CIDADE
Programa avança com assinatura de contratos de unidades habitacionais do Complexo Beira Rio
A Prefeitura avançou na execução do programa João Pessoa Sustentável com a assinatura dos contratos para a elaboração e implantação do Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC), dos Escritórios Locais de Gestão Compartilhada (Elos) e dos Projetos de construção dos habitacionais do Complexo Beira Rio. A iniciativa da gestão municipal objetiva levar qualidade de vida para cerca de 2 mil famílias que moram nas oito comunidades às margens do Rio Jaguaribe.
O PDC é focado no reassentamento e na relocação de famílias em situação de risco e se baseia nos pilares da sustentabilidade ambiental, inclusão de gênero, geração de trabalho e renda e, consequentemente, no combate à desigualdade. É esse Plano que prevê a instalação dos Elos nas comunidades.
Serão quatro escritórios com equipe multidisciplinar, apoio e acompanhamento das atividades sociais de comunicação e gestão participativa com estratégias de desenvolvimento local que envolvem ações de empreendedorismo, associativismo e cooperativismo, capacitação, qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho, respeitando, sempre, as vocações do território.
Quanto às unidades habitacionais, 565 no total, serão construídas em três terrenos já desapropriados pela Prefeitura de João Pessoa e próximos às comunidades. Com esses contratos, no valor de R$ 13.768.916,67, João Pessoa avança na gestão e no desenvolvimento sustentável. É o primeiro passo para a emissão das ordens de serviço.
João Pessoa Sustentável – É um programa da Prefeitura de João Pessoa que trabalha com dois eixos: desenvolvimento urbano e fortalecimento das gestões tributárias e administrativas. É orçado em 200 milhões de dólares, o equivalente a R$ 1.014.020.000,00, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).