Educação & Cultura
Secretaria de Educação inicia Programa Ouse Criar 2021
A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) divulgou em evento remoto transmitido pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube, o edital da primeira fase do Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo ‘Ouse Criar’, edição 2021. O objetivo é selecionar estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Rede Pública Estadual, para formar equipes e participarem por meio da segunda maratona (hackathon) virtual. A primeira fase do programa será dividida em três etapas: Escola, Regional e Estadual.
Desenvolvido pela SEECT por meio da Secretaria Executiva da Ciência e Tecnologia e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), o Programa Ouse Criar visa estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores e conduzir os estudantes à atividade de empreendedorismo atrelada à responsabilidade social e sustentável.
A live contou com a participação do secretário da SEECT, Claudio Furtado; do secretário executivo da Ciência e Tecnologia (SEC&T), Rubens Freire, da gerente operacional de Estudo, Projetos e Programas da SEC&T, Edna Sabino, e da pedagoga Wanessa Moreira.
O programa é aplicado em etapas, iniciando nas escolas, com a formação de equipes que terão o desafio de analisar os problemas sociais locais à luz de eixos temáticos propostos no edital do programa e propor soluções. Em seguida, haverá uma seleção interna com três avaliadores para selecionar as 10 equipes que irão representar a gerência na etapa estadual. Essas equipes (num total de 490 estudantes) passarão pelas trilhas Ouse Criar de forma a se prepararem para avançar à próxima etapa, a Maratona Ouse Criar, (a hackathon), da qual serão selecionados 20 projetos que serão encaminhados à etapa final. As trilhas terão início em setembro e serão realizadas em datas diferentes em cada Gerência, durante dois dias.
A etapa ‘Escola’ teve início no dia 02 e vai até o dia 22 junho para as formações das equipes. Será uma equipe por escola, formada por três a cinco estudantes e um professor mentor. De acordo com Edna Sabino, espera-se que cerca de 700 estudantes sejam envolvidos nas atividades, além de professores mentores e orientadores.
Todos os times devem expor seus argumentos e ideias para a participação, de acordo com os eixos direcionados para suas GREs, conforme Tabela publicada no Edital Nº 05/2021 – SEECT/Fapesq-PB.
Os eixos propostos no edital são: Soluções governamentais; Inovação e desenvolvimento regional; Tecnologias sociais; Tecnologias educacionais. Enquanto a edição de 2021 inicia, a de 2020 avança. Ao todo, 69 projetos chegaram à etapa da Maratona Ouse Criar, com cerca de 300 estudantes envolvidos e os 20 projetos selecionados estão em pleno desenvolvimento.
O secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, lembrou que “quando se falava em sonho ou em projeto de vida dos estudantes, era comum ver que a trajetória desse sonho passava pela universidade. Mas para isso o estudante precisa concluir o Ensino Médio. É como se o sonho precisasse ficar aguardando o tempo para ser realizado. Com o Programa Ouse Criar, o sonho daqueles estudantes que têm uma mente atenta para as necessidades sociais e do bem-estar comum e criativa para buscar soluções para suprir essas necessidades, resolver situações. Esse sonho é realizado no tempo em que o adolescente, o jovem, está propício a isso. O programa traz amadurecimento ao jovem através do empreendedorismo, dentro daquele conceito de que empreender é uma jornada até a conquista desse sonho”.
O secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire, destacou na live que o Ouse Criar poderá vir a ser um paradigma, um modelo para o Brasil em Educação. “O Ouse Criar visa transformar a vida do estudante secundário na construção de uma nova cidadania onde valores éticos e morais sejam extremamente fortes e que reconheça a alteridade, reconheça o outro, as diferenças”.