado da covid-19, aumentando a demanda pelos defensores públicos, e criticaram as limitações funcionais e orçamentárias que dificultam a ampliação da assistência ao povo. Para os participantes da sessão de homenagem, no contexto de crise sanitária, econômica e social, a Defensoria Pública se mostrou um órgão vital para garantir os direitos constitucionais da população brasileira.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), autor do requerimento de homenagem, definiu os defensores públicos como “guerreiros e guerreiras incansáveis na luta pela justiça e pela igualdade”, cuja função em assistência aos hipossuficientes e às minorias se torna mais necessária diante do aumento da miséria e das consequências da pandemia. No entanto, segundo ele, essa função tem sido prejudicada nos estados e no plano federal por falta de servidores e de condições de trabalho à altura dos crescentes desafios.

— Com tamanha fragilidade social, inacessibilidade de direitos e violações rotineiras de direitos humanos, nunca, nunca, nunca a Defensoria Pública se fez tão necessária. Paradoxalmente, nunca foi tão negligenciada. O desmonte que a Defensoria Pública tem sofrido é resultado de sucessivos cortes orçamentários, os quais comprometem a meta de se interiorizar e universalizar os seus serviços.

Desmonte

Contarato lembrou que há cerca de 640 defensores públicos federais, quando seriam necessários pelo menos 1,5 mil, e no quadro de apoio da Defensoria Pública da União (DPU), de cada cinco servidores, quatro são cedidos de outros órgãos. Ele criticou o fechamento de pequenas comarcas, situação que limita o acesso dos mais pobres à Defensoria Pública.

—  Eu fui delegado no interior, respondi por quatro municípios, mas só havia comarca em outro. Como você vai falar para uma pessoa pobre andar por 100km ou 200km para entrar em um fórum, para conversar com um defensor público? — indagou.

Daniel de Macedo Alves Pereira, defensor público-geral federal, chamou atenção para a luta do povo pela sobrevivência em meio à pandemia de covid-19, que aumentou a pobreza, e exigiu o cumprimento pleno da Emenda Constitucional 80, que determina a atuação de um defensor público em cada comarca, seção ou subseção judiciária — os efeitos dessa emenda, porém foram contidos pelo teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional 95, do teto de gastos.

— Em algum momento do futuro, que espero estar próximo, a pandemia vai passar. Vamos retornar nossas vidas e teremos de cuidar do nosso país. Jamais nos esqueçamos das Marias e dos Josés, os rostos sofridos com que todos os dias temos contato. São dependentes da Defensoria na luta por direitos existenciais. Lutam por suas vidas, pela saúde, educação e tantos outros direitos — afirmou.

Justiça

No mesmo sentido, a presidente da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Federais, Luciana Grando Bregolin Dytz, pediu ao Senado a efetividade da Emenda 80, estabelecendo um orçamento que permita a expansão das atividades da entidade.

— A gente sabe que sem defensoria não há cidadania, não há igualdade, o povo não recebe o sim de que ele precisa. Justiça sem defensoria não é justiça. Não existe justiça sem igualdade, sem acesso.

Maria José Silva Souza de Nápolis, presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais, comparou desfavoravelmente o número de defensores com o de membros do Judiciário e do Ministério Público, mas exortou a categoria a manter a esperança.

— É uma verdadeira escola de vida, de luta por justiça social, por dignidade e alento aos mais necessitados. Vocês têm o papel de verdadeiros agentes de transformação social. 

Gilmar Alves Batista, Defensor Público Geral do Espírito Santo, também associou o grande desafio da Defensoria à elevada taxa de desigualdade social do Brasil, que considera ter sido acentuada com a crise da covid.

— As pessoas que mais sofreram com isso são aquelas mais vulneráveis novamente. Quais são? Os moradores de rua, a população indígena, os refugiados, os quilombolas e as comunidades periféricas. Então, a missão traçada pela Defensoria Pública, após a pandemia, já demonstra que ela terá que ter ainda mais esforços para combater ainda mais a desigualdade.

Segundo as estatísticas apresentadas pela presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Rivana Barreto Ricarte, 58% da população não têm assegurado o acesso à prestação jurisdicional por falta de oferta do serviço de defensoria nas comarcas. Ao lembrar que em seu estado, o Acre, 44 defensores públicos realizaram mais de 70 mil atendimentos em 2020, ela sublinhou que o déficit de atendimento reflete a realidade da população mais vulnerável e do agravamento da pobreza diante da crise da covid.

— Enquanto as portas de hospitais se fechavam, os atendimentos da Defensoria Pública se voltaram para as urgências de leitos na UTI, medicamentos, respiradores, orientações jurídicas, atuação processual em todas as demandas — assinalou, citando a resposta da Defensoria com ferramentas tecnológicas para levar justiça à população.

Presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias da Defensoria Pública, Willian Fernandes lembrou a função dos órgãos de participação e controle social que, de acordo com estudiosos da Justiça e da administração pública, têm permitido à Defensoria um aperfeiçoamento importante na democracia participativa e nos direitos humanos.

— Quiçá um dia todos os setores da administração pública tenham também mecanismos de participação social. Sem dúvida nenhuma, o maior desafio da Defensoria Pública é a sua implementação integral.

Garantia de direitos

O servidor da Defensoria Pública Gustavo Belmonte da Silva argumentou que a covid-19 eliminou qualquer dúvida sobre o cabimento da atuação da entidade em questões como fixação de políticas públicas e orientação de gastos orçamentários.

— Foram milhares de ações judiciais e extrajudiciais; interlocuções com órgãos e governos municipais, estaduais e federal; trabalhos em conjunto com entidades de pesquisa e científicas; convênios com institutos assistenciais. Toda uma atuação em prol do cumprimento de sua função constitucional: ser uma expressão e um instrumento do regime democrático garantidor de direitos aos cidadãos. As Defensorias Públicas salvaram e ainda salvam, sim, muitas vidas brasileiras – resumiu.

Ele cobrou valorização dos servidores da Defensoria — “patrimônio intelectual” por meio do qual o Estado enfrenta o abismo socioeconômico — e contestou a proposta de reforma administrativa, que, em sua opinião, não atende o interesse da população.

A defensora pública federal Aline Felippe Pacheco mencionou o esforço concentrado da Defensoria Pública da União no Espírito Santo, onde a entidade está presente apenas em dois municípios, para enfrentamento de controvérsias sobre o auxílio emergencial distribuído pelo governo federal em 2020.

— Conversei com os meus colegas e disse: ‘Olha, essa demanda é nossa. Nós não podemos ficar em casa’. Era dito que os servidores estavam apenas acompanhando o que acontecia nas ruas, com a geladeira cheia, com a nossa remuneração entrando. Eu falei: ‘Não, a gente vai ter que aparecer para chamar a população para vir à Defensoria’ — lembrou Aline Pacheco, que chefia a DPU em Vitória.

Crise sanitária

O senador Paulo Paim (PT-RS), que criticou o valor atual do auxílio emergencial que “não compra uma cesta básica”, previu que a elevação do número de mortes devido à covid-19 exigirá esforço da Defensoria Pública.

— Quem não está sendo vacinado? Com certeza os mais pobres, os mais vulneráveis, no mundo e no Brasil. Nosso povo está morrendo, e vocês, defensores, podem saber que têm trabalho agora e vão ter muito mais depois, porque nós vamos ter que trabalhar juntos, acompanhando os órfãos da pandemia. E serão milhares e milhares. Mas haveremos de trabalhar juntos, fazendo um belo trabalho a favor de toda a nossa gente — disse.

Pela Assessoria de Comunicação da DPU, Francisco Pereira Neves de Macedo lamentou a insuficiência de servidores na Defensoria e criticou a lentidão na tramitação do PL 7.299/2014, que define o plano de carreira da categoria.

— Sem uma estrutura de cargos e de direção, temos que equilibrar pratos para a divisão das diversas responsabilidades inerentes a um órgão federal.

Eficiência

O motorista Helder Capistrano Santos, assistido pela Defensoria Pública, relatou a ajuda que recebeu no auxílio emergencial.

— Como eu sou autônomo, fiquei muito prejudicado nessa pandemia. Graças à DPU, consegui resolver com muita rapidez e eficiência. Foi muito rápido, eu até nem esperava que fosse tão rápido. 

A médica Ilza Natália Becher agradeceu pelo trabalho da Defensoria, que a apoiou em sua demanda, e, segundo ela, ajudou-a a tornar-se a primeira mulher trans a ingressar num curso de medicina.

— Para alguém que passa por tantos vilipêndios dos seus próprios direitos, de cidadania, ter tido o apoio da Defensoria Pública foi algo que salvou a minha vida e permitiu que eu tivesse uma luz de esperança, de resgate da minha cidadania, da minha dignidade. Isso permitiu que eu hoje, como cidadã, pudesse ajudar outras pessoas e multiplicar um pouco dessa luz que me foi concedida — declarou.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE4 minutos ago

Fiscalização do Procon-JP notifica mais 42 postos de combustíveis sobre aumento no preço da gasolina

ESTADO11 minutos ago

Atividades educativas encerram exposição ‘Panapaná – Pretitudes 2024’ na Funesc

ESTADO13 minutos ago

Governo promove reposicionamento de professores e medida alcança mais de 25,6 mil profissionais com impacto de R$ 161 milhões ao ano

Esporte16 minutos ago

Governo inicia Circuito Game Dev Quest e impulsiona indústria de jogos independentes no estado

ESTADO17 minutos ago

Programa prevê ações para descentralizar e facilitar atendimento às pessoas com deficiência 

ESTADO20 minutos ago

Publicado resultado da análise documental da seleção dos novos mestres das artes Canhoto da Paraíba

ESTADO22 minutos ago

Governo antecipa R$ 2 milhões e garante continuidade dos atendimentos a pacientes oncológicos da FAP

ESTADO24 minutos ago

Setor de serviços na Paraíba cresce 9,8%, revela pesquisa do IBGE

CIDADE26 minutos ago

Guga Moov Jampa vai atuar na defesa Cultural, Social e da Saúde

ENTRETENIMENTO29 minutos ago

Programa Espaço Cultural tem Parte 3 da retrospectiva musical 2024

Esporte31 minutos ago

João Azevêdo institui o Mês Estadual de Estímulo às Corridas de Rua na Paraíba

ESTADO33 minutos ago

Programa “Tá na Mesa” receberá investimentos de R$ 82 milhões e alcançará os 223 municípios paraibanos 

Educação & Cultura36 minutos ago

João Azevêdo entrega 113 ônibus escolares para os municípios e destaca investimentos para garantir segurança e permanência de alunos nas escolas 

Educação & Cultura39 minutos ago

Cícero Lucena celebra aquisições de ônibus escolares por parte do Governo do Estado e destaca ambiente de parceria com os municípios paraibanos

CIDADE44 minutos ago

Sudene aprova liberação de R$ 50 milhões para empreendimento turístico em João Pessoa

Politíca49 minutos ago

Nova lei em vigor: Ruas com ausência de serviços públicos terão desconto no IPTU

Politíca51 minutos ago

Janeiro Branco: Marmuthe destaca importância da Lei Lucas Santos para a saúde mental de crianças e adolescentes em João Pessoa

Politíca55 minutos ago

Projeto de Camila amplia rede de coleta de sangue, leite materno e registros de doadores de órgãos e medula óssea

Politíca56 minutos ago

Projeto de Jutay cria estratégias para cuidar da saúde mental e prevenir depressão entre idosos

ECONOMIA58 minutos ago

Lula enviará MP para equiparar pagamento em dinheiro e no Pix

Segurança Pública1 hora ago

Marinha coloca o Brasil na vanguarda das pesquisas sobre o fenômeno natural mais crítico da história

Segurança Pública1 hora ago

Porta-aviões da Marinha do Brasil foi afundado no Atlântico após navegar sem rumo por 6 meses

Segurança Pública1 hora ago

Editorial de jornal chama paridade ativa/reserva de absurda, e sugere medida drástica contra os militares

Internacional1 hora ago

Nicolás Maduro diz que o Brasil auxiliará a Venezuela a “conquistar” Porto Rico! Um discurso explosivo que abalou o mundo: Saiba como isso provocou os EUA e colocou o Brasil no centro de uma crise internacional

Politíca1 hora ago

Ruy destaca compromisso com saúde pública e celebra avanços no Hospital Universitário de João Pessoa

Educação & Cultura1 hora ago

Comissão aprova formação continuada de professores para lidar com necessidades específicas de alunos

Educação & Cultura1 hora ago

Sancionada lei que proíbe o uso de celular em escolas

Educação & Cultura2 horas ago

Comissão aprova projeto que transforma Cefet de MG e RJ em universidades tecnológicas

Educação & Cultura2 horas ago

CAIXA inicia calendário da adiantamento dos contratos do novo FIES

Segurança Pública2 horas ago

Alistamento militar feminino surpreende com inscrições acima do esperado: prazo para participar do Serviço Militar continua aberto! Veja como se alistar em uma das três forças armadas

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ENTRETENIMENTO1 dia ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 dia ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 dia ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde1 semana ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA1 semana ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde1 semana ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA1 semana ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br