Politíca
Tovar busca apoio da Sudene para fortalecer a colheita mecanizada da palma forrageira na Paraíba
Dentro da agenda do desenvolvimento regional, o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) buscou durante uma reunião com o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, apoio para fortalecer a colheita mecanizada da palma forrageira na Paraíba. O parlamentar, acompanhado pelo ex-deputado Francisco de Assis Quintans; pelo consultor agrícola, Alberto Suassuna e pelo empresário Fabiano da Laboremos, solicitou o apoio do órgão para a fabricação de uma máquina de colheita da palma ligada diretamente a tratores.
“Fomos solicitar o apoio da Sudene para que essa máquina possa ser fabricada por uma empresa paraibana, garantindo assim o desenvolvimento econômico e regional. Esse maquinário vai garantir um maior aproveitamento da palma que é uma das principais culturas do semiárido paraibano. Nosso objetivo é garantir que essa cultura seja fortalecida na Paraíba e para isso, buscaremos todas as parcerias possíveis”, destacou Tovar.
De acordo com o deputado, o superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, apresentou algumas medidas que podem ser adotadas para garantir a fabricação da máquina de colheita da palma na Paraíba por meio da empresa Laboremos. “É um momento importante em que conseguimos dar mais um passo no caminho do desenvolvimento regional”, disse Tovar.
Para o consultor agrícola, Alberto Suassuna, o empenho do deputado Tovar foi fundamental para que a Sudene garanta apoio ao projeto para fabricação da máquina de colheita. “Saí da reunião muito animado porque vi uma vontade política de levar esse projeto para frente, garantindo assim que a cadeia produtiva possa se ajustar a nova realidade, uma vez que a palma é a maior aliada do povo nordestino em períodos longos de estiagem”, afirmou.
Palma – É uma cactácea utilizada para múltiplos usos, dentre eles, como planta forrageira, fruta, verdura para o consumo humano, cercas vivas, controle de erosão, conservação dos solos, paisagismos, produção de corantes, entre outros, sendo o uso como forragem o mais importante no Brasil.