Nacional
Planalto sofre apagão e fica por mais de 20 minutos com catracas abertas
ongresso e STF continuaram iluminados; Neoenergia chegou no local quando eletricidade tinha voltado
O Palácio do Planalto sofreu um apagão pontual na noite desta 2ª feira, as luzes do edifício se apagaram por volta das 21h40 e não voltaram até pelo menos às 22h. No período, as catracas que barram a entrada de jornalistas e visitantes ficaram completamente abertas.
O presidente Jair Bolsonaro já havia saído do edifício. A queda da eletricidade naquele momento pode não ter trazido consequências para os trabalhos em curso. Mas, com os equipamentos de segurança desligados, certamente expuseram o Planalto, ainda que por curto período de tempo.
Um funcionário do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) disse que “isso sempre acontece”. Os jornalistas credenciados, acostumados a permanecer até tarde no prédio da Presidência, não haviam testemunhado algo parecido. O mesmo servidor afirmou que um apagão havia ocorrido há dois meses.
O apagão não atingiu os prédios dos poderes Legislativo e Judiciário -apenas do Executivo, que atualmente enfrenta o desafio de evitar que a crise hídrica no Sudeste e parte do Centro-Oeste se converta em crise energética, como a de 2001. O Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) continuavam iluminados.
A Neoenergia Distribuição Brasília informou, por meio de nota, ter enviado uma equipe de plantão para verificar os relatos de falta de energia, que chegou no Palácio às 22h40. “[A equipe] constatou que a unidade consumidora estava com o fornecimento de energia normalizado”.