Educação & Cultura
Secretaria de Educação realiza seminário sobre Educação Ambiental
A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) irá realizar nesta terça-feira (15), das 8h30 às 12h30, o ‘Seminário de Educação Ambiental – conceitos, experiências e práticas’. O evento, que será transmitido pelo canal da Prefeitura de João Pessoa, no YouTube, será aberto ao público e tem o objetivo é discutir e ampliar as atividades de Educação Ambiental na escola.
A abertura será feita pela secretária da Sedec, América Castro, e pelo secretário do Meio Ambiente (Semam), Welison Araújo Silveira. Durante todo o dia serão debatidos cinco temas e o primeiro será “Existe uma educação ambiental para chamar de sua? Trilhas conceituais, diversidades e convergências”. A palestra será comandada pela professora doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar Feitosa.
A segunda palestra será feita pela bióloga marinha e diretora do ‘Aquário Paraíba’, Karina Massei. Ela irá falar sobre os ‘Princípios essenciais e conceitos fundamentais da Literacia Oceânica’, que trata da compreensão da influência do Oceano nas pessoas e da influência das pessoas no Oceano.
O terceiro tema será ‘Educação e saúde ambiental: a escola se reconhece comunidade’. O assunto será apresentado pelo professor doutor da Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, Anderson Emmanuel Gomes.
Em seguida será a vez da especialista em gestão e perícia ambiental da Semam, Maria Neide Moura Martins de Andrade. O tema dela será ‘Os zoológicos como recurso didático para prática de educação ambiental: experiências no Parque Zoobotânico Arruda Câmara’.
O encerrando será feito pela professora mestra Maria Auxiliadora Clemente Dantas Reis, coordenadora de Educação Ambiental da Sedec. O tema abordado vai ser ‘Educação Ambiental nas escolas e Centros de Referência de Educação Infantil: vivências e experiências’.
“Esse seminário conta com a parceria do ‘O Boticário’ através do ‘Projeto Arte, Cultura e Sustentabilidade’. O projeto tem uma perspectiva interdisciplinar, porque reúne tudo isso. São15 municípios no Brasil contemplados e João Pessoa é um deles. Cada cidade recebe um cubo sustentável que é uma estrutura de 30 metros quadrados aonde acontecerão a integração da comunidade escolar, formação, subsídios para desenvolvimento de soluções na perspectiva da sustentabilidade a partir da tecnologia e da cultura. A escola indica o local aonde vai implementado esse cubo. Nós estamos na fase da adesão e de ajuste do termo de parceria”,explicou a diretora de Programas Especiais da Sedec, Alcilene da Costa Andrade.