Connect with us

ENTRETENIMENTO

Painel Funesc aborda vida e obra do maestro paraibano José Siqueira com documentaristas e músicos

A obra do maestro, professor, musicólogo e compositor paraibano José Siqueira, fundador das principais orquestras brasileiras e um dos mais importantes nomes da música erudita mundial será tema da edição, desta terça-feira (8), do Painel Funesc realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba. O debate, que tem como tema “Vida e obra de José Siqueira: o legado do maestro paraibano que mostrou ao mundo a diversidade da música brasileira”, terá como ponto de partida a produção do documentário “Toada para José Siqueira”, dirigido pelos cineastas Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni. A transmissão ao vivo ocorre a partir das 19h,  através da TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Responsáveis pela direção, produção, roteiro e montagem do documentário, Rodrigo T. Marques – sobrinho-neto de José Siqueira – e Eduardo Consonni participam do debate, que tem ainda como convidados a pianista Josélia Vieira – também sobrinha-neta do compositor paraibano – e o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A mediação do Painel Funesc será do jornalista Jãmarri Nogueira.

“Toada para José Siqueira” tem estreia prevista na 13ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, realizado entre 16 e 27 deste mês, com programação online. O filme se propõe a fazer um resgate poético da vida e obra do maestro, fundador de várias orquestras, entre elas a Orquestra Sinfônica Brasileira, destacando a importância da obra de Siqueira, integrante da 3ª geração nacionalista de compositores brasileiros, que tinham o folclore como fonte de inspiração. “Um artista e líder da classe musical que mostrou ao mundo a força e a diversidade da cultura brasileira e que segue desconhecido em seu próprio país após ter sua história apagada pela ditadura militar brasileira”, enfatiza a sinopse do documentário. 

Rodrigo T. Marques contou que há 20 anos recebeu da avó, Aury Siqueira, um livro sobre o irmão dela, José Siqueira, que era compositor e maestro. “Eu não sabia nada sobre sua história e depois de lê-la, muitas coisas começaram a mudar sobre a forma como eu via minha família e minha própria vida. Eu estava disposto a estudar cinema e esse livro meio que me deu mais força para ingressar nesse sonho. Meu objetivo era fazer um filme sobre a história dele para minha avó poder ver na tela grande. Os anos se passaram, ela não está mais conosco, e nesses anos comecei a fazer documentários, junto com meu sócio Eduardo Consonni, e agora finalmente fizemos o filme sobre a história dele”.

Para contar sua história, os dois usaram as pesquisas feitas ao longo desses 20 anos. “Usando suas próprias memórias e pensamentos numa espécie de abordagem autobiográfica, conseguimos fazer um resgate poético de sua vida e obra seguindo os passos que o levaram a se tornar um dos maiores compositores e maestros de todos os tempos no Brasil e também um grande líder da classe musical brasileira. Ele veio do sertão nordestino e regeu várias orquestras pelo mundo, dos Estados Unidos, Canadá à Europa e também na União Soviética, mostrando a força e a diversidade da cultura brasileira. Mas sua história permanece desconhecida em seu próprio país, depois que foi apagada pela ditadura civil-militar brasileira. O Brasil tem uma tradição de apagar sua própria história e este filme tem como objetivo quebrar essa tradição”, disse Rodrigo.

“A expectativa é grande em relação ao lançamento do filme no Festival In-Edit depois de um trabalho longo para chegar até aqui”, destacou. “A Funesc é uma das parceiras do filme, sempre nos recebeu muito bem, nos dando todo o suporte para podermos realizar as filmagens junto à Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, com a condução do maestro Durier e também para a realização das filmagens no Teatro Santa Roza. Estamos muito felizes de realizar a primeira conversa pública sobre o filme na TV Funesc e temos certeza de que será um encontro muito rico para o início de uma caminhada que trará, finalmente, a história da vida e a obra do grande maestro e compositor José Siqueira”, finalizou.

Eduardo Consonni explicou que a produção do filme levou mais de dois anos para ser concluída, com viagens para o Rio de Janeiro e o Sertão da Paraíba, onde foram pesquisados todos os acervos públicos e privados sobre o maestro. “O filme trouxe um grande desafio de recuperação do seu acervo fotográfico, cadernos de viagem, rolos de áudios e rolos de filmes super 8mm, de suas viagens de pesquisa sobre a cultura popular nordestina, todos inéditos e com um enorme valor para a história da nossa cultura Brasileira. Outro grande desafio foi construir o personagem sem o recurso de depoimentos e entrevistas. Recuperamos um texto escrito por José Siqueira e criamos uma narração com o ator paraibano Fernando Teixeira, que traz para o documentário um tom autobiográfico, revelando uma surpreendente história de vida e um legado que transformou os rumos da educação musical e da música erudita no Brasil”.

A pianista Josélia Vieira destacou a importância de debater o legado do maestro. “O mês de junho já chegou, mês do nascimento de José Siqueira, mês do São João e agora ficou melhor, é mês de estreia do documentário ‘Toada para José Siqueira’. E a gente já inicia esse mês em uma mesa debatendo a vida e obra do maestro paraibano, o percurso da minha história com esse tio-avô tão importante para o Brasil, como participei do ‘doc’ e muitas outras conversas que, tenho certeza serão deliciosas”, comemorou Josélia.

“Falar de José Siqueira é falar de um dos nossos heróis”, disse o maestro Durier. “Vai ser uma bela homenagem que a OSPB fará à memória de José Siqueira, que foi um grande colaborador, um grande artista do Brasil e do mundo. A sua obra ficou para posteridade como uma das melhores obras musicais do século passado. Esse debate é mportante porque José Siqueira precisa ser celebrado, precisa ser enaltecido e se fazer conhecer a história de um homem visionário, de um compositor extraordinário e de um homem de um coração espetacular, porque tudo que fez foi para promover a humanidade”, enfatizou.

José Siqueira

Nasceu em Conceição, no Sertão paraibano, filho de um mestre da Banda do Cordão Encarnado, que lhe ensinou a tocar diversos instrumentos como saxofone e trompete. Durante sua juventude, atuou em bandas de música de várias cidades do interior da Paraíba. Foi para o Rio de Janeiro em 1927 e logo ingressou na Banda Sinfônica da Escola Militar, como trompetista. Estudou no antigo Instituto Nacional de Música, onde formou-se em Composição e Regência, iniciando assim sua carreira de compositor e regente no Brasil e no exterior. Foi professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; idealizou e criou a Orquestra Sinfônica Brasileira e foi membro fundador da Academia Brasileira de Música e da Academia Brasileira de Artes.

O músico foi reconhecido com mérito no Brasil e no exterior, tendo sido regente de importantes orquestras sinfônicas, entre as quais, a Sinfônica de Filadélfia (Detroit), Rochester (Estados Unidos), Orquestra da Rádio Sinfônica de Paris (França) e a Sinfônica de Roma (Itália). José Siqueira foi também regente de orquestras em países como Canadá, Portugal, Holanda, Bélgica e na Rússia, onde boa parte de sua obra foi editorada e preservada.

O maestro oficializou a Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga do país, e também idealizou e criou a União dos Músicos e a Ordem dos Músicos do Brasil, assumindo a sua presidência em 1960. Deve-se a ele também a criação da Orquestra Sinfônica de Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra de Câmara do Brasil, Sociedade Artística Internacional e o Clube do Disco. Entre as suas ações estão a publicação de vários livros didáticos, tais como Canto Dado em XIV Lições, Música para a Juventude, Sistema Trimodal Brasileiro e Curso de Instrumentação.

José Siqueira foi aposentado compulsoriamente em 1968, pela ditadura militar, sendo afastado da cadeira de professor da Escola de Música da UFRJ e do Instituto Villa-Lobos, além de ter sido proibido de reger as orquestras e de ter sua obra executada. O maestro paraibano faleceu aos 78 anos, na cidade do Rio de Janeiro, deixando uma vastíssima obra de mais de 500 composições entre óperas, cantatas, concertos, oratórios, sinfonias e música de câmara.

Convidados:

Eduardo Consonni é psicólogo, documentarista e educador, atuando como roteirista, diretor, captador de som, montador e realizador. Nos últimos 10 anos atua como artista nas fronteiras entre arte, política e educação. É co-fundador e um dos diretores da produtora Complô, ao lado de Rodrigo T. Marques. Desde 2005, os dois vêm realizando documentários e desenvolvendo metodologias de ensino utilizando o audiovisual com foco na investigação do cotidiano como fonte da poética documental. Atualmente, Eduardo Consonni também trabalha como professor no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Rodrigo T. Marques é documentarista e educador e atua como roteirista, diretor, fotógrafo, montador e realizador. Graduado em Comunicação Social pela PUC-SP, iniciou sua carreira no cinema como produtor e em 2005 passou a dirigir e montar documentários. De 2010 a 2016, coordenou o curso “Observatório.doc” de documentário no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Entre as atividades da produtora Complô, destacam-se os documentários longas-metragens “Escolas em Luta”, “Pedro Osmar, prá liberdade que se conquista” e “Carregador 1118”.

Josélia Ramalho Vieira é doutora em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, professora adjunta do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba e possui mestrado em Música (Práticas Interpretativas – Piano), bacharelado em Música (Habilitações: Violoncelo e Piano), ambos pela UFPB. A pianista foi integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba de 1984 a 2006. Atualmente desenvolve atividade como professora e pesquisadora e é vice-líder do GPP – Grupo de Pesquisa Pianística: práticas interpretativas, práticas pedagógicas e história.

É ainda coordenadora do Laboratório de Pianos da UFPB (PianoLab) e, no âmbito camerístico, integra o grupo DUAS junto com a violoncelista Teresa Cristina Rodrigues, com um repertório voltado para música de câmara brasileira.

Josélia Vieira é sobrinha-neta de José Siqueira e desenvolve trabalho de pesquisa sobre a vida e a obra do compositor paraibano. Em 2010 lançou o CD “José Siqueira Música de Câmera”, fruto de suas pesquisas, e em 2019-2020, colaborou com a pesquisa musical e produção local para o documentário “Toada para José Siqueira”.

Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB. Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros.

O mediador – Jãmarrí Nogueira é graduado em Jornalismo pela UFPB e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela FIP. Trabalha como jornalista profissional há quase 30 anos, tempo em que atuou como repórter no jornal O Norte e como repórter, colunista e editor setorial nos jornais Moçada Que Agita, Correio da Paraíba e A União. Também foi colunista do Jornal da Paraíba. Como profissional de rádio, foi redator da Cabo Branco FM, apresentador na Cidade Verde AM e apresentador também na Tabajara FM.
 

Atuou nos portais Tambaú 247 (hoje T5) e no MaisPB. Foi professor da graduação em Jornalismo na Fundação Francisco Mascarenhas. Atuou como repórter freelancer para os jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Atualmente, é chefe da assessoria de imprensa da Funesc, sendo ainda colunista de cinema da CBN em João Pessoa e colunista de cultura do Portal T5.

O “Painel Funesc” estreou no dia 14 de julho de 2020, promovendo encontros virtuais semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana. Os encontros acontecem sempre às terças-feiras.

SERVIÇO:

Painel Funesc

Terça-feira, 08/06/2021, às 19h

Tema: “Vida e obra de José Siqueira: o legado do maestro paraibano que mostrou ao mundo a diversidade da música brasileira”

Convidados: Rodrigo T. Marques (cineasta) Eduardo Consonni (cineasta), Josélia Vieira (pianista) e maestro Luiz Carlos Durier (regente titular da OSPB)

Mediação: Jãmarri Nogueira (jornalista Funesc)

Transmissão: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO14 horas ago

João Azevêdo apresenta balanço das ações de governo em 2024 e reforça compromisso com o desenvolvimento da Paraíba

ENTRETENIMENTO15 horas ago

Festival Forró Verão lota Busto de Tamandaré e faz o público dançar

ESTADO15 horas ago

Imprensa nacional ressalta que projeção do PIB da Paraíba e do Nordeste puxam para cima o Brasil

Esporte15 horas ago

“Desperta Verão” oferece ginástica aeróbica e avaliação nutricional para a população

CIDADE17 horas ago

Os amigos de Barrinha: uma confraternização que celebra a amizade e a união

CIDADE22 horas ago

Semob-JP alerta proprietários de veículos escolares para início das vistorias

Judiciário22 horas ago

Saiba quais devem ser os julgamentos relevantes no STF em 2025

Nacional23 horas ago

Gleisi Defende IBGE e Responde a Crítica de Bolsonaro Sobre Desemprego: A Realidade Não Mente

Nacional23 horas ago

Nepotismo, auxílio e silêncio: o jogo sujo das famílias no poder

Nacional1 dia ago

Do sonho à realidade: dois anos de Lula e o balanço de uma gestão que tropeça em promessas

Judiciário1 dia ago

A questão constitucional e a função do Supremo Tribunal Federal no constitucionalismo contemporâneo

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Crise e confiança no agro

Judiciário1 dia ago

Lei Maria da Penha: aprimoramento necessário

Internacional1 dia ago

Scholz critica comentários “erráticos” de Musk e apoio à AfD

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Meninas, vocês precisam experimentar essa grande tradição irlandesa na Epifania

Internacional1 dia ago

Agências no sudeste da Ásia usam inteligência artificial para proteger mulheres e meninas

Internacional1 dia ago

Chanceler da Áustria renuncia por falta de apoio parlamentar

Internacional1 dia ago

Em Gaza, 945 mil deslocados precisam de assistência para se abrigar no inverno

Internacional1 dia ago

Desinformação ameaça atirar a Síria de volta à guerra civil

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Bombom Lollo Caseiro

Educação & Cultura1 dia ago

Júlio Verne, o escritor que inspirou a exploração espacial

Judiciário1 dia ago

Habitação de interesse social e de mercado popular e o limbo jurídico do comprador (des)avisado

Judiciário1 dia ago

Dino suspende repasses de emendas a ONGs que não cumpriram critérios de transparência

Nacional1 dia ago

LDO é sancionada com veto a trecho que impediria bloqueio de emendas

Nacional1 dia ago

Reforma tributária: segunda parte da regulamentação será votada em 2025

Saúde1 dia ago

Estudar neurociência em cobaias não revela complexidades do cérebro humano

Saúde1 dia ago

Por que algumas pessoas parecem imunes a contrair a covid-19?

Saúde1 dia ago

Diversidade biológica não é resultado apenas dos genes

Saúde1 dia ago

Secretaria Municipal de Saúde alerta para os cuidados na estação mais quente do ano

Segurança Pública1 dia ago

Central de Videomonitoramento reforça segurança nas unidades de saúde

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE7 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional1 semana ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde1 semana ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional1 semana ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura1 semana ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional2 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional2 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA2 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional4 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura1 mês ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional1 mês ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO1 mês ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 mês ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 mês ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br