CIDADE
Marmuthe aprova contratação de empréstimo milionário para drenagem e pavimentação de ruas
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), realizada remotamente, o vereador Marmuthe Cavalcanti aprovou o Projeto de Lei 438/2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operação de crédito (financiamento), até o valor de R$ 100 milhões, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), para implantação de obras de drenagem e pavimentação de ruas na capital paraibana.
A partir deste problema histórico, que prejudica milhares de cidadãos pessoenses diariamente, Marmuthe também apresentou na Câmara de João Pessoa, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 02/2021, para implementar em nossa capital a isenção do IPTU dos imóveis localizados em logradouros públicos que não tenham sido contemplados com pavimentação, observados alguns requisitos que fundamentem o referido benefício.
“Atualmente, o maior gargalo da cidade é a queixa sobre a falta de pavimentação em milhares de ruas, principalmente nos bairros e comunidades da periferia, historicamente esquecidos pelas administrações. A dificuldade de locomoção e acessibilidade dos moradores, ocasionada pelas más condições físicas de seus logradouros, trazem enormes transtornos e constrangimentos, já que são submetidos a conviver, diariamente, com a poeira e os buracos no verão; ou com a lama, os buracos e o lixo acumulado nos períodos chuvosos. Por isso, votamos favoravelmente a este Projeto”, disse Marmuthe.
Ao longo dos anos, o vereador vem realizando uma grande luta pela pavimentação de ruas em João Pessoa. Inclusive, conseguiu aprovar e encaminhar ao Poder Executivo Municipal centenas de requerimentos, solicitando obras deste tipo nos mais diversos bairros da cidade. Também destinou recursos, através de emendas parlamentares ao Orçamento Municipal, com este mesmo objetivo. Até em Brasília já foi solicitar recursos federais para pavimentação de ruas e saneamento básico, ao lado do saudoso deputado federal Rômulo Gouveia, junto ao Ministério das Cidades.
“A nossa luta pela pavimentação e calçamento das ruas em João Pessoa é antiga, desde 2013, quando assumi o primeiro mandato. Infelizmente, a Prefeitura não fez a sua parte ao longo do tempo, ignorando os apelos da população. Inclusive, diversos moradores nos procuram diariamente, para relatar os problemas de suas ruas e os prejuízos sofridos em decorrência do abandono estatal. Essa triste realidade precisa mudar urgentemente! Por isso, vamos fiscalizar para que os recursos contratados junto à Caixa Econômica sejam bem aplicados, e de forma integral”, afirmou Marmuthe.